A passagem das nuvens marcianas como você nunca viu!

passagem das nuvens marcianas
Sonda Curiosity faz seu melhor registro das belíssimas nuvens de Marte!


De vez em quando, os operadores da missão Curiosity, da NASA, fazem pausas em suas buscas pelo terreno marciano por conta de tempestades de areia, caminhos sinuosos ou pedras perigosas, e enquanto esperam por uma oportunidade de locomoção, eles apontam os olhos robóticos do rover para o céu, e observam a passagem das nuvens.

E foi exatamente isso que aconteceu no dia 17 de julho de 2017, quando a Câmera de Navegação da sonda (Navcam) capturou uma sequência de imagens das nuvens marcianas e seus movimentos pelo céu.



O primeiro clipe, feito logo pela manhã, mostra nuvens finas se descolando da esquerda para a direita, passando bem acima da sonda.

Nuvens Marcianas - Zenite

No segundo clipe, a câmera da sonda foi apontada para a linha do horizonte sul, revelando uma fina camada de nuvens sobrevoando as colinas.

Nuvens Marcianas - Horizonte Sul

As nuvens marcianas que são mostradas nos vídeos parecem muito com as nuvens da Terra. Segundo a NASA, essas imagens mostram as nuvens de forma mais clara já vista até agora pelo rover Curiosity.




Cada sequência é composta por oito imagens tomadas ao longo de um intervalo de 4 minutos. As imagens foram processadas para ajustar as diferentes tonalidades de cor e brilho, e assim facilitar a visualização das nuvens. No site da NASA também é possível ver as mesmas imagens antes do processamento, quando as nuvens não eram facilmente visíveis.

Apesar desse tipo de observação não ser o intuito principal da missão Curiosity, a observação das nuvens marcianas revela detalhes interessantes e muito importantes sobre o clima do Planeta Vermelho.

Graças a essas observações, os cientistas entenderam como funciona parte do clima marciano. Quando Marte está mais perto do Sol, por exemplo, o calor gerado pela nossa estrela cria tempestades de areia que impedem a formação das nuvens. Já quando Marte se afasta do Sol, sua superfície fica mais fria, e as nuvens começam a se formar com mais frequência. Nos polos, as nuvens são compostas por dióxido de carbono congelado, e próximo ao equador, elas são formadas por gelo de água.




Os vídeos registrados durante essa observação (acima) mostram o segundo tipo de nuvem - as nuvens cirrus - compostas por gelo de água, assim como as nuvens encontradas na Terra.


Imagens: (capa-NASA/divulgação) / NASA / JPL / Curiosity
17/08/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário