NASA registra o lado oculto da Lua iluminado pelo Sol em um incrível time-lapse

O lado Oculto da Lua - time lapse
O lado oculto da Lua era um mistério até o ano de 1959...



Câmeras do satélite Observatório do Espaço Profundo e Clima Espacial (DSCOVR), da NASA, capturaram uma vista única e nada comum: trata-se da Lua quando estava em sua fase Nova, movendo-se na frente do lado iluminado da Terra, portanto vemos o famoso "lado escuro da Lua" ou "lado oculto da Lua", que é a parte da Lua que nunca pode ser vista da Terra.




As imagens foram capturadas pela câmera Policromática de Imageamento Terrestre (EPIC), uma câmera CCD de quatro megapixels acoplada a um telescópio, a 1.6 milhão de km da Terra. O satélite DSCOVR localiza-se entre o Sol e a Terra, onde ele faz sua missão de monitoramento do vento solar em tempo real para a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA).


Essas imagens foram feitas no dia 16 de julho de 2015, mostrando a Lua movendo-se sobre o Oceano Pacífico perto da América do Norte. O Pólo Norte encontra-se no canto superior esquerdo da imagem, o que reflete a inclinação orbital da Terra do ponto de vista da espaçonave.




A câmera EPIC mantém sua visão constante no lado da Terra que está sempre iluminado pelo Sol, proporcionando observações científicas de ozônio, vegetação, de aerossóis e das nuvens na atmosfera. Cerca de duas vezes por ano, a câmera tem o privilégio de capturar a Lua transitando na frente da Terra, conforme sua órbita coincide com o plano orbital da Lua.

Uma pequena fatia muito fina a direita da Lua não está iluminada pelo Sol. A câmera EPIC registra imagens em diferentes níveis de luz, como infravermelho, ultravioleta e cores monocromáticas. Para criar esse vídeo em cores naturais, foram combinadas as imagens feitas nas cores vermelho, verde e azul.


O lado oculto da Lua

O lado oculto da Lua era um mistério até o ano de 1959, quando a nave espacial soviética Luna 3 enviou as primeiras imagens dessa região que até a época era desconhecida. Desde então, várias missões da NASA registraram imagens do lado oculto da Lua com detalhes incríveis.

o lado escuro da Lua - foto da NASA
Imagem feita pela câmera EPIC do satélite DSCOVER em julho de 2015 mostra o lado oculto da Lua
iluminado pelo Sol durante seu trânsito na frente do planeta Terra.
Créditos: NASA / NOAA

O lado escuro da Lua não significa que ele é de fato escuro. O mais correto seria chamá-lo de "lado oculto". Isso acontece por que a Lua está sempre com o mesmo lado virado para a Terra, pois seu período orbital é o mesmo que a sua rotação em torno do seu eixo.




O lado oculto da Lua não possui as grandes planícies basálticas, e é bem diferente do lado da Lua voltado para a Terra. As maiores características do lado oculto são o Mare Moscoviense no canto superior esquerdo e a Cratera Tsiolkovskiy, no canto inferior esquerdo.

"É surpreendente como a Terra é muito mais brilhante do que a Lua", disse Adam Szabo, cientista do projeto DSCOVR, da NASA. "Nosso planeta é um objeto verdadeiramente brilhante no espaço escuro em comparação com a superfície lunar."



Fonte: NASA
Imagens: (capa-DSCOVR) / NASA / NOAA
07/08/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. E o que é aquele pontinho azul que aparece no lado da Terra na fotografia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente deve ser a estrela cruzeiro do sul,ou alguma outra estrela

      Excluir
    2. não é Vênus já que ele possui uma orbita mais próxima ao sol ele está do outro lado da imagem, esse ponto azul é uma estrela dependendo do monitor (contraste) é possível ver varias estrelas na imagem dando zoom como aqui eu vejo perfeitamente

      é possível com ajustes de de brilho (aumentar) e contraste (diminuir) ver estas estrelas se não conseguirem tentem editar a imagem fazendo esses ajustes

      Excluir
    3. - Deve ser algum Decepticom esperando alguma ordem, só o tempo dirá !!!

      Excluir
    4. Essa imagem está super manipulada a lua está muito próxima a terra !!!1

      Excluir
  2. Se ven unas manchas oscuras en la Luna, que seran?

    ResponderExcluir
  3. imagem computadorizada toda nasa sabem q atraz da lua existe uma cidade la axai mesmo q essa imagem e real e nao manipulada por conputacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque esta imagem parece ser um desenho animado enão uma filmagem comun? Filmagens são sempre toscas e embassadas.

      Excluir
    2. Santa ingenuidade é achar que podem nos enganar com essa produção tosca! Nem se incomodam de trabalhar melhor suas "artes": (1) na Terra nuvens que não se alteram durante o suposto período em que as imagens foram "coletadas" que, segundo outra fonte, foi entre as 11:50 e as 16:45 GMT, no dia 16 de julho; (2) nessas quase 5 horas a lua circula junto com a rotação da Terra, ou seja, parou num mesmo ponto para um observador da Terra; (3) isso faz com que ela tenha avançado 2 fases de lua em apenas 5 horas; (4) o termo lado escuro foi criado para designar o o lado não visível, não quer dizer que seja de fato negro. Quanta maldade com essas pessoas que ainda acreditam nas historinhas da nasa!

      Excluir
  4. As nuvens estão paradas tudo isso pra não mostrar que a terra é plana ?

    ResponderExcluir
  5. Poderiam ter tentado sido um pouco melhor n.a. animacao.muito falso.

    ResponderExcluir
  6. Poderiam ter tentado sido um pouco melhor n.a. animacao.muito falso.

    ResponderExcluir
  7. Literalmente o Dark Side of The Moon. Pink Floyd me faz querer viajar até Júpiter e lá descobrir uma sala branca com um velho deitado em uma cama e na frente dele há um monolito, uma peça que deveria ser jogada na Terra pra ver se a humanidade evolui. (Para quem ficou boiando, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=eOKBGP1Ej6Y)

    ResponderExcluir