Agência Espacial Europeia confirma queda do satélite ERS-2

Agência Espacial Europeia confirma queda do satélite ERS-2

A queda ocorreu às 17:17 UTC entre o Alasca e o Havaí - dentro da última janela de erro estimada pela ESA

A Agência Espacial Europeia confirmou no fim da tarde de hoje, 21 de fevereiro, que o satélite ERS-2 caiu no Oceano Pacífico entre o Alasca e o Havaí.


Imagens de radar da NOAA detectaram uma anomalia e foi então confirmada a queda no oceano às 17:17 pelo horário internacional (14h17 pelo horário de Brasília).

Lançado em 1995, o satélite ERS-2 de monitoramento terrestre trabalhou por 16 anos enviando informações essenciais para o monitoramento de vegetação, das calotas polares e auxiliando em catástrofes globais. Após 66 manobras realizadas para diminuir a altitude do satélite, em setembro de 2011 o ERS-2 ficou sem combustível, e agora, sua queda foi confirmada.


Apesar de não ter imagens mostrando sua reentrada, o fato dela ter acontecido no meio do oceano longe do continente, é um alívio saber que os destroços não atingiram qualquer local minimamente povoado, ao mesmo tempo que não têm tamanho para causar estragos imediatos para a vida marinha.

Seguimos acompanhando qualquer satélite que venha a ter sua reentrada de forma descontrolada.


Imagens: (capa-HEO) / divulgação
21/02/2024


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário