Poderemos encontrar vegetação no sistema TRAPPIST-1

vegetação no sistema TRAPPIST-1 - possibilidade
Um dos planetas do sistema TRAPPIST-1 pode ser o lar de uma densa vegetação escura e bem diferente daquela que conhecemos na Terra...

Um novo estudo, liderado por Tommaso Alberti, da Universidade da Calábria, na Itália, está desvendando a possibilidade de haver vegetação no sistema TRAPPIST-1 e como podemos detectá-la.

A equipe analisou qual seria a quantidade de água e de terra que poderia existir em cada planeta do sistema TRAPPIST-1, e deduziu que qualquer vegetação deveria mudar a aparência de cada planeta. A pesquisa foi divulgada na revista The Astrophysical Journal.

TRAPPIST-1 - ilustração
Ilustração artística mostra como poderia ser a aparência de um dos planetas do sistema TRAPPIST-1.
Créditos: NASA / JPL-Caltech


O sistema TRAPPIST-1 ganhou o estrelato no início de 2017, quando foram descobertos sete planetas em órbita ao redor de uma estrela anã vermelha a 40 anos-luz de distância, com a maior quantidade de planetas rochosos encontrados em um sistema. Pelo menos três deles pareciam estar na zona habitável da estrela, onde as condições são propícias para que a água exista na forma líquida na superfície, e talvez, a vida como a conhecemos.



No estudo, os pesquisadores usaram um "modelo de equilíbrio de energia simples climático-vegetativo" para estudar o clima de cada planeta. O planeta TRAPPIST-1d parece ser o planeta mais estável para condições de vida parecidas com a da Terra, pois ele orbita sua estrela a uma distância mais adequada para a existência de água líquida. Isso foi surpreendente, pois anteriormente, os planetas f e g pareciam mais propícios.

Embora não possamos olhar diretamente para os planetas, podemos observar a luz da estrela que passa pela atmosfera deles. No futuro, também poderemos ver a luz refletida em suas superfícies, o que poderia ser vital para descobrir se eles são habitáveis.




Neste último estudo, os pesquisadores disseram que a radiação emitida por cada planeta poderia estar ligada com a vegetação e também com a composição atmosférica, de modo que estudos adicionais poderiam revelar algumas características da superfície.

Uma vez que o efeito de estufa de uma atmosfera possa ser detectado e medido, futuros telescópios poderão confirmar a presença de continentes e de vegetação nos planetas de TRAPPIST-1, assim como em outros mundos, segundo a equipe.

Vegetação em outros planetas
Ilustração artística mostra como poderia ser a vegetação em outros mundos.
Créditos: Caltech / Doug Cummings / divulgação

"Somos capazes de investigar diferentes cenários para o sistema planetário TRAPPIST, desde planetas rochosos até planetas parecidos com a Terra, com condições de efeito estufa similar ou diferente, e definir a vegetação em um estado climático particular", disse Alberti.




E não é a primeira vez que esse assunto vem á tona. Os cientistas já propuseram que o tipo de luz refletida poderia revelar se existe vegetação presente, e qual seria a forma dessa vegetação. Curiosamente, como a estrela do sistema TRAPPIST-1 emite luz principalmente no infravermelho, acredita-se que a vegetação nesses planetas poderia ser mais escura a fim de absorver mais energia.




"Se pousássemos em um desses planetas, não espere ver um oásis ou florestas verdes", disse Lisa Kaltenegger, diretora do Instituto Carl Sagan, em Nova York. "Você realmente veria plantas que basicamente absorvem toda a luz, e que não refletem nada. Portanto, seria uma vegetação muito escura para absorver toda a luz, e qualquer energia."


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / NASA / JPL-Caltech / Doug Cummings / divulgação
17/07/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Matéria de fato interessante, e que mexe com nossa imaginação.

    ResponderExcluir
  2. Bela matéria, será que o telescópio JamesWeb será capaz de fazer essas observações? boa semana a todos do GDM.\o/

    ResponderExcluir