AO VIVO - Chuva de Meteoros Geminidas 2023

Geminidas 2022

Está chegando a última e a maior chuva de meteoros do ano - não perca o pico da chuva de meteoros Gemínidas 2023!

A chuva de meteoros Gemínidas, ou Geminídeas, acontece todos os anos entre os dias 09 e 19 de dezembro, quando a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo objeto 3200 Faetonte. Mas é na madrugada de 13 pra 14 de dezembro que acontece seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.


Segundo especialistas, a taxa de meteoros da chuva Geminidas para o ano de 2023 é estimada em 150 meteoros por hora durante seu pico.


Diferente de algumas chuvas que produzem meteoros tímidos e difíceis de serem avistados, a chuva de meteoros Geminidas costuma não decepcionar - seus meteoros são conhecidos por serem bem traçados. Não é à toa que essa é sempre uma das chuvas de meteoros mais esperadas, todos os anos.

Você não pode perder o pico da chuva de meteoros Geminidas 2023!

Meteoros da chuva Geminidas em 2012, por John Chumack
Meteoros da chuva Geminidas em 2012, por John Chumack.
Créditos: John Chumack / divulgação.


Como observar a chuva de meteoros Gemínidas 2023?

Essa é uma das chuvas de meteoros mais fáceis de serem observadas, sobretudo por conta da quantidade alta de meteoros na noite de pico.

Não são necessários equipamentos astronômicos, como binóculos ou telescópios. Os meteoros cruzam o céu de forma muito rápida, então o melhor é sempre visto a olho nu.


O pico acontece na madrugada entre os dias 13 e 14 de dezembro, mas a noite anterior e posterior também podem surpreender. Vale ressaltar: geralmente, a taxa de meteoros na noite anterior e na noite seguinte ao pico tende a cair em 50%.


Observando a Gemínidas 2023 do quintal de casa

Olhe na direção da constelação de Gêmeos, pois é lá que encontra-se o radiante da chuva Geminidas (região do céu onde os meteoros parecem se originar). Você não precisa olhar diretamente para essa constelação, mas sim para sua direção. Uma dica é: olhe para as 3 Marias (da constelação de Orion) pois ali surgirão vários meteoros.

Nessa época do ano, a constelação de Gêmeos nasce a leste por volta das 21h00 do seu horário local (região leste / nordeste do céu), mas depois da meia-noite ela ganha uma altura maior no céu.

Radiante chuva de meteoros Geminidas 2022
Radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Geminidas.
Créditos: Stellarium         /         Edição: Galeria do Meteorito

O melhor horário para observar a chuva de meteoros Gemínidas 2023 é por volta das 02h00 da madrugada do seu horário local (não importa em qual país ou região esteja). Nesse horário, a constelação de Gêmeos estará alta na direção norte, rumando para os lados do oeste. Mas muito antes disso, já por volta das 22h00 é possível observá-la de forma satisfatória, melhorando sua posição a cada hora que se passa.

Neste ano, em específico, a Lua não irá ofuscar os meteoros. A Lua estará basicamente na fase Nova, apenas 1% iluminada - teremos uma noite incrível com uma quantidade grande de meteoros! 

Os meteoros da chuva Geminidas são bem traçados, intensos e muitas "bolas de fogo" riscam o céu durante a noite de pico. Isso nos mostra que a chuva de meteoros Geminidas não ganhou toda sua fama apenas pela quantidade de meteoros, mas também pela qualidade deles. Quando produz bólidos, eles apresentam cor verde, ou até mesmo amarelo e laranja. 


Os meteoros não são rápidos e nem lentos. Eles riscam o céu numa velocidade de 35 quilômetros por segundo. Sim, isso é 35 vezes mais rápido do que a bala de um rifle, mas em comparação com outras chuvas de meteoros, podemos dizer que seus meteoros riscam trajetórias a uma velocidade mediana para lenta.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Geminidas 2023

Faremos a cobertura completa da chuva de meteoros Geminidas 2023 ao vivo, com imagens em tempo real das nossas câmeras de monitoramento de meteoros.

A live acontece em nosso canal no YouTube, mas também estará disponível logo abaixo.


Para participar do bate-papo ao vivo, clique aqui e seja redirecionado(a) ao Youtube. Aproveite para se inscrever em nosso canal! Ative o sininho das notificações para não perder nenhum vídeo novo.


Geminidas - Uma chuva diferente e muito especial

A esteira de detritos que produz a chuva de meteoros Geminidas foi deixada pelo asteroide 3200 Phaethon (3200 Faetonte).

Geralmente as chuvas de meteoros são produzidas por esteiras de detritos deixadas por objetos menos densos, como cometas, que ao se aproximarem do Sol, "evaporam" parte de seu envoltório congelado que é deixado pelo seu caminho.

Curiosamente, a chuva Geminidas é a única chuva de meteoros confirmada a ser produzida por um asteroide, e não um cometa - isso a torna ainda mais especial.

O objeto Faetonte - o pai da chuva de meteoros Geminidas - é um asteroide de 5,8 km de diâmetro que se aproxima do Sol de uma forma nunca vista em nenhum outro asteroide. Ele chega a meros 21 milhões de km da nossa estrela. Por conta disso, a temperatura em sua superfície chega a cerca de 700ºC - tão alta que faz com que sua crosta seja estilhaçada e parte de seu material seja deixado pelo caminho.

Asteroide Faetonte registrado pelo Observatório do Arecibo.
Asteroide 3200 Faetonte registrado pelo Observatório do Arecibo.
Créditos: Arecibo / NASA / NSF

Chuvas de meteoros costumam ser bem antigas: As Perseidas, por exemplo, já eram observadas desde o ano 36 pelos chineses; documentos antigos mostram que a chuva de meteoros Liridas, por sua vez, já vinha sendo observada desde 687 a.C!

Por outro lado, a chuva de meteoros Geminidas é relativamente nova, já que as primeiras observações documentadas são do ano de 1862. E não deve durar por muito tempo como as outras chuvas...

De acordo com um estudo feito por Joe Rao, a chuva de meteoros Geminidas terá um aumento abrupto de meteoros por volta do ano de 2080, podendo chegar a uma taxa de mais de 200 meteoros por hora durante o pico. Mas infelizmente, a Geminidas não deve sobreviver após o século 23...

Então aí está mais um motivo para passarmos a noite e a madrugada toda observando o pico da chuva de meteoros Geminidas nessa quarta-feira (13 de dezembro).

Desejamos bons céus, e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / John Chumack / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Arecibo / NASA / NSF / divulgação
13/12/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. dui lawyer emporia va
    The live coverage of the 2023 Geminids Meteor Shower was a captivating experience, providing viewers with high-quality video and audio. The commentary was informative and educational, providing interesting facts about the event and its significance in astronomy. The camera work was exceptional, capturing the beauty and intensity of the meteor shower, with close-up shots showcasing the wonder of nature. The live chat feature allowed viewers to interact and ask questions, fostering a sense of community and shared excitement. However, a replay option could have been beneficial for those who missed the live stream or wanted to revisit the event later, ensuring they didn't miss out on this extraordinary event.

    ResponderExcluir