Esta foi muito provavelmente a última passagem do asteróide 2014 AA próxima da Terra, de acordo com cálculos de várias equipes de astrônomos, e com a publicação online do Minor Planet Center da UAI.
Descoberto ontem pelo Observatório Catalina Sky Survey, o asteróide da família Apollo de aproximadamente 3 metros de diâmetro faria hoje a sua máxima aproximação com a Terra, a cerca de 611 quilômetros de distância da superfície. Mas até agora não se tem notícias sobre seu rumo.
O diagrama acima (imagem principal da notícia), postado via Twitter pelo Asteroid Initiatives, mostra uma probabilidade de trajetória para a entrada do asteróide 2014 AA na atmosfera terrestre. Ainda não há relatos de testemunhas oculares ou de registros de video. Espera-se que se obtenha imagens de cameras de vigilância do Cabo Verde, onde provavelmente o asteróide faria a entrada em nossa atmosfera.
Outros cálculos sugerem que o local de entrada do asteróide seria em qualquer lugar entre a África Ocidental e a América Central.
De acordo com o relatório divulgado pelo Minor Planet Center, "é improvável que o asteróide tenha sobrevivido a entrada na atmosfera de forma intacta".
O Programa que monitora 'Objetos Próximos da Terra' (NEO) do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, classifica os asteróides do grupo Apollo como 'asteróides cujas órbitas possuem semi-eixos mais compridos que os da Terra'. O nome Apollo é uma homenagem ao asteróide 1862 Apollo. Os asteróides do grupo Apollo orbitam muito próximos da Terra, fazendo com que eles sejam os maiores candidatos de uma possível colisão no futuro. O maior asteróide do grupo Apollo é o 1866 Sisyphus, que tem um diâmetro aproximado de 10 quilômetros. Apesar de 'amedrontador', até o momento não foi identificado qualquer corpo de tamanho considerável que possa colidir com a Terra em um futuro próximo.
Fonte: Universetoday / Minor Planet Center
Imagem: Asteroid Initiatives
03/01/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Ontem, 04/01/2014, por volta das 16h55 vi um objeto cruzar a atmosfera terrestre no sentido norte sul e, pela imagem, parece ter se fragmentado. Algumas pessoas da minha cidade, que fica no interior do Maranhão também o viram. Alguém aí viu tal cena?
ResponderExcluirHoje,05/01/2014,por volta das 19:30 também vi um objeto cruzar a atmosfera terrestre no sentido sudeste,não deu para identificar,o objeto brilhava muito.Alguém ai viu?
ResponderExcluirSexta feira, dia 03/01/2014 em Esmeraldas-MG as 21:50, vi um objeto cruzar o céu, no sentido de oeste para sul, demorou aproximadamente 2,5 segundos para desaparecer, tinha cor laranjada e deixou uma pequena calda. Acredito que não seja um meteorito.
ResponderExcluiraaaahhh euu viii siim'.... de noiite, umas 20:28 por aí ( horário brasileiro de verão ) ... eu vi um Objeto atravessando a constelaçao de Òrion .... foii liindo dee veer gente *---*
ResponderExcluirsou de Ribeirão Preto e no momento que eu vi eu estava na cidade de Guatapará
tenho 13 anos e me chamo Thamara ...
amoo dee maiis astronomia desde que era criançinha
^^ ... se alguéém mais viiu o mesmo q eu vi , respondam *----*