Sonda Curiosity olha para o céu, e observa a passagem das belas nuvens marcianas

Ver as nuvens de Marte sendo sopradas pelo vento é emocionante!

O jipe-robô Curiosity continua sua épica jornada pela superfície de Marte. Agora, a sonda se encontra na região de Aeolis Mons, a montanha de 5,6 km de altura no centro da cratera Gale. Em uma recente série de imagens enviadas do Planeta Vermelho, o robô de seis rodas havia rastreado a formação de nuvens, e registrou curiosas imagens dessas nuvens sendo sopradas pelo vento em grande altitude.

A animação abaixo foi feita a partir de várias imagens compostas, que mostram a passagem de nuvens que foi observada em Marte pela sonda da NASA. Ao que tudo indica, essas nuvens marcianas foram formadas a partir de cristais de gelo ou gotículas de água suspensas.

Créditos: NASA / JPL / Texas AeM / Cornell

Até agora, a sonda Curiosity tinha focado sua atenção para baixo, em perfurações de rochas e amostragens de poeira em seu laboratório de química a bordo. Toda essa pesquisa que está sendo feita pela sonda tem o desejo de encontrar uma resposta para a pergunta do século: Existe, ou (principalmente) já existiu vida em Marte?

Ao que tudo indica, os resultados desses últimos dois anos de pesquisas mostram que já existiu grandes massas de água na superfície do Planeta Vermelho, e amostras de minerais que só poderiam existir ou terem se formado na presença de água líquida. Pesquisas e testes em regolito marciano também revelaram que o planeta tem quantidades substanciais de água bem perto da superfície. Ou seja, se não há, ao menos já houve o potencial de sustentar vida.




A presença de água abaixo da superfície marciana é muito emocionante, e a evidência de grandes massas de água líquida da superfície de Marte no passado é incrível! A água líquida suporta a evolução da vida como a conhecemos, e ao sabermos disso, logo surge a pergunta: se existe água abaixo da superfície de Marte, poderia haver vida nos dias atuais?



Embora a sonda Curiosity não tenha sido projetada para procurar evidências diretas de vida (segundo a NASA), ela está fornecendo detalhes essenciais que mostram que o planeta Marte tem condições de abrigar vida.

Agora, ao olhar para o céu, o robô Curiosity identificou nuvens que são (provavelmente) formadas pelo acumulo de cristais de gelo ou gotículas de água quase congeladas. Isso acrescenta ainda uma outra dimensão à nossa compreensão do clima atual de Marte e de seu ambiente remoto.

Ilustração artística mostra o jipe-robô Curiosity durante explorações em solo marciano. Créditos: NASA

"As nuvens são parte do sistema climático do planeta", comentou Robert M. Haberle, Cientista Planetário da NASA e membro da equipe de Monitoramento Ambiental da Estação Rover (REMS), "Essas imagens evidenciam os ventos e as temperaturas. Alguns estudos sugerem que as nuvens no passado de Marte podem ter aquecido o planeta por meio de um efeito estufa, e um ambiente mais quente é mais propício para a vida".

O planeta Marte é rico em formações eólicas, responsáveis pela criação de dunas e campos moldados pelos ventos marcianos. Essa observação de nuvens em Marte poderá fornecer mais informações para ajudar os cientistas a compreenderem melhor os padrões climáticos e dinâmicas climáticas globais.

Fonte: DNews / NASA / Curiosity
Imagens: NASA / Curiosity / PL
18/09/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Se existem nuvens e ventos no Planeta Vermelho, é possível que tenha oxigênio suficiente para se ter vida lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro q sim cara !! eles só escondem isso de nós

      Excluir
    2. Acho q n O Suficiente para um Humano, Mais S

      Excluir
    3. A fina atmosfera de Marte é formada basicamente de dióxido de carbono (CO2).

      Excluir