Por quê o eclipse solar percorre de oeste pra leste?

eclipse solar - por que ele vai de oeste para leste?
Tudo no céu parece ir na direção oeste do firmamento, mas os eclipses solares não...


Todos os dias nos deparamos com a mesma rotina: o Sol nasce no leste, percorre todo o firmamento e se põe à oeste. E isso se repete... sempre, há bilhões de anos. Todos nós já estamos acostumados com esse movimento, e isso nos ajuda a fazer a contagem das horas, dias, meses, anos...

Mas em um eclipse solar total, as coisas mudam um pouco - ela começa no oeste e termina no leste. Como isso é possível?



Para ver como isso funciona na prática, vejam do espaço o eclipse solar total de 8-9 de março de 2016. O registro foi feito pelo observatório DSCOVR:



É a Terra que gira, e não o céu

Não é à toa que levaram muitos anos para as civilizações entenderem que a Terra tinha o formato de um globo, e que esse "globo" girava. O movimento no céu de todos os objetos celestes (Sol, Lua, estrelas, planetas, etc...) não ocorre devido ao movimento de cada um deles, mas sim por causa da rotação da Terra. Conforme o nosso planeta gira em torno de seu eixo, o céu parece "andar" de leste à oeste.




Após séculos de estudos, as pessoas perceberam que a Terra de fato girava em torno de seu eixo, e que o movimento do Sol, da Lua, e de todo o céu era na verdade um "movimento aparente". Mas isso levou muito tempo, afinal, de acordo com os nossos ancestrais, o nosso planeta era muito grande para se mover por conta própria...


Mas por que os eclipses solares ocorrem de oeste pra leste?

Primeiramente devemos nos lembrar que um eclipse solar ocorre quando a Lua projeta sua sombra na Terra. E falando em Lua, apesar dela também nascer à leste e se pôr à oeste, ela orbita a Terra de oeste para leste.




Para entender de forma mais clara, se pudéssemos voar pra bem longe da Terra, na direção do norte celeste, e olhássemos para trás, iríamos ver a Terra girando em torno do Sol no sentido anti-horário, e a Lua também estaria orbitando a Terra no mesmo sentido.

Movimento - Sol, Terra e Lua

Aqui na Terra isso não é facilmente perceptível porque o nosso planeta precisa realizar cerca de 30 rotações (30 dias) para a Lua realizar uma volta ao redor dela. Mas se você é um observador atento, já percebeu que se olhar para o céu por dias seguidos, sempre no mesmo horário, verá que a Lua estará percorrendo o firmamento de oeste para leste.

Portanto, assim como a Lua, sua sombra responsável pelo eclipse solar também percorre a mesma trajetória de oeste à leste.




Isso nos mostra que todos os eventos astronômicos (desde eclipses solares e lunares até o nascer do Sol) são oportunidades fantásticas de aprender um pouco mais sobre a incrível mecânica do Sistema Solar, que se parece bastante com aqueles relógios cheios de detalhes (mas que nunca falham)...


Imagens: (capa-NASA/NOAA) / NASA / NOAA / divulgação
16/08/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Boas. Até aí toda a gente percebeu. Penso eu claro. O que eu não percebo é porque o eclipse em 8 de Abril de 2024, entra no México na costa sul - entra no Estados Unidos pelo Texas - Vai em direção +/- á Terra Nova leste do do Canadá - e depois segue a linha em direção ao norte do Reino Unido..Segundo o gráfico da Nasa. Então seguindo a linha de raciocínio de oeste para o leste, que é assim que vemos nascer o Sól e a Lua, não deveria a sombra acompanhar o mesmo trajeto? ( México - América central - norte de África - Árabia - Índia etc. Visto que nesta altura do ano o Sól está na linha imaginária do Equador, A Lua não fáz a mesma linha que o Sól..Obrigado e deixo o meu email para o caso de alguem entendido lêr e me queira fazer o favor de explicar.Cumprimentos. ( arsenio.b.capelo@gmail.com )

    ResponderExcluir
  2. Olá, anônimo. Pelo que entendi, na verdade, diariamente vemos o Sol nascer no leste e se por no oeste. O mesmo acontece com a Lua, diariamente a vemos nascer no leste e se por no oeste. Isso acontece porque estamos sobre a Terra e, como o seu movimento de rotação se dá no sentido anti-horário (quando visto do norte celeste), vemos tanto o Sol quanto a Lua nascer no leste e se por no oeste. Na verdade, isso vai acontecer com qualquer “ponto fixo no céu”, justamente porque estamos sobre a Terra e isso faz com que qualquer “ponto fixo” se movimente no sentido contrário ao da terra (horário quando visto do norte celeste, ou de leste para oeste quando visto da Terra).
    No caso do eclipse, demorei um pouco a entender, mas percebi que a Lua não pode ser considerada um ponto fixo no céu como pensamos porque ela também está se movimentando no sentido anti-horário (quando visto do norte celeste) em translação ao redor da Terra. Outra questão que me ajudou a entender o porquê da sombra da lua se movimentar no sentido contrário ao seu movimento aparente que vemos descrever no céu (de leste-para oeste), é que a sua velocidade de translação (cerca de 1022 km/s ) é muito superior à velocidade de rotação da Terra (cerca de 0,46 km/s). Nesse caso, quem rege o movimento da sombra da Lua sobre a Terra é o movimento da própria Lua, que ocorre no mesmo sentido do movimento da Terra (anti-horário quando visto do norte celeste, ou de leste para oeste quando visto da Terra).
    Essa foi minha interpretação. Ainda não tenho certeza quanto a essa questão, mas talvez possa te ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Nesse site do Centro de Referência em Estudos de Física está uma outra explicação do professor de física Fernando Lang da Silveira da UFRGS.

    https://cref.if.ufrgs.br/?contact-pergunta=como-se-explica-que-a-sombra-da-lua-no-eclipse-solar-anda-de-oeste-para-leste

    ResponderExcluir