Tudo sobre o Eclipse Lunar Parcial de 7 de agosto de 2017

eclipse lunar de 7 de agosto de 2017
O eclipse lunar parcial do dia 7 de agosto será visível no Brasil? Em qual horário ele vai acontecer?





Na próxima segunda-feira, dia 7 de agosto de 2017, acontecerá um eclipse lunar parcial - o segundo do ano. Durante o pico do eclipse, a Lua será ligeiramente encoberta pela sombra umbral da Terra.


O que é um eclipse lunar parcial?

Eclipse lunar é quando a Terra fica exatamente entre a Lua e o Sol, com isso, nosso planeta projeta uma sombra na superfície da Lua. Por ser necessário um alinhamento Lua-Terra-Sol, os eclipses lunares sempre ocorrem nas fases de Lua Cheia.



A sombra projetada pela Terra é definida de duas formas: umbra e penumbra. Umbra é a parte interna da sombra, onde toda a luz é bloqueada, sendo que a penumbra é a parte externa da sombra, onde apenas uma parte da luz solar é bloqueada.

Diferença de eclipse lunar total e eclipse lunar penumbral
Créditos: Wikimedia Commons

Portanto, eclipse lunar parcial é aquele em que a Lua não fica apenas encoberta pela penumbra da Terra, mas uma parte de seu disco também fica escondido pela sombra umbral (que é o caso do eclipse do dia 7 de agosto).

Já no caso dos eclipses lunares totais, a Lua fica completamente encoberta pela sobra umbral da Terra.


O Eclipse Lunar de 7 de agosto será visível no Brasil?

Infelizmente não. Ou melhor, praticamente não... Vamos explicar melhor:

Oficialmente, os últimos minutos do eclipse lunar parcial do dia 7 de agosto de 2017 poderão ser vistos de forma penumbral no extremo leste do Brasil, mas na prática, será quase impossível identificá-lo.




Um eclipse lunar penumbral é quase imperceptível, já que a Lua ganha apenas uma tonalidade mais escura do que o normal. No caso desse eclipse lunar parcial de 7 de agosto, apenas uma pequena fração do disco lunar será encoberta pela sombra central mais escura, ou seja, mesmo que esse eclipse fosse completamente visível em todo o Brasil, não seria fácil identificá-lo durante os estágios penumbrais.

Eclipse Lunar de 7 de agosto de 2017
Tabela do eclipse lunar de 7 de agosto de 2017.
Créditos: Wikimedia Commons

O eclipse lunar do dia 7 de agosto terá início às 15:50 UTC (12:50 BRT), terminado às 20:50 UTC (17:50 BRT), sendo que seu momento máximo será às 18:20 UTC (15:20 BRT). Por conta disso, esse eclipse lunar poderá ser visto em sua totalidade desde o leste da África até a Austrália.




O mapa abaixo mostra as regiões do globo onde o eclipse lunar do dia 7 de agosto será visível. Nas áreas escuras, o eclipse não é visível. Reparem também que na Índia o eclipse poderá ser perfeitamente observado!

Visibilidade do eclipse lunar parcial de 7 de agosto de 2017
Mapa de visibilidade do eclipse lunar parcial de 7 de agosto de 2017.
As áreas claras poderão observar o eclipse lunar, enquanto que a região escura não.
Créditos: Wikimedia Commons

Se você se encontra naquela região leste do país, onde o mapa não está completamente escuro, não se iluda: o eclipse terminará às 17h50 pelo horário de Brasília, que é exatamente o horário em que a Lua nascerá em São Paulo. Já se você estiver em Pernambuco, por exemplo, a Lua nascerá às 17h20 - apenas 30 minutos para o encerramento do eclipse que estará em sua fase penumbral.

Portanto, reserve sim um momento para observar a Lua Cheia de 7 de agosto, pois ela com certeza estará maravilhosa... mas se você estiver no Brasil (ou melhor, em qualquer país das Américas), não espere ver a Lua em diferentes tonalidades, pois mesmo no extremo leste da América do Sul, como é o caso de Pernambuco, a Lua ainda estará muito próxima do horizonte durante os últimos minutos de eclipse.


Transmissão ao vivo do Eclipse Lunar de 7 de agosto

Mesmo que você esteja em um dos locais onde o eclipse lunar parcial de 7 de agosto não será visível, você ainda poderá acompanhar esse belíssimo evento astronômico em nossa transmissão ao vivo! Clique aqui para ser redirecionado!




Mas fiquem atentos! No dia 21 de agosto teremos um eclipse solar total (no Brasil será um eclipse solar parcial) - um dos eventos astronômicos mais esperados dos últimos anos. Aqui no site Galeria do Meteorito teremos uma programação especial, com dicas de observação e transmissões ao vivo! Fiquem ligados!


Imagens: (capa-ilustração) / Wikimedia Commons
04/08/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Qual que e o próximo eclipse lunar que vai ter no Brasil depois desse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse link da Nasa tem todas as datas: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/lunar.html

      Excluir