Estrondo no Maranhão faz janelas tremerem e assusta população

Asteroide pode ter caido no Brasil - estrondo no Maranhão

O que foi o forte estrondo ouvido por moradores de várias cidades no Maranhão?

No último domingo, 25 de fevereiro de 2024, por volta das 10h41 da manhã pelo horário de Brasília, um forte estrondo no céu assustou moradores de diversas cidades do Maranhão.


O forte barulho fez janelas e paredes tremerem de cidades como Santa Inês, Monção, Igarapé do Meio, Cajari, Vitória do Mearim, Conceição do Lago Açu, dentre outras. O que pode ter sido isso?


Tivemos acesso a novos vídeos que mostram como foi o estrondo no Maranhão ouvido por moradores de diversas cidade no último domingo, 25 de fevereiro. Além disso, temos novas informações sobre o flash registrado pelo satélite GOES. A princípio, parecia se tratar de algo sem explicação - um brilho muito forte foi registrado exatamente em cima do Brasil, cruzando todo o estado do Maranhão no dia e na hora em que o estrondo foi registrado.


Analisando as imagens de satélite que mostravam o brilho passando pelo Maranhão, percebemos algo novo - temos finalmente uma explicação sobre o que era aquele flash estranho pego por satélite!



Mas o que teria causado o estrondo no Maranhão?

A hipótese mais plausível até o momento continua sendo a de um pequeno asteroide explodindo na atmosfera, porém, por conta da luz do dia e da nebulosidade, fica difícil enxergar o brilho, apesar de algumas pessoas relatarem o avistamento de uma bola de fogo.

Ao encontrar com a nossa atmosfera, a rocha espacial é freada abruptamente, produzindo o "boom sônico" e a onda de choque percebida de várias cidades.

Apesar da hipótese do pequeno asteroide colidindo na atmosfera, até o momento não há confirmação sobre a origem do estrondo. O que você acha?


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
28/02/2024


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário