Nave Cassini se despede de Titã, e inicia a última etapa da missão - o Grand Finale!

Cassini faz ultimo sobrevoo em Titã, e começa seu Grand Finale
A épica missão Cassini está chegando ao fim... mas ainda tem muita coisa vindo por aí!

A sonda Cassini nos presentou com inúmeras imagens e descobertas fantásticas sobre Saturno e seu sistema de luas e anéis, dos quais ela vem estudando desde 2004. Um dos satélites naturais de Saturno que mais chamou nossa atenção - até por ter sido um dos mais estudados pela sonda Cassini, foi Titã... mas finalmente, chegou a hora de sua grande despedida.


O último encontro entre a sonda Cassini e a lua Titã aconteceu no último dia 22 de abril, às 03h08 pelo horário de Brasília (06:08 UTC), quando a sonda passou a apenas 979 km da superfície da lua. Aproveitando esse último encontro, Cassini fez medições de radar e imagens da região do polo norte de Titã. Apesar dessa região já ter sido fotografada anteriormente, essa é a primeira vez que imagens de radar foram feitas.

Imagem não processada de Titã feita pela sonda Cassini durante seu último sobrevoo, em 21 de abril de 2017
Imagem não processada de Titã feita pela sonda Cassini durante seu último sobrevoo pela lua de Saturno, em 21 de abril de 2017.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute

Durante as próximas semanas, a equipe de cientistas responsável pela missão deseja iniciar a divulgação das imagens já processadas, que nos fornecerão detalhes dos mares e lagos de metano da região polar norte. Espera-se que essas imagens sejam suficientes para que os cientistas consigam entender melhor a composição de alguns lagos menores, incluindo a chamada "Ilha Mágica".




Agora, Cassini entrará para a etapa final de sua missão - o Grande Finale. Essa última etapa consiste em completar 22 voltas ao redor de Saturno entre os dias 26 de abril e 15 de setembro. Essa manobra possibilitará Cassini chegar em locais onde nenhuma sonda jamais chegou, e observar os anéis de Saturno de uma forma jamais vista, numa proximidade jamais alcançada!


A última aproximação com Titã já fazia parte dessa manobra, pois a sonda usou a gravidade da lua para iniciar sua trajetória mais aproximada com o planeta.




Todos os cientistas envolvidos nessa missão estão super ansiosos com essa fase final. A sonda Cassini passará por uma abertura de apenas 2.400 km dentro dos anéis de Saturno, e depois, será puxada para a atmosfera do planeta, quando finalmente perderá o contato com os controladores aqui na Terra.

E como se isso não bastasse, o Grand Finale permitirá a melhor observação do pólo norte de Saturno já feita até hoje. Os espectrômetros que operam na luz visível e no infravermelho (VIMS e CIRS) serão utilizados para mapear a região, o que resultará no vídeo em infravermelho mais detalhado do pólo norte e dos famosos hexágonos de Saturno.




Até mais Titã! Vamos torcer para que em breve possamos visitá-lo novamente... E agora, todas as atenções estarão voltadas para o Grande Finale de Cassini, que promete ser uma aventura repleta de novas descobertas!

Fiquem ligados(as) para mais informações em breve!






Imagens: (capa-ilustração/NASA/JPL-Caltech) / NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute
26/04/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Um Gran Finale digno de uma missão espacial! Ansioso pelas imagens e pelas descobertas!

    ResponderExcluir
  2. Governo esconde muita coisa da gente isso sim.

    Quem trabalhar na NASA e outras agências especiais sabe de muita coisa, que existe vida fora da terra isso existe o universo é muito grande não somos só nós vida inteligente.

    ResponderExcluir