Qual é a verdadeira origem da água na Terra?

de onde veio a água da Terra?
De onde veio toda a água dos nossos oceanos?


A origem da água na superfície da Terra, bem como o fato do nosso planeta ser o que possui mais água dentre todos os planetas rochosos do Sistema Solar, são dois mistérios de longa data. A algum tempo atrás, acreditava-se que o nosso planeta havia se formado sem líquidos, a cerca de 4,6 bilhões de anos atrás. Segundo essa teoria, a água foi trazida para o nosso mundo graças aos cometas, protoplanetas (planetas em formação), objetos-trans-netunianos e outros corpos dos confins do Sistema Solar, além de uma ajudinha do Sol.

os cometas trouxeram a água pra Terra
Ilustração mostra como seria a visão dos cometas colidindo com
a Terra primordial e trazendo água para o nosso planeta.
Créditos: Don Dixon

No entanto, uma pesquisa mais recente, realizada pelo Instituto de Oceanografia Woods Hole, em Massachussets, os oceanos existem em nosso planeta a cerca de 4,6 bilhões de anos, quando todos os planetas do Sistema Solar interior estavam se formando. Essa conclusão foi alcançada ao verificar que meteoritos carbonáceos (os mais antigos do Sistema Solar) tinham a mesma química que alguns corpos antigos, como o asteróide Vesta, o que inclui a presença de água em sua composição.

Estes meteoritos são datados da mesma época em que a água poderia ter se formado na Terra (cerca de 11 milhões de anos após a formação do Sistema Solar). Em suma, tudo indica que os meteoritos depositaram água nos primeiros dias da Terra.




Apesar de não ter sido descartada a possibilidade de que água também tenha vindo de cometas, estes resultados mostram que assim como a água, a vida na Terra pode ser ainda mais antiga do que acreditamos.

Outro fator que também deve ser considerado são os ventos solares. Há pouco tempo, foi anunciada a descoberta de que os ventos solares também são capazes de produzir água, porém, ainda não se sabe qual volume de água da Terra tem origem nos ventos solares. O que se sabe é que o fluxo contínuo de partículas carregadas do Sol, o vento solar, pode ser responsável por grande parte da água do nosso planeta [descoberta mostra que o Sol cria água através de seus ventos solares].

E pra quem gostou da imagem de capa da nossa matéria, aí vai uma versão com tamanho grande pra papel de parede. Basta clicar na imagem para abrir no tamanho grande e salvar.

papel de parede astronomia
Ilustração artística. Clique na imagem para ampliar

Se você deseja ter mais informações sobre esse belo planeta, a Terra, visite o site do Observatório da Terra , e descubra os encantos do planeta mais incrível do Sistema Solar (e olha que a nossa opinião não é tendenciosa)....



Fonte: UniverseToday
Imagens: (capa-ilustração/Imgur) / Don Dixon / Edição: Galeria do Meteorito
02/04/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Para mim a agua na terra veio mesmo da lua.
    Idêntica à lua gelada de Júpiter a nossa lua quando colidiu com a terra e pela acção da gravidade deixou cá a agua.
    Ainda hoje a acção da gravidade na água se faz sentir!!

    ResponderExcluir