Presente da Natal Celestial: o cometa C/2014 Q2 Lovejoy já está visível no céu!

Você sabe como encontrá-lo?

Todo mundo adora ganhar presentes, e nesse fim de ano não poderemos reclamar da sorte! Prepare-se para vislumbrar o cometa C/2014 Q2 Lovejoy, que agora está brilhante o suficiente para ser visto através de pequenos binóculos 10x50. Além disso, observar o cometa Lovejoy durante a virada do ano pode ser uma idéia brilhante!

Seguindo uma trajetória rumo ao norte, este visitante do espaço profundo está visível em todo planeta! Sua magnitude aparente está estimada em aproximadamente 7,2, aparecendo como uma pequena bola de algodão esfumaçada para aqueles que observarem através de binóculos ou pequenos telescópios.




Ele se movimenta no firmamento cerca de 3° a cada dia, e essa grande velocidade está trazendo esse belo cometa para um encontro com a Terra! Mas não se preocupe, afinal, não representa nenhum risco para o nosso planeta. Ele chegará a uma distância mínima de 70 milhões de quilômetros da Terra no próximo dia 7 de janeiro. Já o periélio (maior proximidade com Sol) acontecerá cerca de 3 semanas depois, no dia 30 de janeiro.

Cometa Lovejoy visível no céu
Posição do cometa C/2014 Q2 Lovejoy entre os dias 9 de dezembro e 8 de janeiro de 2015 à meia-noite.Créditos: STELLARIUM       /      Clique na imagem para ampliar

O cometa C/2014 Q2 Lovejoy é o quinto já descoberto pelo astrônomo amador australiano Terry Lovejoy. Ele capturou imagens do então pequeníssimo e fraco cometa de 15° magnitude no dia 17 de agosto utilizando um telescópio Celestron C-8 equipado com uma câmera CCD em seu observatório de telhado em Brisbane, na Austrália. O cometa C/2014 Q2 Lovejoy tem um período de cerca de 11.500 anos, com uma órbita acentuadamente inclinada em relação ao plano do Sistema Solar (80,3 °), o que explica seu movimento no céu noturno. No final de dezembro, o cometa atravessa de baixo pra cima o plano dos planetas.



Espera-se que o cometa Lovejoy chegue a brilhar como um objeto de 5° magnitude, o que poderá torná-lo visível aos olhos humanos (sem auxílio de binóculos). De qualquer forma, um cometa de 5° magnitude exige um céu muito escuro e longe de poluição luminosa, ou seja, talvez ainda seja necessária a ajuda de binóculos. Ainda assim, essa poderá ser uma maneira fantástica de começar o Ano Novo!!!


Como observar o cometa C/2014 Q2 Lovejoy?

Devemos olhar para a direção nordeste por volta da meia-noite. Assim que localizar a constelação de Orion (conhecida popularmente como "As 3 Marias "), identifique a posição do cometa de acordo com as estrelas ao seu redor.

Para ajudá-lo a observar o seu grande presente de fim de ano, preparamos uma carta celeste que mostra exatamente a posição do cometa Lovejoy no céu noturno.

Posição do cometa C/2014 Q2 Lovejoy no céu
Posição precisa do cometa C/2014 Q2 Lovejoy  entre os dias 25 de dezembro e 7 de janeiro às 22h00.
Créditos: STELLARIUM       /      Clique na imagem para ampliar

Entre os dias 28 e 29 de dezembro, o cometa Lovejoy vai passar muito próximo do aglomerado globular M79, o que poderá ser uma grande chance para astrofotógrafos registrar imagens fantásticas!

Fonte: Universetoday
Imagens: (capa-Cometa Lovejoy por Damian Peach) / Richard Cardial / STELLARIUM
09/12/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Já estou preparando meu telescópio!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Só uma observação : Um cometa de magnitude 5 não é visível a olho nu, não se deve pensar que a escala de magnitude seja usada da mesma forma para cometas e estrelas, apesar de uma estrela de magnitude 5 ser bem visível,o mesmo não ocorre com um cometa. Temos de pensar que seu brilho está espalhado por uma área razoável ao contrário de uma estrela que é pontual. Costuma-se entre os astrônomos amadores estimar em duas magnitudes acima o brilho de um cometa. Por exemplo : uma estrela de magnitude 6 seria visível em céu bem escuro, um cometa de magnitude 4 também seria visível neste mesmo céu. Infelizmente um cometa de magnitude 5 ainda vai exigir algum binóculo para ser visto a não ser que nosso céu fosse como o do deserto do Atacama onde são visíveis estrelas de magnitude 7 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação e pelo apoio Observatório Sagitário! Essa informação é realmente muito importante, pois como você diz, os cometas não possuem brilhos pontuais, mas acredito que ainda assim, um cometa de magnitude 5 poderá ser visível em um céu bem escuro e longe de qualquer poluição luminosa. Quando estava escrevendo a matéria, cheguei a pensar sobre isso, assim como você, mas aí eu encontrei uma citação do astrônomo amador Bob King, dizendo que ele estaria visível a olho nu, e logo encontrei outros exemplos...

      O antigo cometa Flaugergues de 1812, ou o cometa PONS de 1825, foram visíveis a olho nu com magnitude aparente de 5. Outro cometa famoso foi o Hale-Bopp, que só deixou de ser visível a olho nu quando ultrapassou a magnitude 6.

      Tudo bem que este estará no limite do olho humano, ou seja, o observador vai precisar de condições atmosféricas excelentes, mas pode sim ser visível a olho nu dependendo do céu. De qualquer maneira, vou deixar isso mais claro na matéria, e agradeço sinceramente pela sua dica, que enriquece a nossa matéria e o nosso bate-papo, afinal, esse assunto é um tanto controverso... rsrs

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Infelizmente, estou precisando vender meu telescopio por ter me mudado para um apartamento pequeno e nao tenho espaco para guarda-lo. Eh um Orbinar 203-800 EQ4 8“ Reflector Telescope comprado NOVO em 30 de Setembro de 2013 e usado apenas 3 vezes. (11)996729671

    ResponderExcluir
  4. Pois é... Descoberta em, 1784, a Austrália é o 2º IDH do mundo. É o único país sério no hemisfério sul e isso dá vontade de chorar. Os australianos valorizam a educação e por lá, onde o agreste semi árido faz 54°C ninguém foge para São Paulo de mula.
    Quando o verde-amarelo irá amadurecer? O que não conseguimos em 514 anos a Austrália o fez em apenas 120 anos.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro os Ingleses dizimaram os Aborígenes e depois enfiaram a cultura deles goela abaixo de quem sobreviveu e a história se repete...

    ResponderExcluir
  6. vou pegar meu binoculo 7x50 para ver este cometa as 22 horas da noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima idéia Francisco! Depois nos conte se conseguiu avistá-lo! Boa sorte!

      Excluir
    2. nao consegui nao tinha muita luz mas eu nao vou desistir hoje eu vou tentar novamente !!!
      como disem desistir nunca jamais

      Excluir
  7. Conegui Avista-lo do meu 200 mm a 2 dois dias, depois não consegui mais, deu um trabalho danado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Tem alguma foto pra compartilhar conosco? Seria um prazer! Parabéns! Abraços!

      Excluir
    2. EU TENHO ENVIEI UMA PELO O FACEBOOK

      Excluir