Por quê o eclipse solar percorre de oeste pra leste?

eclipse solar - por que ele vai de oeste para leste?
Tudo no céu parece ir na direção oeste do firmamento, mas os eclipses solares não...


Todos os dias nos deparamos com a mesma rotina: o Sol nasce no leste, percorre todo o firmamento e se põe à oeste. E isso se repete... sempre, há bilhões de anos. Todos nós já estamos acostumados com esse movimento, e isso nos ajuda a fazer a contagem das horas, dias, meses, anos...

Mas em um eclipse solar total, assim como aquele que vai acontecer no dia 21 de agosto, as coisas mudam um pouco - ele vai começar no oeste e irá terminar no leste. Como isso é possível?



Para ver como isso funciona na prática, vejam do espaço o eclipse solar total de 8-9 de março de 2016. O registro foi feito pelo observatório DSCOVR:



É a Terra que gira, e não o céu

Não é à toa que levaram muitos anos para as civilizações entenderem que a Terra tinha o formato de um globo, e que esse "globo" girava. O movimento no céu de todos os objetos celestes (Sol, Lua, estrelas, planetas, etc...) não ocorre devido ao movimento de cada um deles, mas sim por causa da rotação da Terra. Conforme o nosso planeta gira em torno de seu eixo, o céu parece "andar" de leste à oeste.




Após séculos de estudos, as pessoas perceberam que a Terra de fato girava em torno de seu eixo, e que o movimento do Sol, da Lua, e de todo o céu era na verdade um "movimento aparente". Mas isso levou muito tempo, afinal, de acordo com os nossos ancestrais, o nosso planeta era muito grande para se mover por conta própria...


Mas por que os eclipses solares ocorrem de oeste pra leste?

Primeiramente devemos nos lembrar que um eclipse solar ocorre quando a Lua projeta sua sombra na Terra. E falando em Lua, apesar dela também nascer à leste e se pôr à oeste, ela orbita a Terra de oeste para leste.




Para entender de forma mais clara, se pudéssemos voar pra bem longe da Terra, na direção do norte celeste, e olhássemos para trás, iríamos ver a Terra girando em torno do Sol no sentido anti-horário, e a Lua também estaria orbitando a Terra no mesmo sentido.

Movimento - Sol, Terra e Lua

Aqui na Terra isso não é facilmente perceptível porque o nosso planeta precisa realizar cerca de 30 rotações (30 dias) para a Lua realizar uma volta ao redor dela. Mas se você é um observador atento, já percebeu que se olhar para o céu por dias seguidos, sempre no mesmo horário, verá que a Lua estará percorrendo o firmamento de oeste para leste.

Portanto, assim como a Lua, sua sombra responsável pelo eclipse solar também percorre a mesma trajetória de oeste à leste.




Isso nos mostra que todos os eventos astronômicos (desde eclipses solares e lunares até o nascer do Sol) são oportunidades fantásticas de aprender um pouco mais sobre a incrível mecânica do Sistema Solar, que se parece bastante com aqueles relógios cheios de detalhes (mas que nunca falham)...


Imagens: (capa-NASA/NOAA) / NASA / NOAA / divulgação
16/08/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário