Urano e Netuno estão visíveis no céu noturno - saiba como encontrá-los!

Urano e netuno estão visíveis no céu - como encontrar?
Já começou a temporada dos gigantes mais distantes do Sistema Solar!


Quando alguém pergunta quais são os planetas visíveis a olho nu, logo pensamos em Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.... e acabou aí. Correto?!

Felizmente, essa afirmação está errada! Existe um outro planeta do Sistema Solar que também pode ser visto a olho nu. Durante seu ponto mais próximo com a Terra, Urano também pode ser visto a olho nu no céu noturno, sem auxílio de binóculos ou telescópio. Mas claro, por ter um brilho muito tênue, precisamos de um céu verdadeiramente escuro, longe de poluição luminosa e sem nuvens... além de uma carta celeste, afinal, ele se parece muito com uma estrela de 6ª magnitude, de brilho fraco, que muitas vezes passa despercebida no céu....




E se você tiver qualquer telescópio ou binóculos, poderá ainda observar o planeta mais distante do Sistema Solar: Netuno. Pra isso, preparamos duas cartas celestes que irão facilitar a nossa busca pelos gigantes mais distantes do Sistema Solar.

Antes de mais nada, devemos lembrar que Urano esteve em seu ponto mais próximo com a Terra do ano de 2015 (perigeu), e isso aconteceu no dia 11 de outubro, e no dia 12 de outubro, ele estava em oposição, ou seja, oposto ao Sol (a partir do ponto de vista terrestre). Isso significa que ele nasce a leste logo no início da noite, e se põe a oeste durante o amanhecer, o que o torna visível o máximo de tempo possível.




Urano encontra-se na constelação de Peixes, com magnitude aparente de 6.05, o que o faz ser visto como uma estrela de brilho fraco. Portanto, encontre a constelação de Peixes, que nessa época do ano percorre todo o céu noturno, de leste (após o entardecer) à oeste (antes do amanhecer). À meia-noite, ela se encontra bem alta no céu, para os lados do norte.
Urano no céu de 2015
Posição da constelação de Peixes por volta das 22h00 local.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito         Clique na imagem para ampliar

Agora, após detectar a constelação de Peixes, encontre a estrela Epsilon Piscium (71 Psc), e Urano estará muito próximo dela, como mostra na imagem acima.

Por conta de sua grande distância com o Sol, Urano não tem um movimento notável em questão de horas (como outros objetos celestes), mas após alguns dias, sua posição muda sutilmente, como mostra na imagem abaixo:

Posição exata de Urano até o fim de 2015
Posição exata de Urano entre 15 de outubro e 15 de dezembro de 2015.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Até o fim de 2015, Urano poderá ser visto no céu noturno, mas a cada semana, seu brilho tende a ficar mais fraco, e em 2016 já será muito difícil encontrá-lo, pois estará com magnitude aparente acima de 6.30.


Como observar Netuno no céu noturno?

Netuno esteve no perigeu (ponto mais próximo da Terra) no dia 31 de agosto, e no dia 1° de setembro ele estava completamente oposto ao Sol (oposição). Netuno encontra-se na constelação de Aquário, próximo da estrela 57 Aqr. Até o fim do ano, sua posição muda tão pouco que é praticamente imperceptível.
Netuno no céu de 2015
Posição de Netuno no céu noturno (até o fim de 2015).
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Para observar Netuno, você pode fazer uma fotografia de longa exposição, e compará-la com a carta celeste acima, e assim, encontrar Netuno. [veja o tutorial de como fotografar o céu noturno e as estrelas]

Pequenos binóculos ou telescópios simples já são suficientes para encontrar esse planeta. Até o fim de 2015 será fácil encontrá-lo no céu. Já em 2016, Netuno estará muito próximo do Sol, o que impossibilitará uma boa observação.




Aproveitem a temporada de Urano e Netuno! E se fizer uma bela astrofotografia, não deixe de nos enviar. Boa sorte e boas observações a todos!






Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
14/10/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Urano o Deus do Universo em Peixes? Vai morrer afogado, coitado, ele não sabe nadar!!! E Netuno tá triste por estar encativeirado em aquário. Preso sem governar o oceano inteiro. Segundo Walter Mercado a água vai molhar a humanidade e beberemos água de fuça pra cima. Liguei pra ele a cobrar e sabem o que Walter me disse? "Desligue já!"

    ResponderExcluir
  2. A melhor fonte de informação sobre astronomia!
    Parabéns Galeria do Meteorito.

    ResponderExcluir
  3. Hoje eu vi venus e jupiter. Os 2 maiores e mais brilhantes do ceu. Achei incrivel esses dois astros aparecedo ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  4. Ao mesmo tempo ? Jupiter fica a oeste , quando escorpião esta no alto do céu , e vênus a leste , e quando orion esta no céu , escorpião não esta .

    ResponderExcluir
  5. Realmente muito dificil de responder eles ficam confundindo planetas com estrelas e com signos.

    ResponderExcluir