Satélite de 2 toneladas vai cair de forma descontrolada

Satélite de 2 toneladas vai cair de forma descontrolada

ESA busca entender onde a queda do satélite ERS-2 pode acontecer - ninguém tem controle

A Agência Espacial Europeia informou em uma conferência de imprensa realizada no último dia 13 de fevereiro que o satélite ERS-2 de 2,2 toneladas vai cair de forma descontrolada já nesse mês de fevereiro.


O satélite ERS-2 foi lançado em 1995 a fim de monitorar o planeta Terra. Após 16 anos no espaço, ERS-2 se aposenta, e 66 manobras foram feitas para colocá-lo em uma altitude mais baixa, caso contrário, ele poderia continuar orbitando o nosso planeta por mais 100 ou 200 anos, e com isso, colocar vários satélites que ainda estão em operação em risco.

Porém, após o fim do combustível, não é possível realizar manobras no satélites ERS-2 desde setembro de 2011. Agora, a reentrada descontrolada desse grande satélite está prevista para acontecer no dia 20 de janeiro às 23h34 BRT (02:34 UTC do dia 21 de janeiro). O local de queda ainda não foi informado, afinal, a janela de erro ainda é muito grande de 1 dia e 7 horas.


Conforme os dias vão passando e vamos nos aproximando da queda iminente do satélite ERS-2, a janela de erro será reduzida, e com isso, teremos um vislumbre dos locais onde queda descontrolada pode acontecer.

Um dos locais do globo por onde o satélite ERS-2 passa é justamente sobre o Brasil, portanto, é possível que a queda ocorra em nosso país, mas ainda é cedo para afirmações sobre local de queda.


O que veremos no céu com a queda do satélite ERS-2?

Uma enorme bola de fogo de longa duração é o que poderemos observar. A maior parte do satélite de mais de 2 toneladas irá queimar na atmosfera da Terra durante a reentrada, porém, vários fragmentos irão resistir e atingir o solo. O maior fragmento a resistir a queima e cair na superfície do nosso planeta, segundo a própria ESA, deve ter cerca de 52 kg.

Seguiremos acompanhando a queda do satélite europeu ERS-2. Novas informações podem sair a qualquer momento.



Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
16/02/2024


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. Ja sobrevivemos certamente?🙈

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra-se da reentrada do UARS? Provavelmente será similar.

      Excluir
  2. Oba! Mais sucata para nós.

    ResponderExcluir
  3. Existem basicamente dois tipos de satélites: os que caíram e os que ainda cairão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção:
      Existem três tipos de satélites:
      1) os que caíram
      2) os que estão caindo
      3)os que cairão
      E a contar quantos foguetes, satélites, sondas lunares, etc, têm fritado na atmosfera da Terra,, é de se especular se não estão sendo projetados por algum aplicativo de smartphone.

      Excluir
  4. Você é a besta do apocalipse em pessoa.
    Mude de profissão e ganhe dinheiro de outra forma..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O crentelho resolveu dar uma pausa na vida amargurada que ele leva pra insultar pessoalmente o Richard e comparar o trabalho de um astrônomo com um pastor, que ganha dinheiro se valendo da hingenuidade e do medo das pessoas de uma fábula sobre alminhas e inferno.
      Nem sei se o Richard é ou não uma pessoa religiosa, mas se for, sabe bem respeitar o outro. Coisa que o crentelho que comentou acima não sabe. Se o Richard é a tal besta do apocalypso, o rapaz ou moça acima, é só a besta mesmo. Bom dia a todos.

      Excluir
    2. Tá havendo contradição na matéria!!!! Primeiro diz que em fevereiro esse satélite pode cair na Terra. Depois, mesma matéria diz que Agora, a reentrada descontrolada desse grande satélite está prevista para acontecer no dia 20 de janeiro às 23h34 BRT (02:34 UTC do dia 21 de janeiro). O local de queda ainda não foi informado

      Excluir
  5. Mano, vc acredita num livro mitológico e quem precisa de tratamento é ele? 😂😂😂😂

    ResponderExcluir