Possível 'Mega Estrutura Alienígena' pode estar se comunicando, mas não com a Terra, afirma SETI

mega estrutura alienigena estrela kic 8462852
Vários telescópios já estão apontados para a estrela em questão. Mas o que foi captado?


Se existem civilizações alienígenas fazendo transmissões de dados ao redor de uma estrela distante, os sinais são fracos demais para serem detectados por nós aqui na Terra.

A estrela KIC 8462852 chamou a atenção do mundo em outubro de 2015, quando cientistas anunciaram evidências de escurecimento periódico de 20% ou mais, o que algumas pessoas teorizaram que seriam causados pela sombra de uma mega estrutura alienígena. No entanto, as observações de KIC 8462852 feitas por pesquisadores do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence ou Busca por Inteligência Extraterrestre) na Califórnia, não conseguiram até agora capturar sinais de rádio que poderiam indicar algum tipo de transmissão alienígena.

ATA telescope - SETI
Allen Telescope Array (ATA) usado para detectar possíveis sinais de uma hipotética civilização
extraterrestre avançada ao redor da estrela KIC 8462852.
Créditos: Seth Shostak / SETI

"A história da astronomia nos mostra que todas as vezes que pensamos ter encontrado um fenômeno ligado a atividades extraterrestres, estávamos errados", comenta o astrônomo Seth Shostak do instituto SETI. "Mas embora seja muito provável que trata-se apenas de um comportamento estranho e natural da estrela, é prudente verificarmos os fatos para ter certeza."


"Não há evidências claras"

O telescópio espacial Kepler tem a missão de encontrar planetas em torno de estrelas distantes, através das quedas de brilho das estrelas quando seus planetas passam na sua frente. As observações feitas na estrela KIC 8462852 mostraram que ela estava escurecendo de uma maneira muito peculiar, e extremamente diferente de tudo que já vimos antes. Por conta desse escurecimento estranho, alguns astrônomos deduziram que poderia ser alguma estrutura gigantesca que passava na frente da estrela durante nossas observações.




Além disso, foram propostas várias explicações naturais, incluindo a presença de um enxame de cometas que orbitam a estrela. KIC 8462852 encontra-se a 1.480 anos-luz da Terra na constelação de Cygnus (Cisne), entre as estrelas Deneb e Rukh, próximo do aglomerado de estrelas NGC 6866, como mostra na imagem abaixo:

localização da estrela KIC 8462852
Localização da estrela KIC 8462852 na constelação do Cisne, próximo do aglomerado de estrelas NGC 6866
Créditos: Wikimedia Commons / Roberto Mura

Mas considerando todas as possibilidades, a que cativou a atenção do público em geral foi a ideia de que a estrela estudada por Kepler poderia hospedar mega-estruturas alienígenas em órbita, que seriam construídas por civilizações tecnologicamente avançadas.

Com esta possibilidade em mente, o Instituto SETI apontou o Allen Telescope Array (ATA) para a estrela em questão, observando-a por mais de duas semanas.

O telescópio ATA examinou a estrela em dois tipos diferentes de sinais:


  • Banda estreita - compõem a maioria das pesquisas do SETI, e são consideradas plausíveis para as sociedades avançadas como uso de um "sinal de saudações" no caso de presença de outras civilizações;
  • Banda larga - poderia vir de espaçonaves alienígenas em manutenção ou qualquer outro projeto em torno da estrela, e poderia haver vazamento de feixes intensos de microondas na espaçonave.


"Esta é a primeira vez que usei o Allen Telescope Array para procurar sinais de banda larga, um tipo de emissão que, geralmente, não é considerado em pesquisas do SETI", disse Gerry Harp, cientista do instituto SETI.




Mas apesar dos grandes esforços, o SETI anunciou em um comunicado feito no dia 05 de novembro que não havia nenhuma evidência clara de qualquer sinal de civilizações extraterrestres. A pesquisa exclui transmissores omnidirecionais que usam uma quantidade mínima de energia para transmitir o seu sinal. Esse mínimo é de cerca de 100 vezes a quantidade total de energia usada atualmente na Terra (via terrestre) para os sinais de banda estreita, e 10 milhões de vezes maior do que para as emissões de banda larga, disseram os pesquisadores.

Os resultados não eliminam a possibilidade de que estejam ocorrendo comunicações alienígenas em torno da estrela, mas sim que, se existem, elas são fracas demais para serem captadas aqui na Terra através da tecnologia que utilizamos. A principal limitação seria a grande distância entre a Terra e a estrela, de cerca de 1.480 anos-luz, disseram os cientistas.

estrela KIC 8462852
Estrela KIC 8462852 no infravermelho e no ultravioleta.
Créditos: 2MASS survey / GALEX

No entanto, os investigadores notam que se alguma civilização extraterrestre ao redor da estrela KIC 8462852 estivessem enviando sinais deliberadamente na direção do nosso Sistema Solar, ele saberiam qual seria a quantidade de energia necessária para ser captada aqui na Terra. Os pesquisadores observam que qualquer sociedade capaz de construir uma tecnologia tão avançada, deveria ter a capacidade de utilizar uma intensidade forte o suficiente, de centenas de bilhões de watts.




As observações da estrela vão continuar, não apenas pelo instituto SETI, mas também por diversos outros telescópios terrestres, e futuramente, por telescópios espaciais também. Mas os pesquisadores alertam: se alguma civilização alienígena avançada estiver lá fora, ao redor dessa estrela, seus habitantes não parecem estar se comunicando diretamente com a Terra.






Fonte: Wikipedia / Space
Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Seth Shostak / SETI / Wikimedia Commons / Roberto Mura / 2MASS survey / GALEX
09/11/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

120 comentários:

  1. isso vai acabar em um treta galáctica :v a Terra agora viu o ser excluído do universo, nenhum Alien querendo falar com a gente e a gente querendo falar com todo universo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE NADA SÓ BALELA E GASTOS À TOA , QUE HOMEM É ESSE QUE QUER RESPOSTA DO QUE JAMAIS ENCONTRARÁ, SERÁ QUE NENHUM CIÊNTISTA VAI ACEITAR OS LIMITES QUE DEUS PÔS AOS HOMENS? NINGUEM VAI TER RESPOSTA DE NADA NUNCA GALAXIAS A MILHARES DE ANOS DE VIAGEM DAQUI ISSO VIAJANDO NA VELOCIDADE DA LUZ. QUE PERCA DE TEMPO PARA OS INTELIGENTES SÓ RESTA ADMIRAR OS FEITOS DA NATUREZA QUE SÃO ILIMITADOS E NADA MAIS.

      Excluir
    2. Maxsuel Lima, sinceramente vc é um babaca.

      Excluir
    3. o melhor disso tudo é um star trooper falando isso!

      Excluir
    4. Concordo com o Sexto Quadrante , Maxsuel é muito babaca !!!!

      Excluir
    5. Concordo com o Sexto Quadrante , Maxsuel é muito babaca !!!!

      Excluir
    6. Que comentário sem noção do Maxsuel, o próprio Deus deu sabedoria aos homens para buscarem respostas a respeito do que nos cerca... Se todos pensassem como vc , nem a penicilina teria sido descoberta, afinal morrer de infecção seria a vontade de Deus!

      Excluir
    7. E... Maxsuel... Não se escreve "perca" nesse caso aí. .. seria "perda", viu!

      Excluir
    8. E... Maxsuel... Não se escreve "perca" nesse caso aí. .. seria "perda", viu!

      Excluir
    9. Que comentário sem noção do Maxsuel, o próprio Deus deu sabedoria aos homens para buscarem respostas a respeito do que nos cerca... Se todos pensassem como vc , nem a penicilina teria sido descoberta, afinal morrer de infecção seria a vontade de Deus!

      Excluir
    10. A maior distancia esta no interior dos homens,e a nossa maior velocidade tambem,nada pode ser mais rapido que a capacidade humana de imaginar.

      Excluir
    11. A maior distancia esta no interior dos homens,e a nossa maior velocidade tambem,nada pode ser mais rapido que a capacidade humana de imaginar.

      Excluir
    12. Maxsuel, se sua vontade é esta não é de me admirar que você não tenha tais interesses. Deve ser um lixo qualquer e deve ser por pessoas assim que não nos mantêm contato, pessoas preguiçosas corruptas e que aceita as coisas como estão... Atualmente o numero de interessados está cada vez menor e com argumentos como o seu fará disso ainda pior, antes de falar pense pois bem baby se nossos ancestrais pensasse como você monamour certamente o mundo estaria bem menos evoluído do pouco que já é hoje. Deveria agradecer por existir e poder mudar vidas que mudarão o nosso futuro mas, a escolha é sua King. Boa sorte com seus argumentos... Lixinho!

      Excluir
    13. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    14. Maxsuel Lima: O limite que um suposto deus impôs aos homens é a ignorância(fé-cega), que o faz cogitar a possibilidade de existir um limite para as descobertas da ciência. Se existe um deus, ele nos deu a capacidade cerebral para ser usada e duvidar dessa capacidade seria, nesse caso, o pior dos pecados humanos.

      Excluir
    15. Concordo com o Sexto Quadrante , Maxsuel é muito babaca !!!! Vai procurar uma rola!!!

      Excluir
    16. Isso é óbvio, qual seria o interesse de uma civilização com tecnologia infinitamente mais avançada que à nossa, ter interesse de nos comunicar.
      Para eles, estamos descobrindo à roda, rsrsrs.

      Excluir
    17. Maxsuel, a melhor definição de babaca kkkkkk

      Excluir
    18. Que vergonha alheia, e se esse Deus limitador e carrasco dele existisse de verdade, teria dado chilique de raiva do peido que ele soltou nesse planeta e que hoje está aí, tentando transmitir pros semelhantes toda insignificância mediocridade que a religião o ensinou. Maxsuel, você é a vergonha dos teus irmãozinhos de fé, o perfeito exemplo de cidadão medieval incapaz de inferir o mundo como ele é, sem precisar de seres mágicos pra levarem embora todas as frustrações e medos dessa sua vidinha normal e sem graça, onde se esconder atrás de uma seita religiosa qualquer faz parecer que sua vida agora passou a valer a pena. Só que não, e sem a sua seita, você é incapaz de lidar com isso.

      Excluir
    19. Concordo com Adrian HP. Esse rapaz é um quadrúpede!

      Excluir
  2. sinal de rádio... que piada... os primitivos terráqueos acham que só sinais de rádio podem ser usados para comunicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ciência aguarda ansiosa pela sua invenção.

      Excluir
    2. Ainda bem que você é inteligente o suficiente para criar novos tipos de comunicação.. :)

      Excluir
    3. Não entendi as respostas com escárnio. A Luz é um exemplo de uma possível forma de comunicação interplanetária. E ainda mais veloz que as ondas de rádio.

      Excluir
    4. Luiz Fernando Nascimento, sinais de rádio no espaço são ondas eletromegnéticas que viajam a velocidade da luz, qualquer radiação de origem eletromagnética viaja a essa velocidade, basta identificar a faixa de frequência, exemplos raios-x, raios-gamma, e radio.

      Excluir
    5. Caras vcs estão criticando o "ueroestsum" mas não estão cogitando a possibilidade de a comunicação deles serem extremamente avançadas e não produzirem nenhum tipo de onde que consigamos captar até o momento. Chamo isso que vcs estão fazendo de ignorância. Pensem sobre isso ;)

      Excluir
    6. Amigão, luz e rádio é a mesma bosta, só muda o comprimento de onda. Além do mais, pela teoria da relatividade, luz vira rádio.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Enquanto os terráqueos continuarem destruindo o planeta, fazendo guerras e elegendo presidentes como Bush e Dilma, os alienígenas continuarão a não querer se comunicar com a gente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade se os alien estive sem olhando para tera agora a cerca de 1 bilhão de anos luz daqui eles estariam enxergando dinossauros na tera :v .. então possivelmente humanos não existem do ponto de vista intergalático ou seja do observador....

