Novo canal é descoberto em Marte

NASA divulga imagens que mostram um canal recém formado na superfície marciana



A sonda da NASA detectou um novo grande barranco em Marte, uma característica que parece ter se formado nos últimos três anos.

Apesar de se parecer muito com os canais formados por rios aqui na Terra, essa característica de Marte provavelmente não foi esculpida pela água que flui, disseram os funcionários da NASA.

"Imagens do antes e depois" feitas pela HiRISE de atividades semelhantes em outros locais demonstram que esse tipo de atividade ocorre geralmente no inverno, em temperaturas tão frias que o dióxido de carbono, em vez da água, desempenha o papel-chave dessa questão", informaram oficiais da NASA.



No entanto, a sonda MRO tem observado outras características marcianas que parecem estar associadas com água líquida, que são as estrias escuras encontradas nas encostas.

Imagens da câmera HiRISE da sonda MRO da NASA mostram a formação
de canais na superfície do hemisfério sul do Planeta Vermelho.
As fotos foram divulgadas pela NASA no último dia 19 de março.
Créditos: NASA / MRO / JPL-Caltech
Clique para ampliar

Essas "estrias" marcianas ocorrem em períodos quentes do Planeta Vermelho, e alguns pesquisadores acreditam que são causadas pela água salgada que contém um anticongelante à base de ferro. A evidência concreta de água corrente em solo marciano, no entanto, ainda permanece indefinida.

Se a água realmente flui sobre a superfície de Marte, o planeta seria uma aposta mais provável para abrigar vida como a conhecemos. Aqui na Terra, a vida é abundante onde há água líquida.

Acredita-se que Marte já foi muito acolhedor para a vida no passado. A sonda Curiosity da NASA, por exemplo, descobriu um sistema de lagos e córregos antigos perto de seu local de pouso no Planeta Vermelho. Este local poderia ter suportado vida microbiana bilhões de anos atrás.

A poderosa câmera HiRISE da Mars Reconnaissance Orbiter da NASA (MRO) fotografou o canal, que foi encontrado na encosta de uma parede da crateras, no hemisfério sul do Planeta Vermelho. O registro foi feito no dia 25 de maio de 2013.

Fonte: NASA / Space
22/03/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Acredito que a vida talvez nunca tenha se formado em Marte, é mais fácil optar por planetas Anos-Luz mais distantes da Via Láctea. É mais provável que seres alienígenas inteligentes possam ter visitado Marte ou até se instalado durante algum tempo.... Talvez quem sabe... Só o tempo dirá....

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia que Marte tinha tv por assinatura, quem dirá canal!!! Que inusitado!!! Quanto mais canais melhor neh!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito piamente que os americanos vão montar uma base de exploração em marte, pra explorar algum tipo de mineral e consequente aquecer o planta como vem ocorrendo aqui na terra com o famoso efeito estufa, só que lá diferente daqui esses efeitos causados por gases poluentes beneficiaria o planeta pra chegar numa temperatura mais suportáveis, tendo em conta que lá ela chega 160 negativo

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito piamente que os americanos vão montar uma base de exploração em marte, pra explorar algum tipo de mineral e consequente aquecer o planta como vem ocorrendo aqui na terra com o famoso efeito estufa, só que lá diferente daqui esses efeitos causados por gases poluentes beneficiaria o planeta pra chegar numa temperatura mais suportáveis, tendo em conta que lá ela chega 160 negativo

    ResponderExcluir