Instalação de 'Casa na Lua' pode ocorrer em 2015

Você já imaginou uma casa na superfície lunar? Ao que tudo indica, isso já é possível, e pode acontecer no ano que vem!


Um projeto artístico de financiamento público visa instalar uma pequena casa vermelha da Lua, criando a primeira instalação na superfície lunar.

O projeto, chamado Moonhouse ( Casa na Lua em português) é de autoria de artistas suecos, entre eles, Mikael Genberg. Eles desejam instalar uma casa vermelha e robótica de auto-montagem, inspirada nas típicas casas suecas. A equipe pretende enviar o projeto até o espaço no final de 2015, utilizando um foguete Falcon 9 da SpaceX com o grupo Astrobotic.

Ilustração artística simula a Casa na Lua do Projeto Moonhouse.
Créditos: Mathias Ohlander

"Mas para que a casa possa ser instalada na Lua, o projeto precisa de ajuda aqui na Terra", diz Mikael. Ele teve a idéia desse projeto há 15 anos, no entanto, foi deixado de lado devido a dificuldades financeiras. Porém, no último dia 28 de maio, Mikael anunciou o renascimento da Casa na Lua, e que agora, trata-se de um projeto de financiamento público.




A equipe do Projeto Moonhouse precisa levantar nada menos do que 15 milhões de dólares nos próximos 185 dias, a fim de financiar a viagem ao espaço. "Cada dólar contribuído faz com que o projeto fique 25 metros mais próximo da Lua", comenta Mikael Genberg.




"É um projeto artístico de alta tecnologia, com o objetivo de inspirar as pessoas neste planeta. Eu diria que é sobre a quebra de fronteiras mentais ", disse Mikael durante uma conferência de imprensa realizada na Suécia no dia 28 de maio. "Nós vamos construir uma casa na Lua, de verdade, mas tudo se baseia na quebra de fronteiras do que nós acreditamos que seja possível fazer. Um trabalho em equipe que seria impossível, será possível. E quando a casa estiver na Lua, teremos feito algo que ninguém poderia esperar que seríamos capazes".

O artista Mikael Genberg segura uma escala em miniatura da Casa na Lua, do Projeto Moonhouse.
Créditos: Moonhouse


Uma casa na Lua

Moonhouse, ou a Casa na Lua, é um projeto que deve ser enviado para a Lua em um espaço muito compacto, dobrado em um pacote do tamanho de uma caixa de sapatos. Depois de pousar na Lua, a instalação de arte vai se desdobrar e se auto-montar. Será uma casa vermelha, de cantos brancos, e com uma altura de 2,5 metros. Espera-se que leve cerca de 15 minutos para que a Casa na Lua se monte sozinha.

Representantes da Astrobotic estão planejando o mecanismo de montagem da Casa na Lua, usando câmeras de vídeo de alta definição.

Até o momento, acredita-se que o primeiro destino da Casa na Lua será uma região lunar chamada Lacus Mortis. Esta parte da superfície lunar abriga uma característica especial, que pode ser uma entrada para uma rede de cavernas subterrâneas, de acordo com John Thorton, da Astrobotic. Talvez até seja possível que os seres-humanos possam viver na Lua, usando essas cavernas como abrigo para se proteger da radiação, impactos de micrometeoritos e flutuações extremas de temperatura, explica Thorton.

Ilustração artística simula a Casa na Lua do Projeto Moonhouse.
Créditos: Mathias Ohlander


Contribuindo para a construção de uma casa na Lua

Representantes do Projeto Moonhouse separaram alguns prêmios à todos que ajudarem a financiar o projeto.

Contribuidores de 30 dólares ganharão acesso à uma versão em 3D da casa na Lua, que poderá ser impressa em impressoras 3D. As pessoas que colaborarem com 50 dólares terão seus nomes gravados no interior da casa que se auto montará na Lua.

Para conhecer o projeto e obter mais detalhes sobre essa arte inovadora, visite o site oficial do Projeto Moonhouse clicando aqui.

Fonte: Space
Imagens: Moonhouse
29/05/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Agora pronto.. Tem WiFi, agora vai ter casa... Daqui a pouco vão começar a popular a lua :P

    ResponderExcluir
  2. casa na lua? kkkkkkkkkkkkk não seria melhor logo uma base lunar de verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque é proibido! o território lá já tá dominado. .. :o

      Excluir
  3. Que tal fazerem casas na Terra mesmo, pras pessoas que não tem? Ou quem sabe cavar poços na África... Vão enfiar dinheiro no * assim lá no inferno!

    ResponderExcluir
  4. Pq que não fixem um telescópio de alta resolução no solo lunar com as devidas proteções para não sofrer nenhum dano pela radiação ou choque de cometas? Instalem uma base, um centro de pesquisas lá... Se fizerem pode me chamar que eu vou

    ResponderExcluir
  5. mais uma palhaçada desumanos. .. :o

    ResponderExcluir
  6. Um esperto 171 tirando dinheiro dos incautos e abobados.kkkk

    ResponderExcluir
  7. O projeto, chamado Moonhouse que sairia em 2015 não se acha o sai-te Official nem tão pouco vejo falar nele e já estamos em 2017 indo para 2018 em 4 meses

    ResponderExcluir