Nomeação de exoplanetas: UAI abrirá votação, e você poderá participar

Que tal ajudar a escolher o nome de um planeta distante?


Você quer ajudar a nomear um planeta alienígena? A partir do próximo ano, os fãs da Astronomia ao redor do mundo terão a chance de votar em seus nomes favoritos para planetas fora do nosso Sistema Solar.

Em primeiro lugar, a União Astronômica Internacional (UAI) que é encarregada de nomear corpos celestes, abrirá seu processo de nomeação de exoplanetas em 2015 na forma de votação pública. Representantes da UAI anunciaram o novo projeto de nomeação de exoplanetas, chamado NameExoWorlds ontem, no dia 9 de julho.




A UAI optou por uma lista de 305 exoplanetas descobertos antes de 31 de dezembro de 2008 como ponto de partida para a votação.

"Esses exoplanetas pertencem a 260 sistemas exoplanetários, que compreendem de 1 a 5 membros, além da estrelas hospedeiras. A lista será publicada no site NameExoWorlds.org, segundo representantes da UAI.

Em setembro serão abertas inscrições aos clubes de astronomia e entidades sem fins lucrativos que desejam nomear os planetas extrasolares, de acordo com a UAI. Os membros dos clubes e de outros grupos irão votar nos 20 ou 30 sistemas exoplanetários que eles querem nomear em outubro, e já em dezembro, os grupos irão apresentar as suas propostas de nomes. A UAI irá supervisionar as propostas e, em seguida, abrir a votação para o público em março de 2015.

"As pessoas têm nomeado objetos celestes há milênios, muito antes da existência de qualquer sistema científico de nomes", disseram representantes da UAI. "Ainda hoje, quase todas as civilizações e cultura usam nomes comuns para descrever as estrelas e os planetas visíveis a olho nu, bem como a sua distribuição aparente no céu, constelações, astros, padrões de estrelas, etc."

Após a votação, a UAI deverá validar os votos em julho de 2015, e seus funcionários planejam anunciar os resultados em agosto de 2015.

A UAI criou algumas regras básicas para as organizações que planejam apresentar nomes para a competição antes da votação do público. Segundo a UAI, as regras são as seguintes:

  • Os nomes devem ter 16 caracteres ou menos, de preferência uma palavra, (não-ofensiva), pronunciável e não muito semelhantes aos nomes já atribuídos a outros corpos celestes;
  • Os grupos não podem propor nomes de animais de companhia, principalmente nomes comerciais ou nomes de pessoas vivas. Além disso, os grupos não podem propor nomes de pessoas, eventos ou lugares conhecidos, principalmente para atividades políticas, militares e religiosas;
  • Os nomes não podem ser protegidos por marca comercial ou protegidos pela lei de propriedade intelectual;
  • Os nomes vencedores não irão substituir a denominação científica (o nome científico da estrela seguido de uma letra, por exemplo: Kepler-22b). No entanto, a UAI vai reconhecer o nome como um nome usado publicamente e legítimo;

Os cientistas descobriram mais de 1.700 exoplanetas, segundo alguns catálogos. O primeiro exoplaneta foi encontrado em 1992.

A UAI (União Astronômica Internacional) fez uma parceria com a Zooniverse, uma organização focada em ciência pública, para fazer com que o concurso NameExoWorlds se tornasse realidade. Para saber mais sobre a nomeação de exoplanetas e sobre a UAI visite: http://www.iau.org/public/themes/naming_exoplanets/

Fonte: Space / UAI
Imagem: UAI / M. Kornmesser / N. Risinger / Skysurvey
10/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário