Vazamento de gás hélio gera alerta de terremoto destruidor nos EUA

Falha de San Andreas - chance de terremoto
Falha de San Andreas está chamando a atenção dentro e fora das telonas


A cena do filme "Terremoto - A Falha de San Andreas", que teve estreia recente, pode revelar algo iminente, e indícios apontam que esse tipo de catástrofe não está restrito apenas às telas de cinema.

O Serviço Geológico dos EUA liberou um relatório alertando o "risco de um grande terremoto" atingir o Estado da Califórnia. Segundo informações do governo norte-americano, foi descoberto um vazamento de gás hélio na famosa falha de Newport-Inglewood, perto de Los Angeles, a 64 km da falha de San Andreas.




Os cientistas dizem ainda que o achado também lança uma nova luz sobre a região da Bacia de Los Angeles. A falha seria muito mais profunda do que se pensava, e caso um terremoto ocorra num futuro próximo, seria também muito mais devastador.




O estudo foi publicado no jornal da União Geofísica Norte-Americana e também na Sociedade Geoquímica, e a probabilidade para a Califórnia ser atingida por um terremoto de magnitude 8 ou mais na escala Richter  nos próximos 30 anos aumento entre 4,7 a 7%.

Local da Falha de San Andreas no mapa
Foto da falha de San Andreas e sua extensão no mapa.
Créditos: Galeria do Meteorito         Clique na imagem para ampliar

Jim Boles, geólogo da Universidade de Santa Barbara, encontrou evidências de vazamento de hélio na superfície da Terra ao longo de 50 km. "A falha de Newport-Inglewood parece estar localizada em uma zona de subducção, em que uma placa tectônica afunda sob a outra, e por isso é surpreendente a presença do gás hélio ao longo da superfície terrestre", disse Boles. "Os resultados são inesperados para a área, porque a bacia de Los Angeles é diferente das superfícies onde ocorre a maioria dos vazamentos de hélio".




"Tivemos sorte de que a atividade sísmica na Califórnia tenha sido relativamente baixa ao longo do século passado", disse Tom Jordan, co-autor do estudo e diretor do Centro de Terremotos do Sul da Califórnia. "Mas sabemos que as forças tectônicas estão apertando continuamente o sistema da falha de San Andreas, fazendo com que grandes terremotos sejam inevitáveis".






Fonte: DailyMail / Metro / UOL
Imagens: (capa-ilustração / San Andreas Movie) / Galeria do Meteorito
03/07/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Se...puf puf puf! se... se... eu conseguir puf puf puf! pegar embalo na corrida, quem sabe eu consiga pular puf puf puf! para o outro laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

    ResponderExcluir
  2. Se isso for verdade os habitantes dessa área devem se deslocar para outro lugar que não seja afetado pelo terremoto, antes que o tremor aconteça.

    ResponderExcluir
  3. Os habitantes dessa áreas devem ser deslocados para outro local , longe do Terremoto.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por escrever. Talvez a história do Terremoto: A falha de San Andreas e inferir enquanto avança, mas eu acho que tem bons efeitos especiais, Quanto ao elenco Acho Dwayne Johnson compartilha a tela com um elenco novo e diferente. Não há necessidade de envolver grandes estrelas, com "The Rock" é suficiente. Pessoalmente, quando eu vi o trailer, devo dizer que achei chocante. Só que poderia qualificar-se como um bom filme de entretenimento e ação.

    ResponderExcluir