      Excluir
    2. Você acabou e ganhar meu respeito Fella

      Excluir
    3. Na verdade se algum alien estiver olhando a terra a cerca de 1 bilhão de anos luz nem os dinossauros eles enxergaria já que os dinos surgiram a cerca de 220 milhões de anos atrás, mas se a distancia da estrela em questão está a 1.480 anos luz daqui, se alguma vida inteligente se atrevesse a olhar para terra dessa distância eles iria ver vida humana no ano exatamente 535. Se eu estiver errado alguém com maior conhecimento na área por favor me corrijam.

      Excluir
    4. Seguindo essa ideia isso explica pq não tivemos contato com algum tipo de onda de sinais emitida diretamente para a terra. Pq para o cosmo não temos essa tecnologia ainda, tem muito pouco tempo que temos essa ferramenta e certamente nenhuma vida inteligente fora da terra foi capaz de detectar nossas ondas de sinais.

      Excluir
    5. Que tosco vc, Quem distroi a Terra são essas pesquisas inúteis que vivem de suposições. Nunca dizem nada de concreto. Tira do poder Bush e Dilma e o que for ocupar o lugar deles farão até pior.É o sistema que está corrompido.

      Excluir
    6. Que tosco vc, Quem distroi a Terra são essas pesquisas inúteis que vivem de suposições. Nunca dizem nada de concreto. Tira do poder Bush e Dilma e o que for ocupar o lugar deles farão até pior.É o sistema que está corrompido.

      Excluir
    7. Sim eles iriam ver o ano de 535, porem são inteligentes, também sabem a distancia e iriam calcular e chegar a conclusão de que estamos no ano 2015.

      Excluir
    8. E se eles já não estiverem mais lá? Se eles eram avançados a 1480 anos atras eles poderiam já ter se movido pra outra estrela quem sabe

      Excluir
    9. Eles só saberiam calcular em que ano estamos se soubessem quem foi Jesus Cristo e que nos baseamos no Sol para medir o tempo.

      As vezes acho que toda essa física relativa foi projetada exatamente para que as civilizações não possam se cruzar.

      Excluir
    10. Respondendo ao Takashi ren:
      Independente se o sistema está corrompido ou se entrará alguém pior (suposição). Existe uma coisa nos paises de primeiro mundo, mas que é pouco difundida no Brasil, que se chama: PRINCÍPIOS. Se o governante comete crime de responsabilidade ou corrupção, tem que sofrer as consequências do seu ato. Corrupção se combate, não se mede e não se compara. Espero que isso sirva para lhe inspirar sobre o conceito de que certo e errado não é meramente uma comparação.

      Excluir
    11. Mesmo sabendo que aqui não é site político eu respondo ao camarada ai. Não sei se seu problema é ingenuidade, ignorância ou prepotência. Na vdd as pessoas tem mesmo dificuldade para entender que para uma coisa ser certa, os outros não precisam necessariamente ser errados.Não percebem que certo e errado é uma comparação sim, depende apenas do lado em que se encontra.
      Qto aos governantes , é preciso entender de uma vez por todas que o Brasil continuará em crise e até pior e não chegará a um futuro brilhante, porque isso são as consequências e o resultado de nossas decisões e escolhas qdo se vai as urnas. Se o povo deixassem de ser manipulado pelos formadores de opiniões, com certeza a Dilma não estaria na Presidência nesse exato momento.
      Tudo que acabei de falar vai de encontro com o que a Ester falou ai em seu comentário. Parabéns a ela , pra ter uma visão assim deve ser uma grande mulher, com todo respeito!

      Excluir
    12. Você não entendeu a minha frase. Quando eu disse que: "certo e errado não é meramente uma comparação", eu explicitei que a questão não é uma medida que depende de um referencial. Por exemplo: a corrupção não depende de um referencial para ser corrupção, ela faz jus ao significado por si só. Em outras palavras, não adianta você vir me dizer que se tirar a Dilma, entrará um governo pior, pois isso não mudará o fato indissolúvel de que o governo Dilma é sim um governo corrupto, consequentemente, indefensável por pessoas que tenham moral e ética.

      E te digo mais, o Brasil continuará eternamente em uma crise moral e ética, enquanto houver brasileiros como você que trata a corrupção como uma questão comparativa. Digo e repito, corrupção não se mede, não se compara e não se defende, se combate!

      O país está afundado em uma crise moral não porque o sistema está corrompido, como você sugeriu lá atras, mas sim por conta da característica do próprio povo, que vota em corrupto só por estar levando alguma vantagem pessoal. Defende o corrupto, enquanto os ganhos pessoas continuarem vindos, e só se opõem quando a crise bate a própria porta.

      Com um povo tão corrupto quanto o nosso, não existe sistema que sobreviva sem se corromper. Enquanto houver brasileiros como você, que defende o mandato de um governo atolado até o pescoço em corrupção, usando um argumento patético e baseado em uma suposição rasa de que "poderia vir algo pior", continuaremos eternamente uma republiqueta de terceiro mundo.

      Excluir
    13. E vc milton e milhões de brasileiros, fazem o que para o Brasil sair dessa crise?
      O Takashi e nenhum momento defendeu a Dilma, pelo que entendi ele culpa o povo qdo vai ar urnas. A culpa de tudo vem do Lula e a população aplaudiu ele de pé e meteu a Dilma numa crise que era dele e ficou ruim, mas mesmo assim reelegeram ela. O povo leva vantagem pela necessidade de cada um. Talvez vc não precise de beneficios que o governo dá as famílias, mas milhares delas sobrevivem com essa miséria.
      Quer saber a origem da corrupção?
      Candidatos e partidos precisam de dinheiro para eleições e se associam aos empresários que são favorecidos por contribuir com eles adquirindo assim imunidades tributárias e pagamentos baixíssimo de impostos.

      Excluir
    14. A partir do momento que ele diz que "se tirar a Dilma, entrará alguém pior", isso não é uma defesa do governo?! Me polpe de explicar o que já é óbvio...
      Claro que o legado da crise moral e economica é do Lula, mas a senhora Dilma cometeu crime de responsabilidade com as pedaladas fiscais e fraude eleitoral, ao vender uma imagem totalmente mentirosa do país e do seu futuro governo. Em país sério, com pessoas sérias, esse tipo de discussão se a Dilma deve sofrer impeachment ou não, nem seria levado debatido, pois lá existe uma coisa chamada PRINCIPIOS, como eu disse anteriormente. E o governo Dilma rompeu todos os principios éticos, financeiros e administrativos.

      Veja o exemplo do Japão, quando alguém é pego praticando corrupção, a pessoa rapidamente se desliga do seu cargo e some da vista do público, pois lá existe uma coisa chamada VERGONHA NA CARA. Mas aqui é endêmico na população a concepção de que corrupção é algo tolerável, dependendo da situação, quando na verdade não deveria jamais ser tolerável.

      A mentalidade do brasileiro é tão estreita que mal consegue enxergar que beneficios ganhos não cobrem os prejuizos que a corrupção desencadeia. A pessoa pode ganhar 50 reais de bolsa familia, mas vai pagar, mais cedo ou mais tarde, quando faltar dinheiro para o ensino dos seus filhos, quando faltar dinheiro para a segurança pública e para o sistema de saúde.
      Conheço um monte de beneficiários do bolsa familia que não precisa do dinheiro. Pessoas que trabalham e tem carro, mas recebem o bolsa-voto governamental. Vendem até a alma para o diabo, só para continuar recebendo os "beneficios" do governo. É esse o perfil do brasileiro médio, um povo que adora comer nas mãos do Estado. E os governantes sabem que esse "eleitor" é voto certo, então metem a mão no dinheiro público sem cerimonias, pois sempre aparecerá um imbecil, que mesmo com toda a corrupção que o governo comete, sairá em defesa desse governo. Com um povo como o nosso, não me estranha que chegamos onde chegamos...

      Excluir
    15. Cara eu já ia dormir qdo vi sua indignação do comentário que fiz ao colega. Sou pessoa tranquila, mas não gost de ver um cara como vc com tanta hostilidade. Deu pra notar pelo seu sobrenome que vc é parente de japones e é claro que puxou brasa pra sua sardinha. Convivi 2 anos com pessoas no japão e posso te garantir que é uma raça de costumes arcaicos, vingativos , frios em sentimentos de qualquer espécie e por isso cometem suicidios pq vivem em depressão, brigas em famílias. Qdo eles tem cargos superiores tratam os subalternos como se fossem animais. São estúpidos e exageram no consumo do álcool. Diante de tudo isso, a corrupção aqui é o menor problema. a fraude na Toshiba foi de 2,1 bilhões em menos de 8 anos o mesmo valor da refinaria de Pasadena,, então não me venha dar exemplo de Japão pq vivem de fachadas. Se eles são tão honrados, desenvolvidos e tão justos pq fazem moradia no Brasil? Pq não se instalam na Dinamarca que lidera o ranking do melhor pais do mundo sem corrupção?
      Antes que vc fale que não sei o que estou falando, minha mãe é japonesa e meu pai nem eu aguentamos o modo arcaico dela. Um conselho se me permite:seja amável, menos hostil e menos manipulador de suas opiniões, vc consegue, nós somos povo manero e desculpamos aquele que nos ofende tanto.


      Excluir
    16. Você está mudando o foco da discussão. Neste caso, vou dedicar poucas linhas para falar sobre a questão de suicídio no Japão, pois você que se "diz" descendente, simplesmente não entende os motivos.
      O problema lá é o mesmo que tem levado a Coreia do Sul a ser um dos paises que mais comete-se suicidio, que é a pressão social por resultados. Se a questão fosse meramente relacionada a costumes arcaicos e a uma cultura fria, então o Brasil não deveria fazer parte dessa lista, não é mesmo?! Porém o Brasil é o oitavo país que mais se comete suicidios.

      Quanto a questão sobre a corrupção, você insiste em analisar o tema sob a ótica comparativa. Dai te pergunto, que diferença faz se a Toshiba teve problema de corrupção com o mesmo valor de Pasadena? Isso para você alivia o problema de corrupção na Petrobras? E mais... no caso da Toshiba, todos os membros da cúpula da companhia foram demitidos, diferentemente do Brasil. E para concluir, lá a questão se resumia a inflação dos lucros da companhia através de manobras contabeis, que nada tem haver com dinheiro público, como no caso do Brasil.

      E para completar, vou encerrar esse assunto, pois não estou aqui para te ensinar valores morais e éticos. Se você acha que o fato de existir exemplos de corrupção em outros paises é motivo de alivio para as corrupções aqui dentro, só me resta desejar que seus descendentes não tenham a mesma percepção distorcida que você tem. Só aproveito para deixar mais uma vez a frase que qualquer pessoa decente deveria praticar: "Corrupção não se mede, não se compara e não se defende... se combate!"

      Assunto encerrado e passar bem!

      Excluir
    17. Só respondendo a sua primeira indagação lá atrás, quando você me fez a seguinte pergunta:

      "E vc milton e milhões de brasileiros, fazem o que para o Brasil sair dessa crise?"
      Te respondo... eu sou honesto e não voto em candidatos que já tenham praticado corrupção. Se todos os milhões de brasileiros também agissem assim, o Brasil jamais teria entrado na crise.

