Tudo sobre a chuva de meteoros Líridas 2017

Liridas 2017
É na segunda quinzena de abril que acontece a chuva de meteoros Líridas! Não perca!

Todos os anos, entre os dias 16 e 25 de abril, acontece a chuva de meteoros Líridas, mas é nos dias 21 e 22 de abril que ocorre seu pico, ou seja, o momento em que a maior quantidade de meteoros poderá ser observada riscando o céu!

A chuva de meteoros Líridas (ou Lirideas) acontece quando a Terra passa pelos rastros de detritos deixados pelo cometa Thatcher C/1861 G1. Sempre, nessa mesma época do ano, o nosso planeta passa justamente na esteira de poeiras desse antigo cometa, atraindo os pequenos fragmentos que penetram em nossa atmosfera, criando as magníficas "estrelas cadentes", como são popularmente conhecidos os meteoros.


Como observar a chuva de meteoros Líridas 2017?

Seja pra observar essa ou qualquer outra chuva de meteoros, a regra é a mesma: buscar um lugar com o mínimo de poluição luminosa possível, longe de luzes que podem atrapalhar a nossa observação.

O radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) da chuva Líridas encontra-se ao lado da constelação de Lira, o que justifica o nome da chuva. Pouco antes do amanhecer, por volta das 04h00 da madrugada, olhe para a direção norte do céu, e encontre a estrela Vega (como mostra a imagem abaixo):

Radiante da chuva de meteoros Líridas
Radiante da chuva de meteoros Líridas. Neste momento, por volta das 04h00 da madrugada,
a Lua já terá nascido e estará à direita, o que pode ofuscar o brilho dos meteoros mais fracos.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Quanto mais ao norte do Brasil você estiver, melhor será sua observação da chuva Líridas. Em São Paulo, ou no Rio de Janeiro, por exemplo, seu radiante se encontra muito próximo do horizonte, o que dificulta um pouco sua observação.


Nenhum equipamento é necessário, já que os meteoros riscam uma grande extensão do céu em questão de instantes. Telescópios ou binóculos irão apenas atrapalhar a observação dos meteoros.




O pico da chuva de meteoros Líridas costuma gerar cerca de 15 meteoros por hora, sendo que esse número pode chegar a 100 meteoros por hora em alguns anos, porém, se você estiver observando essa (ou qualquer outra chuva de meteoros) em uma cidade grande, com bastante poluição luminosa, as condições de observação serão muito ruins, e apenas meteoros muito brilhantes (como os bólidos/bolas de fogo) é que poderão ser vistos.

Chuva de meteoros Liridas registrada pela NASA
Chuva de meteoros Líridas registrada pela NASA.
Créditos: NASA / MSFC / D. Moser

Curiosidade sobre a chuva de meteoros Líridas: na verdade, ela deveria se chamar "Herculidas", e não "Líridas", pois seu radiante fica na constelação de Hércules. Essa chuva foi nomeada e identificada no século 19, quando a UAI (União Astronômica Internacional) ainda não havia adotado "oficialmente" a configuração das constelações, que ocorreu somente em 1922.


Transmissão ao vivo - Líridas 2017

Se o tempo permitir, teremos uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros Líridas 2017, com imagens em tempo real feitas a partir de pontos estratégicos, onde o céu é limpo, escuro, e ideal para a observação de chuvas de meteoros. Câmeras de alta resolução irão registrar o melhor das Líridas 2017, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh. Fiquem ligados!



Um pouco mais sobre a chuva de meteoros Líridas

Uma das razões que faz a chuva de meteoros Líridas ser uma das mais famosas é o fato dela nos surpreender de tempos em tempos, criando grandes "outbursts" - um grande aumento abrupto na quantidade de meteoros. Sempre existe a possibilidade de sua taxa nos surpreender, e a cada 60 anos aproximadamente, ela dá um verdadeiro show, como relatado na Grécia em 1922, no Japão em 1945 e nas Américas em 1982. Em 1803, a chuva Líridas produziu cerca de 700 meteoros por hora, o que também aconteceu em 687 a.C.

Confúcio -  pintor Wu Daozi entre  685-758
Pintura de Confúcio, feita por
Wu Daozi entre 685 e 758.
Créditos: Wikimedia Commons / Wu Daozi
A chuva de meteoro Líridas é uma das mais antigas chuva de meteoros relatadas em documentos antigos, sendo que alguns datam cerca de 2.700 anos atrás.




A China antiga já observava a chuva Líridas em 687 a.C., e a descrevia como algo que "caia como chuva". A data desses documentos antigos coincidem com o Período das Primaveras e Outonos, entre 771 e 476 a.C, que é associado ao renomado pensador chinês Confúcio, conhecido popularmente pelo seu ditado: "Não faças aos outros o que não queres que façam a ti". Será que o grande professor e filósofo Confúcio observou a histórica chuva de meteoros Líridas? Considerano os céus limpos daquela época, provavelmente sim...


O desconhecido cometa Thatcher...

Como foi dito anteriormente, o cometa Thatcher (C/1861 G1) é o responsável pela chuva Líridas, que ocorre sempre nessa mesma época do ano, quando a Terra passa pelos rastros deixados durante sua passagem pelas redondezas. Mas por conta de sua órbita de 415 anos (período que ele leva para completar uma volta ao redor do Sol), não temos nenhuma fotografia desse incrível cometa.




A última vez que ele passou pelo Sistema Solar interior, em 1861, o processo e os equipamentos fotográficos ainda não haviam sido espalhados pelo mundo, e a tecnologia da época era bastante precária se comparada com a atual. Mas não se preocupe, pois na próxima vez que o cometa Thatcher passar por aqui, nós iremos fotografá-lo incansavelmente. A parte chata da história é que a nossa geração não estará mais aqui na Terra, afinal, o cometa Thatcher só passará por aqui novamente em 2276...


Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / NASA / MSFC / D. Moser / Wikimedia Commons / Wu Daozi / divulgação
20/04/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. Eu vi um hoje de manhã quando chegava na escola muito bonito

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Qual o link para assistir on line ao vivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link já está na matéria Santino, aí vai: http://www.galeriadometeorito.com/2017/04/ao-vivo-chuva-de-meteoros-liridas-2017.html

      Excluir
  4. Pois é.. estou no sul do RS, quase na fronteira do Uruguai. Será que dá pra ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porém, como você está no extremo sul do Brasil, sua observação pode ser um pouco prejudicada... mas sim, poderá ver essa chuva de meteoros, principalmente os mais brilhantes!

      Boas observações!

      Excluir
  5. Amanha vai ter mais ?
    Aki no norteste vai da pra ver ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de sábado pra domingo acontece novamente o pico, porém, depois disso, a intensidade vai diminuindo... então aproveite para observar a chuva nesse fim de semana!

      Um grande abraço e boas observações!

      Excluir
    2. Que horario? To em maceio AL quero ver

      Excluir
  6. Moro em Aracaju-SE, vai dar para ver??

    ResponderExcluir
  7. Aqui do pará dá pra ver? E que horas começa?

    ResponderExcluir