Contagem regressiva para explosão da estrela T CrB - deve acontecer em 2024!

Contagem regressiva para explosão da estrela T CrB - deve acontecer em 2024!

Olhem para o céu em 2024 - uma explosão de estrela 'nova' pode acontecer a qualquer momento!

Um sistema binário de estrelas localizado na constelação da Coroa Boreal, a uma distância de apenas 2,5 mil anos-luz da Terra, está prestes a produzir um espetáculo nos céus - uma explosão de nova!


'Nova' é o nome dado a uma estrela que se torna visível a olho nu de forma repentina. É justamente isso o que vai acontecer nessa região do céu, visível entre fevereiro e setembro na direção norte (o horário varia dependendo da época do ano).

O sistema chamado T CrB conta com 2 estrelas: uma anã branca e uma gigante vermelha. A estrela anã branca, por sua vez, está sugando material de sua companheira maior, criando um disco de acreção. O material que vai caindo na estrela menor pode, hora ou outra, produzir uma reação nuclear fazendo com que a multiplique seu brilho em milhares de vezes.

E essa não é a primeira vez que isso vai acontecer com o sistema T CrB. É o que chamamos de "nova recorrente". Em 2016 uma pequena explosão apenas triplicou seu brilho. O maior ainda está por vir.

Nova-TCrB-Explosão-Estrela-em-2024

De acordo com seu histórico, uma explosão de nova ocorre nesse sistema a cada 80 anos. As últimas grandes foram em 1866 e 1946. Pelos cálculos, portanto, a próxima deveria ocorrer no final de 2025, porém, o professor Bradley Schaefer, da Universidade da Louisiana, notou uma queda drástica de brilho em T CrB - o que anuncia a explosão de nova. A próxima explosão em brilho deve acontecer ainda em 2024, entre fevereiro em setembro. Caso aconteça depois disso, podemos não conseguir observar, já que essa região do céu não estará visível.

De acordo com a NASA, a estrela multiplicará seu brilho em milhares de vezes, tornando-se visível a olho nu por alguns dias. Após isso, ela permanece visível através de binóculos por mais uma semana, aproximadamente.

Até onde se sabe, a nova de T CrB é a única nova recorrente que ganha brilho drástico dessa forma. Além dela, existe apenas uma outra chamada RS Ophiuchi - na constelação de Ophiuchus, porém, essa segunda ganha um brilho muito mais tímido, de acordo com especialistas.

Então não percam a chance de observar uma explosão de uma estrela nova no céu - e cruzem os dedos para que realmente aconteça até setembro de 2024 - ou então, depois de fevereiro de 2025...



Imagens: (capa-ilustração) / STELLARIUM / NASA / divulgação
22/03/2024


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Cryptocurrency Level MLM Software Providers India at 2024

    We develop software for cryptocurrency matrix MLM plan. Members which are organized in a particular width and depth are compensated when they achieve a set level.


    https://www.cryptomlmsoftware.in/crypto-matrix-mlm.php

    ResponderExcluir