Cometa Johnson está se aproximando, e poderá ser visto através de binóculos

cometa johnson
Não perca a oportunidade de observar um cometa do quintal da sua casa!

Descoberto em novembro de 2015 por Jess Johnson, do instituto Catalina Sky Survey, o cometa C/2015 V2 (Cometa Johnson) está chegando agora no Sistema Solar interno em uma órbita hiperbólica.

Por estar nessa "órbita hiperbólica", podemos esperar que o poder gravitacional do Sol provavelmente lance o cometa ao espaço profundo ainda este ano. Portanto, não temos todo o tempo do mundo para contemplar a beleza desse objeto que, dentro de alguns meses, estará bem distante da nossa vizinhança...

O astrônomo amador, Rolando Ligustri conseguiu fotografar o cometa no dia 1° de maio, utilizando um telescópio controlado remotamente no Novo México, EUA:

Cometa C-2015 V2 - Rolando Ligustri
Cometa C/2015 V2 (Cometa Johnson) registrado por Rolando Ligustri, em 1° de maio de 2017.
Créditos: Rolando Ligustri / ITelescope

Essa foto é o resultado de duas imagens com 10 minutos de exposição, feitas a partir de um telescópio de apenas 100 mm de abertura, ou seja, um equipamento pequeno que muitos astrônomos amadores possuem em casa. O que fez a grande diferença para que essa imagem tivesse tanta qualidade, é o fato do telescópio ser motorizado e portanto, acompanhar o movimento do cometa.




Podemos ver as duas caudas do cometa C/2015 V2, sendo que a mais longa é a cauda de íons, feita do gás que está sendo ejetado pelo vento solar. Já a cauda mais curta é feita de poeira e pequenos grãos rochosos, e indica a trajetória do objeto. O núcleo do Cometa Johnson é verde porque contém carbono diatômico (C2), uma substância que brilha com uma tonalidade verde quando exposta no vácuo, ou próximo do vácuo do espaço.


Como observar o cometa C/2015 V2?

No momento, esse cometa não é visível a olho nu, mas conforme ele se aproxima da Terra para um encontro de 0,81 UA no início de junho, ele chegará na 6ª magnitude, o que o tornará um alvo fácil para telescópios pequenos e até mesmo binóculos.

Como encontrar o cometa C-2015 V2 nos céus
Gráfico mostra a posição do cometa C/2015 V2 nos dias 10 e 28 de junho de 2017,
às 20h00 pelo horário de Brasília (23:00 UTC).
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Inicialmente, os observadores do hemisfério norte serão privilegiados nesse começo de maio, enquanto o cometa encontra-se na constelação de Hércules. Mas já no final de maio, e durante o mês de junho, o Cometa Johnson poderá ser visto nos céus do hemisfério sul, onde os observadores serão favorecidos e poderão acompanhar sua jornada em direção ao Sol.




Então não perca essa grande oportunidade, afinal de contas, não é todo dia que temos a chance de observar um cometa do quintal da nossa casa!

Fiquem ligados para mais informações a qualquer momento!






Imagens: (capa-Rolando Ligustri) / Rolando Ligustri / ITelescope / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
03/05/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Este, pelo menos, estará bastante alto no céu... Uma fotografia de longa exposição com uma boa distância focal poderá revelar este cometa nos céus... É a expectativa! Vejamos até lá!

    ResponderExcluir
  2. Este cometa passará a 300 klm da terra.mas não haverá perigo.

    ResponderExcluir
  3. 300 KM? EXISTE UM ERRO SOBRE A DISTÂNCIA OU NÃO?

    ResponderExcluir
  4. Com certeza,houve erro nesse cálculo de distanciamento!Á 3oo k? humanamente impossível!

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe dizer se 3:00hs seria horário de Brasília?🤔

    ResponderExcluir
  6. Diz no texto que ele passará a 0,81 UA(unidade astronomica) da terra. Entao se 1UA = 150 milhoes de km , o cometa estará a 121 milhoes de km aproximadamente.

    ResponderExcluir
  7. Hoje dia 21/06 meu aniversário de casamento vi no céu ás 01:57, horário de Brasília, um cometa muito grande descendo azul claro e verde na ponta, lindo demais, nunca na minha vida vi algo assim, logo que se escondeu atras dos prédios deixou um rastro azul que foi clareando em alguns segundos. Muito Lindo imagino ser o cometa Jhonson, C/2015 V2, por ser o evento astronômico mais proximo.

    ResponderExcluir