Pequeno asteroide pode ter acabado de atingir a Terra

asteroide pode ter atingido a Terra hoje
A notícia em primeira mão foi dada pelo site do Exoss. Existe ainda uma pequena chance da possível entrada na atmosfera ter acontecido na América do Sul


Há uma chance de aproximadamente 10% do asteroide intitulado A106FGF ter atingido a Terra nas últimas horas, segundo artigo publicado em primeira mão pelo EXOSS (organização brasileira de estudo de meteoros e bólidos).



Mas não há necessidade de preocupação. O asteroide em questão teria entre 2 ou 5 metros de diâmetro, e foi detectado pelo satélite Atlas cerca de 12 horas antes do provável impacto, que segundo o artigo oficial, foi calculado para ter acontecido por volta das 17:00 pelo horário brasileiro de verão (19:00 pelo horário internacional).




Se o evento for confirmado, essa será a terceira vez que um impacto foi detectado antes de sua ocorrência, sendo que anteriormente apenas os objetos 2008 TR3 e 2014 AA tiveram suas colisões previstas.

Ilustração artística de um cinturão de asteroides ao redor da estrela Vega - NASA - JPL-Caltech
Ilustração artística de um cinturão de asteroides ao redor da estrela Vega.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Além de detectar o objeto antes de sua possível colisão com a Terra, o satélite Atlas conseguiu rastrear o pequeno asteroide por cerca de 40 minutos, mas em seguida ele foi perdido de vista.




Apesar dos cálculos estimarem uma possível colisão com a Terra, o asteroide A106FGF pode ainda ter errado o nosso planeta por uma distância maior do que a da Lua. Mas se a colisão realmente aconteceu, as medições indicam que o objeto teria entrado em nossa atmosfera em algum lugar próximo do Oceano Índico, ou até mesmo nas cercanias de Madagascar, na África. Existe ainda uma pequena chance da pequena rocha espacial ter cruzado os céus da América do Sul.




Sua velocidade de impacto foi estimada em aproximadamente 12.52 quilômetros por segundo, o que é bastante lento para uma rocha desse tamanho. Pra se ter uma ideia, a velocidade mínima possível de um impacto desse tipo seria de 11.2 quilômetros por segundo, de acordo com especialistas.

Fiquem ligados! Voltaremos em breve com mais informações.


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / JPL-Caltech
23/01/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário