Conferência do ESO causa expectativa sobre descoberta em Proxima Centauri

conferência do eso - descoberta de exoplaneta orbitando proxima centauri
Apesar do tema não ter sido divulgado, todos acreditam já saber qual será o assunto principal...


Já faz muito tempo que cientistas e astrônomos se tornaram verdadeiros "caçadores de exoplanetas", com a esperança de encontrar um mundo que seja ao menos parecido com a Terra. Milhares de planetas extrassolares já foram detectados, sendo que alguns estão orbitando estrelas a 100 anos-luz, ou mais...

No começo desse mês, uma fonte anônima revelou que o Observatório Europeu do Sul (ESO) tinha encontrado um exoplaneta muito promissor, não apenas por se tratar de um corpo rochoso, ou por estar localizado na zona habitável de sua estrela, mas principalmente por ser o mais próximo de todos! [confira aqui mais informações sobre suposto exoplaneta orbitando Proxima Centauri]




A fonte anônima, responsável por essa revelação, também disse que o ESO iria liberar essa notícia oficialmente no fim de agosto. Jornalistas e cientistas entraram em contato com o porta-voz do ESO, Richard Hook, que respondeu apenas que o ESO não estava comentando sobre o assunto. Sua resposta foi suficiente para gerar ainda mais especulações...

por do Sol em um exoplaneta
Ilustração artística de um pôr do Sol visto a partir de um exoplaneta rochoso.
Créditos: ESO / L. Calçada

Finalmente, depois de tantos rumores e revelações extra-oficiais, o ESO decidiu quebrar o silêncio, e fará uma conferência ao vivo nessa quarta-feira, dia 24 de agosto.

Nenhuma menção foi feita com relação ao tema da conferência de imprensa, mas a maioria dos cientistas e jornalistas estão seguros de que o tema a ser abordado será justamente aquele que está na cabeça de todos nós: um planeta do tipo da Terra orbitando a estrela Proxima Centauri.


Planeta orbitando a estrela Proxima Centauri?

Durante anos, o ESO tem estudado a estrela Proxima Centauri através do instrumento HARPS, no Observatório de La Silla. E foi utilizando esse mesmo observatório que os astrônomos relataram a descoberta de um planeta em torno de Alpha Centauri B, em 2012. Na época, esse seria o exoplaneta mais próximo da Terra. mas depois as evidências foram colocadas em xeque.




Baseando-se na técnica conhecida como Radial Velocity, os cientistas tem estudado a estrela para detectar sinais de movimento. Os planetas que orbitam uma estrela exercem uma influência gravitacional, o que faz a estrela se mover sutilmente, como numa pequena órbita em torno de seu próprio centro de massa.

exoplaneta orbitando estrela mãe
Ilustração artística de exoplaneta orbitando a estrela Alpha Centauri b, anunciado em 2012 pelo ESO.
Créditos: ESO

Detectar essas mudanças sutis é muito difícil, principalmente quando se trata de planetas rochosos, que são menores e possuem muto menos massa do que gigantes de gás. Mas como a estrela Proxima Centauri está a apenas 4.2 anos-luz de distância (o que a coloca como a estrela mais próxima da Terra), esse movimento pode ser detectado mais facilmente.

Segundo a fonte anônima, que relatou o caso inicialmente para o jornal alemão Der Spiegel, o exoplaneta estaria orbitando a estrela Próxima Centauri, é rochoso (parecido com a Terra), e o que mais chamou a atenção de todos é que ele estaria localizado na zona habitável da estrela, ou seja, estaria na distância correta que poderia permitir a água se manter no estado líquido em sua superfície. Um ingrediente essencial para a vida como conhecemos!




Agora, como a própria fonte anônima já havia indicado, o ESO está prestes a fazer um anúncio oficial para todo o planeta. A conferência de imprensa deve ocorrer nessa quarta-feira, dia 24 de agosto, na sede do ESO em Munich, na Alemanha. às 12:00 UTC (09:00 pelo horário de Brasília).

Fiquem ligados para mais informações a qualquer momento!

ATUALIZAÇÃO - 14h10

A existência de um planeta orbitando a estrela Proxima Centauri foi confirmada pelos cientistas do ESO. Aguardem mais informações a qualquer momento!









Imagens: (capa-ilustração/Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics/CfA) / ESO / L. Calçada / divulgação
24/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. . Pergunta que não quer calar.!!!!!! Quanto tempo será que demoraria para chegar lá com a tecnologia de hoje????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se para chegar a Plutão, que está apenas a pouco mais de 4h na velocidade da luz, a sonda New Horizons demorou 9 anos e meio pra chegar, imagine quanto levaria para ir até Alpha Centauri!

      Excluir
    2. já estão preparando uma missão que chegaria em 20 a 30 anos em alfa centauri

      http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160412_interestelar_np

      http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/04/stephen-hawking-e-mark-zuckerberg-enviarao-sondas-para-alpha-centauri.html

      Excluir
    3. O físico Stephen Hawking anunciou apoio a um projeto que pretende enviar uma pequena nave espacial – do tamanho de um chip usado em equipamentos eletrônicos – para uma viagem interestelar daqui a uma geração.
      O veículo viajaria trilhões de quilômetros, muito mais distante do que qualquer outra nave.
      Um programa de pesquisa de US$ 100 milhões (cerca de R$ 350 milhões) para o desenvolvimento das "naves estelares" do tamanho de pequenos chips eletrônicos foi lançado pelo milionário Yuri Milner e apoiado pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.
      A viagem interestelar tem sido um sonho para muitos, mas ainda enfrenta barreiras tecnológicas. Entretanto, Hawking disse à BBC News que a fantasia pode ser realizada mais cedo do que se pensa.
      "Para que nossa espécie sobreviva, precisamos finalmente alcançar as estrelas", disse. "Os astrônomos acreditam que haja uma chance razoável de termos um planeta parecido com a Terra orbitando um estrelas no sistema Alfa Centauri. Mas saberemos mais nas próximas duas décadas por intermédio de dados dos nossos telescópios na Terra e no espaço."

      Excluir
  2. . Pergunta que não quer calar.!!!!!! Quanto tempo será que demoraria para chegar lá com a tecnologia de hoje????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A velocidade de lançamento mais rápido alcançado pela humanidade foi a da nave espacial robótica New Horizons, que foi lançado em 56.000 km por hora em sua missão para o planeta anão Plutão. O objeto mais rápido feito pelo homem é atualmente a sonda solar Helios 2, viajando em 251.360 km por hora. Esta velocidade foi conseguido através de assistência gravitacional do Sol Se a sonda Solar Helios 2 fosse enviada diretamente para Proxima Centauri, deveria alcançar a estrela em cerca de 18.000 anos. copiado de wiredcosmos.com

      Excluir
  3. Pois é.... E AGORA QUE NOS FAZ FALTA O JAMES WEBB LÁ EM CIMA com seu espelhinho de 6m de diâmetro. Interessante outra pergunta: O HUBBLE será usado? O maior espelho terrestre será usado? Revisem estes cálculos para que a tristeza não caia sobre nós, tal como aconteceu com ALPHA CENTAURI B!!! Vamos precisar de sorte...

    ResponderExcluir