      Flw!

      Excluir
    18. eu só queria entender o que tem a ver política com o que está sendo mostrado ou seja, a matéria é sobre suposta vida inteligente fora da terra é claro... e vocês ai discultindo sobre Dilma? Que vida inteligente e essa?

      Excluir
    19. quáquáquáquá!
      é por estas e outras que nenhuma inteligência alienígena entrará em contato com a Terra. ..
      já pensou se captam nosso horário político?
      meo deosss! 😱

      Excluir
  4. Esse sinal viaja a velocidade da luz, ou seja se detectarmos algum sinal será de 1480 anos atrás, e nossos sinais tem ao menos 60 anos so q existe. Eles não sabem de nós com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anos luz se trata de distancia e não de tempo ou eu estou errado?

      Excluir
    2. errado.. ela tem tempo sim

      obs: se apontar um laser para a parede ele chegara la com um determinado tempo,que para nossa percepção e curto , por isso chamamos de velocidade da luz.

      o mesmo acontece se conseguirmos apontar um laser potente para o espaço, dependendo da sua potencia e se refletir de volta existe um tempo que envolve essa ida e volta da luz.

      Excluir
    3. É uma medida de distância, se refere ao tempo que a luz (que é uma onda eletromagnética assim como a radiação e as ondas de rádio) demora para cobrir "x" espaço. Lembrando que a luz viaja a aproximadamente 300 mil metros por segundo, se pode calcular a distância em metros através da formula Velocidade =Distância / Tempo se conclui que 1480 anos-luz é, em metros, aproximadamente 5.175x10 na 17.

      Excluir
    4. Bruno Faultroll a luz viaja a 300 mil quilômetros por segundo e não 300 mil metros

      Excluir
  5. Eu só acredito naquilo que meus olhos enxergam e até hoje ninguém apareceu com uma prova da existência dos chamados alienigenas. Na minha opinião,depois de ler artigos e ver fotos dos mesmos, esse assunto está mais relegado á crença do que as questões científicas. O que vejo sobre extra terrestres são fraudes bem arquitetadas.
    de tanto tentarem achar respostas pra todas as perguntas sobre vidas além das nossas, a Nasa provavelmente fará uma simulação virtual, tipo um planetário para uma realidade inexistente. O poder que ela exerce nas pessoas é tão grande que irão acreditar. Tudo isso parece filme de ficção científica.
    Para quem gostaria de saber sobre vida além das nossas e quais as reações do ser humano eu recomendo que vejam a série espetacular THE 100.
    Acho que o ser humano com sua imperfeição nos tirou do rumo certo. Julgar os outros é facil demais, o dificil é fazer melhor que ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente grande parte das notícias que vemos hoje são pura especulação, ainda mais em nossa era de tantas montagens perfeitas. Essa notícia mesmo já foi especulada diversas vezes e a possibilidade de existir uma estrutura alien nessa estrela é apenas uma teoria, e deve ser certamente a menos aceita pelos cientistas sérios (sé é que eles cogitam essa hipótese).

      Mas eu acredito que exista vida alienígena sim. O universo é muito grande (considerado até infinito) e seria muito desperdício usar um universo inteiro só para nós... Se Deus existe e realmente for O ser mais inteligente do universo, essa não seria uma atitude inteligente, o que daria em uma contradição. Se não existe, nós somos 1 em infinitas possibilidades de poder ter o privilégio de "possuir inteligência". E essa probabilidade é tão baixa que tende a zero.

      Excluir
    2. Caros,

      A nossa existencia como humanos nao é mais para o universo (ou o criador, para quem acredita) do que o bolor numa laranja de um cesto de fruta na nossa cozinha.

      Nao somos especiais nem os escolhidos, somo um acaso, a consequencia de um conjunto de fatores que permitiu formar as condicoes necessarias para que o nosso tipo de existencia se tivesse criado.
      Contudo, assim como o bolor consome a laranja ate á extincao, o mesmo vai acontecer conosco nao tenham ilusoes, está na nossa natureza, os sintomas estao la todos basta olhar com atencao, á escala o nosso trajecto é o mesmo.
      Logo é muito mais que provavel para nao dizer certo, que este "acaso" se tenha passado em muito mais lugares do Universo, e é até prepotente pensar o contrario.
      Agora, podemos ate pensar que assim como nós nos vemos livres de uma laranja bolorenta no nosso cesto de fruta para que nao se alastre a outras, o mesmo poderá o destino "criador para crentes" fazer o mesmo conosco, visto termos neste momento um papel na terra semelhante ao do bolor na laranja.

      Peco desculpa pela analogia mas pareceu me ser a melhor maneira de exempleficar a urgencia do despertar das mentes adormecidas pelo comodismo.

      Para finalizar gostava de deixar uma mensagem:
      "O tempo nao pára, somos todos culpados por omissao senao fizermos algo em contrario."

      Para quem quiser saber, nao sou crente nem sonhador, sou um cidadao atento.
      Abracos

      Excluir
    3. isso daí, cultivemos nossa plena atenção e o universo responderá. ..
      clap clap clap! 👏👏

      Excluir
  6. Eu só acredito naquilo que meus olhos enxergam e até hoje ninguém apareceu com uma prova da existência dos chamados alienigenas. Na minha opinião,depois de ler artigos e ver fotos dos mesmos, esse assunto está mais relegado á crença do que as questões científicas. O que vejo sobre extra terrestres são fraudes bem arquitetadas.
    de tanto tentarem achar respostas pra todas as perguntas sobre vidas além das nossas, a Nasa provavelmente fará uma simulação virtual, tipo um planetário para uma realidade inexistente. O poder que ela exerce nas pessoas é tão grande que irão acreditar. Tudo isso parece filme de ficção científica.
    Para quem gostaria de saber sobre vida além das nossas e quais as reações do ser humano eu recomendo que vejam a série espetacular THE 100.
    Acho que o ser humano com sua imperfeição nos tirou do rumo certo. Julgar os outros é facil demais, o dificil é fazer melhor que ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vocÊ esta certa não existe ser algum em planeta algum DEUS criou somente nos,o que existe sim e seres extradimensionais.ai é uma outra história

      Excluir
    2. Na moral msm, pega uma vassoura e senta encima dela, isso, agora faça isso até assistir toda a série the 100, que inclusive e uma bosta igual seu comentário,de gente mente fechada que acredita que a NASA seja alguma espécie de culto maligno das sombras que vai controlar nossas mentes...

