AO VIVO: Manhattanhenge diretamente de Nova York (reprise)

Manhatanhenge ao vivo - Nova York
Venha assistir ao vivo, diretamente de Nova York, o famoso fenômeno solar!

Provavelmente você já ouviu falar sobre esse famoso fenômeno que ocorre em Nova York, quando o Sol se alinha perfeitamente com uma das ruas principais da cidade norte-americana. E agora, você poderá acompanhá-lo ao vivo, aqui em nosso site, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh.

O fenômeno está previsto para ocorrer às 20h12 no horário local (21h12 pelo horário de Brasília), durante o pôr do Sol. Lembrando que uma boa observação depende de condições climáticas favoráveis.


Transmissão ao vivo - Manhattanhenge (reprise)

A transmissão ao vivo do fenômeno Manhattanhenge ocorreu com sucesso. Infelizmente, a nebulosidade local atrapalhou a observação. Ainda assim, a reprise está disponível logo abaixo:


A narração foi feita (em inglês) pelo astrônomo Bob Berman e convidados especiais. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.


Fenômenos e Monumentos

O fenômeno Manhattanhenge ocorre duas vezes ao ano, quando o pôr do Sol se alinha perfeitamente com as ruas da cidade de Nova York e pode ser visto entre os gigantescos arranha-céus da cidade que nunca dorme.




As datas de ocorrência do fenômeno variam a cada ano, mas ficam em torno de 28 de maio e 12 de julho.


O termo Manhattanhenge foi popularizado pelo renomado astrofísico Neil deGrasse Tyson, e faz referência ao Stonehenge - monumento milenar localizado no sul da Inglaterra, onde (dentre vários outros fenômenos) o Sol se alinha perfeitamente sobre a pedra principal no dia 21 de junho.

Stonehenge
Monumento Stonehenge, no sul da Inglaterra, durante o solstício de inverno.
Créditos: Simon Wakefield / Wikimedia Commons

O que poucos sabem é que aqui mesmo no Brasil, existe um monumento parecido. O monumento Observatório Astronômico de Calçoene, popularmente conhecido como Stonehenge do Brasil, tem cerca de 30 metros de diâmetro, e é composto por grandes pedras de granito. Ele foi descoberto no interior do Amapá, e foi detalhado em uma matéria especial do site Curto e Curioso. [clique aqui para saber mais]

Várias civilizações antigas são responsáveis pela criação de monumentos parecidos, que de acordo com pesquisadores, eram feitos para marcar datas e até mesmo rituais, colheitas, etc...




Atualmente, esses monumentos e seus eventos não mais são necessários para a contagem de dias ou de temporadas, mas é claro, apreciar sua beleza e o modo que civilizações antigas encontraram para facilitar seu dia-a-dia é mesmo surpreendente!


Imagens: (capa-divulgação) / Simon Wakefield / Wikimedia Commons / divulgação
30/05/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário