Qual é a menor estrela no Universo?

a menor estrela do universo?
E qual é o menor tamanho possível de uma estrela?


Na Astronomia, estamos sempre falando sobre o maior planeta, a maior galáxia, o maior buraco negro... mas você já se perguntou qual é a menor estrela que conhecemos no Universo?

Primeiramente, as estrelas são feitas basicamente de hidrogênio, portanto, quanto mais hidrogênio, maiores são estrelas, e automaticamente, estrelas pequenas possuem menos hidrogênio do que as outras. Mas existe uma linha que não pode ser cruzada, pois se a quantidade de hidrogênio não for o mínimo suficiente e não gerar temperatura e pressão em seu núcleo para iniciar a fusão solar, então este corpo será uma estrela falha... parecida com um planeta Júpiter, porém um pouco maior...

Mas qual é a quantidade mínima de hidrogênio para que um corpo gasoso inicie a fusão solar e comece a brilhar como uma estrela (transformando hidrogênio em hélio)? E qual é a menor estrela que se tem conhecimento no Universo?




A fusão que ocorre no interior das estrelas é chamada de fusão exotérmica, pois libera energia que neutraliza a força da gravidade, o que faz com que as estrelas mantenham seu tamanho e não entrem em colapso sobre si mesmas.

E para que essa fusão ocorra, a estrela não pode ter uma massa menor do que 7,5% a massa do Sol (o Sol é utilizado como medição estelar para entendermos melhor a massa das estrelas como comparação). Portanto, se um corpo gasoso tiver apenas 5% de massa solar, ele não conseguirá iniciar a fusão, e portanto, será uma estrela falha, conhecida como anã marrom. Já se sua massa for de pelo menos 7,5% ela será uma estrela de fato, conhecida como anã vermelha.

anã vermelha
Ilustração artística de uma estrela anã vermelha. Créditos: Wikimedia Commons

Nós não tivemos a chance de medir muitas anãs vermelhas no Universo, porém, a estrela mais próxima de nós, a Proxima Centauri, tem cerca de 12,3% de massa solar, e mede apenas 200 mil km de diâmetro. Em outras palavras, a menor anã vermelha possível seria apenas 50% maior do que o planeta Júpiter. Ok, sua massa seria cerca de 80x a massa de Júpiter, mas quando todo seu material se aglutina, ela fica bem menor, e muito mais densa.




Até hoje (janeiro de 2015), a menor estrela conhecida é chamada de J05233822-1403022, e possui apenas 9% da massa do Sol, ou seja, ela está bem próxima de ser a menor estrela possível. E claro, não podemos enxergá-la a olho nu.

a menor estrela que existe no universo
A menor estrela conhecida até o momento: J05233822-1403022. Créditos: IPAC-Caltech / NASA / NSF
Clique na imagem para ampliar

Na verdade, as estrelas anãs vermelhas não podem ser vistas sem auxílio de equipamentos. A Proxima Centauri, que é uma anã vermelha e ao mesmo tempo, é a estrela mais próxima da Terra (depois do Sol) não pode ser vista a olho nu, justamente por ter um brilho muito fraco.

A menor estrela que podemos ver a olho nu no céu é a 61 Cygni, um par binário onde uma das estrelas possui apenas 66% a massa do Sol, e está a 11,4 anos-luz de distância. E mesmo assim, você só conseguirá enxergá-la em céus muito escuros. A segunda menor estrela que podemos enxergar no céu é a Epsilon Eridani, com 74% da massa solar, e depois, Alpha Centauri B com 87% de massa solar. E sabe qual é a quarta menor estrela que podemos ver a olho nu? Uma dica: ela está bem próxima de nós, e sem ela, não estaríamos aqui. Se você pensou no Sol, você acertou! É incrível o fato de que a 4ª menor estrela que conhecemos e que podemos enxergar seja justamente a nossa!




Mas não importa que o Sol seja a 4ª menor estrela que enxergamos, afinal, suas proporções como tamanho, brilho, gravidade, são simplesmente perfeitas para que a vida (principalmente a nossa) exista. Ou seja, pelo menos quando estamos falando em assuntos estelares, tamanho não é documento... e o Sol que o diga!



Fonte: Fraser Cain / Universetoday
Imagens: (capa-ilustração) / Wikimedia Commons / IPAC-Caltech / NASA / NSF
12/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Parabéns, GaleriadoMeteorito. Belíssima reportagem! Será que a J05233822-1403022 (vixe...) tem sistema de planetas?
    Agora falta explorarmos o limiar de outros menores e seus limites: Planeta gasoso, planeta telúrico, lua natural, asteróide, anã marrom, galáxia, cometa, etc.
    SUGIRO que a equipe deste site, lindíssimo, selecione e compile suas melhores reportagens para um livro sobre Astronomia. Vamos adorar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, muito obrigado pelos elogios! É muito gratificante ter o reconhecimento dos nossos leitores! Obrigado mesmo!

      Seria realmente uma boa idéia fazer o que você sugeriu. Quem sabe?!

      Obrigado também pela participação! Um grande abraço! :D

      Excluir
    2. mas e a estrela de barnard? a quinta mais próxima do sol? não seria uma estrela anã?

      Excluir
  2. E quais seriam as maiores estrelas solares que orbitam o espaco e proxima a nos?? parbens pelo site otimo......mto bem elaborado...

    ResponderExcluir
  3. Então o sol é uma estrela pequena no universo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, comparando as possibilidades. Existem estrelas milhares de vezes maiores e dezenas de vezes mais massivas que o sol, mas boa parte das estrelas conhecidas também são pequenas iguais ao sol.

      Excluir
  4. Na vdd ñ é que o Sol é perfeito pra nossa vida, nos que evoluimos e nos adaptamos a ele.

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer que a menor estrela seria maior que a terra?

    ResponderExcluir
  6. A tecnologia a cada dia esta avançando muito principalmente nos smartphones, por esse motivo uso um aplicativo no celular do meu filho e com ele consigo localizar em tempo real entre outras funções e tudo isso remotamente https://brunoespiao.com.br/espiao-de-hangouts é muito bom recomendo.

    ResponderExcluir