      Excluir
  7. Só acho que eles podem ter um sistema de tecnologia que não detectao sinal q usamos, e bom pensarmos que eles estejam anos Luz não apenas na distância mas também em tempo e em maturidade, uma lástima que alguns comentários são tão infantis.
    Consideremos tbm que eles só possam ter um meio de comunicação avançado ou não é que tal civilização esteja procurando amizade, talvez sejam posse iria e venham afim de exterminar a nossa raça. As variantes são mts antes de nos apegamos as fantasias deveríamos estar prontos pra uma ofensiva bem vantajosa da parte deles ou também não.

    ResponderExcluir
  8. cara concordo contigo o povo sao tao ignorantes porque nunca viram um ovni, eu ja vi um a um km da minha casa uma noite de setembro as 11:15 eu e a minha mae mais ninguem viu tinha cinco janelas e um era vermelha e as outras eram amarelas eu fiquei traumatizado a minha mae n pk ja tinha visto mas foi de longe, eu tenho visto de noite umas luzes brancas a andar em linha recta bem rapido deve ser satelites ou nao?

    ResponderExcluir
  9. é tanto blablablá não sei porque procurar problema não sabendo o que tem ai fora (e se tem! ) ,tantos problemas na terra para ser resolvido e vai procurar mais ,tem que ter muita paciência!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Esther. Adorei tuas frases. No que contribuiria uma criancinha de 7 anos de idade lendo a tabuada de voz alta para dois PhDs em Física Quantica que se comunicam? Eles irão, certamente, ignorá-la pois não acrescentará nada. Os aliens estariam interessados em militarismo, armas, deus e religiões? Não.
    Por isso estão tecnicamente 50 000 anos a nossa frente. Eles nos olham como nós olhamos uma colônia de planárias em um charco de floresta tropical. Vida longa ao rei.










    ResponderExcluir
  11. - estamos sós no universo. o resto é delírio. Se esta realidade for aceita, talvez ainda possamos salvar a vida no planeta.

    ResponderExcluir
  12. - estamos sós no universo. o resto é delírio. Se esta realidade for aceita, talvez ainda possamos salvar a vida no planeta.

    ResponderExcluir
  13. Eu acredito no seguinte fato, o que estão procurando a mais de mil anos luz de distancia da terra, está bem aqui, perto de nós, e teremos conhecimento disso tudo quando deixarmos de ser ignorantes e acharmos que somos os então "gostosões do universo". Como isso tudo poderia ser só nosso se somos tão medíocres. O ser maior deve estar rindo.

    ResponderExcluir
  14. Vamos supor que recebamos uma mensagem de radio com evidentes sinais matematicos. Vamos responder e daqui a 1500 anos eles recebem...

    ResponderExcluir
  15. Não entendi uma coisa na matéria. O que levou a se supor que é uma estrutura artificial e não natural?

    Quantos terabytes por segundo devem passar por essa coisa...

    ResponderExcluir
  16. Nâo surgimos do nada e nada foi dado por acaso para habitar a Terra. O que temos são relatos, fraudes, crença e muitas vezes temos percepções que nos enganam. So acho uma coisa: provas não podem ser desmentidas e não há provas que exista extra terrestres, e é por isso que muitas pessoas zombam dessa possibilidade.
    È o mesmo que acreditar que Deus existe.Uns acreditam e outros não. Acreditar é bem diferente de se ter certeza, então se alguém tivesse essa experiência de ter visto um ET ou uma nave deles, não se poupariam de aparecer para o mundo. O que o ser humano não suporta é a idéia de universo tão grande ter somente um planeta habitável.
    Na minha opinião que nunca vi fato ou provas contundentes e verídicas vou continuar acreditando na idéia ficctícia de sermos únicos no universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato, uma idéia fictícia!
      relatos de experiências com ETs tem aos montes por aí. .. e quem acredita?
      é igual os relatos dos milagres nas igrejas. ..
      Quer ver o(s) criador(es)? basta acreditar. ..

      Excluir
  17. como ja disse e volto a dizer eu vi um ovni a 1 km da minha casa de noite as 11:15 eu e a minha mae mais ninguem viu voi um esperiencia unica !!

    ResponderExcluir
  18. concelho o povo do interior do mato ficar atentos a noite limpa de estrelas acredito que vao ver algo tambem !

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Na verdade alienígenas são muito metidos, arrogantes... eles fazem suas visitas ao nosso planeta, com suas naves cheias de tecnologias e não dão nem a mínima para nós terráqueos. Para eles somos uma civilização primitiva, como se eles estivessem dizendo: "Eles são inofensivos". Afinal, estamos presos em nosso mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. n existem provas de alienígenas, se eles estivessem no mínimo a 10 anos luz de nós, a nasa saberia, n tem pq esconder nada, todas as informações vazam sempre

      Excluir
    2. Álvaro, na boa... Você respeita as formigas e aranhas da sua casa? Kkk

      Excluir
    3. Álvaro, na boa... Você respeita as formigas e aranhas da sua casa? Kkk

      Excluir
  21. Bueno, até pouco tempo a internet não era transmitida através de uma tomada normal elétrica, hoje...

    ResponderExcluir
  22. Luiz Teixeira e kadu santosk8 ganharam meu respeito. Mentes visionárias.
    Precisam conversar mais os dois...

    Ainda tem muita gente que se falar de estrela lembra logo do PT e aí começa a discussão.

    ResponderExcluir
  23. Só sei que se a humanidade encontrar vida fora da terra, certeza que vai ter guerra, vão querer roubar a tecnologia extraterrestre, tenho minhas dúvidas se isso já não ocorreu !!!

    ResponderExcluir
  24. tem um problema, essa estrela fica a mais de mil anos luz de distancia por tanto se essa for uma estrutura alienigena avançada, ela provavelmente não está mais la por ser ultrapassada varias centenas de anos

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Ai vc entra no site pra ler sobre ciencia e acaba lendo sobre politica.....favor mudar o nome do site pra galeriadapolitica....kkkk

    ResponderExcluir
  28. Boas conversas, com direito a discussão desnecessária, explicação sobre cultura japonesa, e até aula de física. Vocês estão de parabéns!!! Na boa o pessoal que frequenta aqui é legal d+, e o site é o melhor do Brasil!!! Agora vamos a minhas opiniões... Cara n da pra acreditar num baguio desse ai n, isso ta parecendo aquela brisa do cientista que estava procurando "uma civilização que controle a energia de uma galáxia toda". Gente infelizmente a astronomia está cheia de gente mal intencionada querendo verder noticia, e cheio de inscritor de ficção cientifica trash que se dizem cientistas. Uma anomalia , uma piscada de uma estrela, algo quase imperceptível? Pow já virou a estrela da morte atacando um planeta hauhauhauhauhau. Na boa pessoal corta a televisão pra esses caras, que esta crítico.
    E pra finalizar politico é tudo farinha do mesmo saco sim. Beijos !!!

    ResponderExcluir
  29. A verdade é que nos ñ estamos prontos para eles,imaginem só num belo dia de sol durante uma destas reuniões de copula dos lideres mundias eles cheguem e digam olha vcs ñ estão só no universo.Vai ser o caos,tudo que nos acreditamos vai por agua abaixo.Por isto eles ainda ñ se apresentaram mais pode ter certeza eles estão por aí.

    ResponderExcluir
  30. Sabe o que eu acho, acho que eles estão esnobes... mandem um sinal que passe rente a esta estrela como se não estivéssemos nem aí pra eles, eles virão correndo atrás!!

    ResponderExcluir
  31. Cara, todo mundo sabe que a maioria dos extraterrestres se comunicam por ondas gravitacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? sabia disso não, será que não existem outros meios de comunicação?

      Excluir
  32. Eu não entendo esses cientistas... Eles querem receber sinais de TV de uma civilização altamente avançada centenas de milhares de anos à frente da nossa. Seria muito tosco pensar que os seres viajantes no espaço, que poderíamos não pensar mais em espaço, mas em viajantes dimensiomais, utilizar o meio de transmissão de dados nesta dimensão. Construir e gastar milhares de dólares para não encontrarem nada. Parece até piada... Oh raça atrasada...

    ResponderExcluir
  33. Eu não entendo esses cientistas... Eles querem receber sinais de TV de uma civilização altamente avançada centenas de milhares de anos à frente da nossa. Seria muito tosco pensar que os seres viajantes no espaço, que poderíamos não pensar mais em espaço, mas em viajantes dimensiomais, utilizar o meio de transmissão de dados nesta dimensão. Construir e gastar milhares de dólares para não encontrarem nada. Parece até piada... Oh raça atrasada...

    ResponderExcluir
  34. só sei de uma coisa enquanto nos fica discutindo aqui se tem ou nao tem vida extraterrestre. os E.T ficam zuando nossas plantação e andando de nave espacial tirando onda com nossas cara nos temos que engolir somos um merda no universo somos nada apenas furmiguinhas querendo descobrir aquela folha que esta proxima de nos que para nos e os planetas. resumo somos nada no universo somos apenas pingos de agua caindo do ceu

    ResponderExcluir
  35. Ao contrário do que muitos imaginam, é fato que existe muita vida l´fora com certeza.
    Deus criou todas elas não só aqui na terra e quem disse que a vida originou qui na terra é certo que o Senhor fez Adão do pó da terra mas não disse que pó foi esse e nem de que terra foi.

    ResponderExcluir
  36. tem vários episódios de Stargate SG1 que mostram essas estruturas metálicas... nada mais são do que portais. Ou você acha que SG1 é só uma seriezinha de efeitos especiais com imaginação fértil?????

    ResponderExcluir
  37. Gente, se as pessoas sequer conseguem escrever corretamente no próprio idioma, como podem ter a mínima esperança de fazer contato com civilizações extraplanetárias?
    Quanto à existência de vida fora de nosso planeta, fico com uma frase do filme "Contato": "Não sei se existe vida em outros lugares, mas se formos só nós, seria um enorme desperdício de espaço."

    ResponderExcluir
  38. Bom pessoal, todos opinaram, e todos chegaram a um ponto em comum "DEUS". Como DEUS é maravilhoso, pois ele deu a imensidão do Universo para nós, e quem é que sabe de mais alguma coisa? Ninguém!. Portanto gente a inteligência humana é fundamental para as coisas irem para frente, um exemplo meio bobo mas um bom exemplo. Quem já assistiu o seriado Jornada nas Estrelas? lembram do Dr. Macoy?( se é que se escreve assim) lá na enfermaria tinha uma maca, onde se colocava o paciente e na parede logo acima um quadro com o desenho do corpo humano; pois bem ele passava um aparelhinho sobre o paciente e o diagnóstico saia lá na parede. Hoje temos a TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA fazendo o mesmo. Quem se lembra dos primeiros celulares da Motorola? Tinha um, modelo Flip, que era igual ao intercomunicador do Capitão Kirk, e além disso muito mais coisas que hoje temos, e que saíram de seriados de televisão entre 1960 e 1970. Portanto pessoal ainda tem muita coisa para nós descobrirmos, e se tem ou não seres Extraterrestres, não será essa geração que vai descobrir, mas uma coisa eu sempre senti desde criança, nunca estivemos sozinhos na imensidão do UNIVERSO, só não estamos ainda preparados para eles, pois uma coisa que nós não conhecemos ou não entendemos, a nossa reação é matar, ou aprisionar, pois não sabemos o que é. Então vamos primeiro se preocupar com o nosso Planeta, que aos poucos nós mesmos estamos o destruindo e se a Mãe Natureza resolver intervir, já viu no que vai dar. Se "Eles" realmente existem, estão em um patamar de superioridade muito mais avançada do que nós, e a sua tecnologia muito à frente de nós, e se for da vontade de DEUS que conheçamos eles, isto um dia vai acontecer, não se preocupem vai dar tudo certo no final.

    ResponderExcluir
  39. Melhor evitamos ser detectados por esse mega estrutura se não estaremos fudidos, é bom também nos armamos com armas pesadas para um possivel encontro com esses seres , mesmo sabendo que estariamos bfudidos pois seres que conseguem contruir megas estruturas assim tem um grande poder balístico de destruição, é como se colocasse indios contra o exercito norte americano , não teriamos a minima chanse, talvez um bom planejamento e a se conseguissemos desunir esses seres talvez teriamos uma chanse , mas é melhor mesmo não semos detectados para mais tarde semos nós os donos de megasestruturas...

    ResponderExcluir
  40. Ai eu sei o que é, Ralo do Xbox agora é hora de preparar os exércitos contra a invasão alienígena.

    ResponderExcluir
  41. Me desculpe o por que vão tentar comunicar com as alienígenas mas isso podem prejudicarem muito mas nesse caso dos filmes que eu sempre vejo isso podem até tornarem realidade as "Alienígenas " eu acredito em Deus e no Universo mas agora me fazem eloquecer pq querem comunicar, isso vai se da mt mal será que as Alienígenas será capaz de virar uma guerra ai que tá a questão si comunicar podem haverá mal entendimento pro alienígenas

    ResponderExcluir
  42. Bora fazer o primeiro grampo interestelar!

    ResponderExcluir
  43. eu vim aqui para revelar ao mundo que a materia escura e o reino invisivel de deus avisem a todos!

    ResponderExcluir
  44. só tem gente entendida aqui, e que não sabe de bosta nenhuma kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  45. Aí os alienígenas dizem: "Pessoal, os terráqueos estão apontando o telescópio para nós. Mudem a frequência. Ainda não podemos ser descobertos, pois eles ainda são muito atrasados"

    ResponderExcluir
  46. So vim p le os comentários, a melhor atração!!kkk

    ResponderExcluir
  47. Olá pra todos! Sou interessado no assunto astronomia porém leigo em tudo mas naturalmente crente de que haja vida e vida de todos os tipos no universo e sempre leio que até agora não há provas das instituições que estudam o assunto vida ou atividade inteligente fora do nosso minúsculo planeta mas tava aqui pensando... ouço falar dos anos luz, de como a distância em anos luzes e de como se vemos a luz de uma estrela de exemplo se está distante sei lá dez anos luzes o brilho que vejo agora demorou dez anos pra chegar hoje né... então será que não há possibilidade de vidas e atividades extraterrestres evoluídas nos enxergando agora como um planeta ainda sem desenvolvimento humano pela distância que estamos ou seja dependendo dessa distância quem nos vê agora nos vê na pré história ou até antes! Quem sabe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc esta certo e errado, pq a luz que vemos é sim de muito tempo atrás, porem, "se eles estiverem nos observando", sera também de uma luz que a terra emitiu ha muito tempo, isso claro, se eles tiverem o msm conceito de observação que temos. Que se forem tao evoluídos assim, seria um processo diferente, atual, e nao de emissões passadas, claro que é difícil pensar assim, sendo que o homem nao conhece velocidade maior que ha luz, sendo assim, ficaria difícil uma leitura atual de tal distancia. Por isso eu acho que ha vida sim fora da terra, mas nao creio que sejam tao evoluídos, nao da forma que imaginamos, caso contrario ja teriam feito contato de alguma forma, e efetiva. Se é que nao ja aconteceu e a nasa ou os russos nos escondem

      Excluir
    2. Errado,a luz pode estar vindo de muito longe,mas isso vale só pra observação a olho nu,se vc usa um telescópio,tecnicamente vc já está quebrando a barreira da distância,então vc não está olhando pro passado

      Excluir
  48. uma raça alienigena avançada usaria a energia escura como meio de comunicação visto que é presente em todo o universo. não há barreiras nem tempo.

    ResponderExcluir
  49. Acredito que no maximo 100 anos, iremos descobri vida fora da terra. Existem varios projetos que possibilitaram isso, principalmente o de dobra de espaço, que eu particularmente gosto muito, e que vejo mais possível no momento, de viajar para outras galaxias. E so pra resaltar, nao entendo pq tem alguns religiosos que veem ate aqui pra falar merda

    ResponderExcluir
  50. somos a bosta dos ets por isso que so fazemos merda destruindo o planeta

    ResponderExcluir
  51. 90% dos comentários aqui postados foram pra agredir uns aos outros ,se houver mesmo vida fora desse mundo que benefício trará a eles ter contato com a terra por causa desses 90%

    ResponderExcluir
  52. Eu leio mas sinceramente não acredito que tenha pessoas que acreditam em dobra de espaço,viajem na velocidade da luz,fala sério,e tem quem diga que filmes não doutrinam kkkkk,o fato é que estamos sós,só existe a terra habitada,se todo o resto do fictício universo fosse real,não seria necessário usar cgi pra nos mostrar todas as tais descobertas

    ResponderExcluir