AO VIVO: Assista a sonda Philae da missão Rosetta e seu incrível pouso no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (finalizado)

O grande momento está chegando! Leia nossa matéria e fique por dentro de uma das missões mais ambiciosas da humanidade

Está chegando o grande dia da missão Rosetta, quando seu pousador Philae irá aterrissar na superfície do cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko! E você poderá acompanhar tudo isso em uma transmissão ao vivo em nosso site!

No dia 2 de março de 2004, um foguete Ariane 5 foi lançado a partir de Kourou, na Guiana Francesa, levando para o espaço a sonda Rosetta e seu pousador Philae, que fariam uma longa viagem pelo Sistema Solar, mas com um grande objetivo principal: pousar (pela primeira vez na história) em um cometa, o famoso 67P / Churyumov-Gerasimenko.

Desde então, a nave espacial passou pelo planeta Marte e o utilizou como um estilingue para ganhar força e velocidade; se aproximou dos asteróides Steins e Lutetia, quando aproveitou para fazer algumas análises dessas grandes rochas espaciais; hibernou por quase 3 anos antes de seu despertar em janeiro de 2014; encontrou com o seu alvo no ultimo dia 22 de maio, e enquanto isso, os controladores da missão trabalham incessantemente com um único objetivo...




Mais de 10 anos se passaram, e o grande dia está chegando! No próximo dia 12 de novembro, a sonda Rosetta, projetada e desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (ESA), munida de instrumentos especiais da NASA, fará uma das tentativas mais ambiciosas da história da exploração espacial: pousar a sonda Philae na superfície do cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko.



Se tudo correr conforme o planejado, esta será a primeira vez que uma nave espacial pousará em um cometa, e você poderá assistir a transmissão ao vivo desse momento histórico aqui mesmo em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh.

Acompanhe a cobertura em tempo real de uma das missões mais ambiciosas da história da exploração espacial, e assista ao vivo o que poderá ser o primeiro pouso de uma sonda em um cometa.

ATUALIZAÇÃO - 12/11/14 às 21:30

A transmissão ao vivo da missão Rosetta com o pouso de Philae no cometa teve início no dia 12 de novembro de 2014, às 16h00 pelo horário de Brasília, e a reprise está disponível logo abaixo. O pouso de Philae na superfície do cometa aconteceu com sucesso! Confira nossa matéria especial clicando aqui.

Curta no Facebook!



Conheça o site oficial do Projeto Slooh e seus serviços de telescópios remotamente controlados. O Slooh tentará ainda observar o cometa a partir do Observatório no Instituto de Astrofísica, nas Ilhas Canárias.

Créditos: Slooh
Imagens: (capa - ilustração / ESA / NASA / JPL
10/11/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários: