Tudo sobre a chuva de meteoros Geminidas 2015

chuva de meteoros Geminidas 2015 - saiba tudo sobre esse espetáculo
Quando acontece a chuva de meteoros Gemínidas 2015? Quantos meteoros vão riscar o céu? Como observar?


A chuva de meteoros Geminidas, também conhecida como Geminídeas ou Gemínidas acontece todos os anos, entre os dias 9 e 19 de dezembro, mas é entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2015 que teremos o privilégio de observar o máximo da chuva de meteoros Geminidas 2015, quando serão esperados cerca de 120 meteoros riscando o céu a cada hora! Geralmente, a taxa de meteoros da chuva Geminidas é de aproximadamente 80 meteoros por hora, porém os especialistas estão esperando algo grandioso para esse ano, especialmente por conta do brilho da Lua que não irá interferir na observação das belas "estrelas cadentes".


A chuva de meteoros Geminidas é uma das maiores chuvas de meteoros do ano. Diferente de algumas chuvas que são dificilmente vistas, a Geminidas produz meteoros fáceis de serem avistados, e não deve decepcionar os entusiastas que estão esperando ansiosamente por esse belíssimo evento.

meteoro geminideos
Meteoro gemindeos. Créditos: Henry Shaw / SummersMagic Photography

Preparamos essa matéria especial para que você encontre tudo aquilo que precisa saber sobre a chuva de meteoro Geminidas desse ano!


Como observar a chuva de meteoros Geminidas 2015?

Para observar uma chuva de meteoros não é necessário utilizar qualquer tipo de equipamento, como binóculos ou telescópios. Como os meteoros riscam uma grande parte do céu, o melhor é visto a olho nu. Qualquer equipamento vai atrapalhar a sua visão de qualquer meteoro, e no caso da Geminidas 2015 não será diferente.

O pico da chuva Geminidas 2015 acontecerá na madrugada do dia 13 para o dia 14, quando cerca de 120 meteoros devem riscar o céu a cada hora. O radiante (região do céu em que os meteoros parecem se originar) encontra-se na constelação de Gêmeos, próximo da estrela Castor. Mas lembre-se: para ver os meteoros, você não precisa olhar diretamente para essa constelação, mas sim ficar com seu corpo virado na direção em que ela se encontra.

radiante da chuva de meteoros geminidas 2015
Radiante da chuva de meteoros Geminidas na direção norte às 02h00 local.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Nessa época do ano, a constelação de Gêmeos nasce a leste por volta das 21h00 no seu horário local, mas é somente após a meia-noite, quando a constelação de Gêmeos ganha altura no céu, que os grande meteoros são esperados. O melhor horário para observar essa chuva é exatamente após às 02h00 da madrugada do seu horário local (não importa em qual lugar do globo você está, sempre será às 02h00 local). Nesse ponto, a constelação de Gêmeos já estará quase a norte, rumando em direção ao oeste.


Dicas para uma ótima observação da chuva de meteoros Geminidas 2015

Para aproveitar o máximo dessa chuva, procure um lugar longe de poluição luminosa, onde o céu seja o mais escuro possível. Reserve pelo menos uma hora para observação do céu, já que a nossa vista leva 20 minutos para se acostumar com o escuro.




Sente-se ou deite-se numa posição confortável, e não foque sua visão em apenas um lugar. A maior parte dos meteoros surgirão próximo da constelação de Gêmeos, porém, uma grande quantidade pode surgir em diferentes partes do céu. Ah! E uma boa compania pode fazer a noite ficar ainda mais mágica!


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Geminidas 2015

Mesmo que o céu esteja nublado em sua cidade, você ainda terá a oportunidade de observar os belos meteoros dessa chuva. Teremos uma transmissão ao vivo no dia 13 de dezembro, aqui mesmo em nosso site, graças a parceria do site Galeria do Meteorito com o Observatório Slooh. Para não perder esse grande espetáculo, clique aqui e confirme sua presença no evento! Assim você também recebe um alerta uma hora antes de seu início! Clique na imagem abaixo para ser redirecionado(a) à transmissão ao vivo:

geminidas 2015 - ao vivo pela internet

Além dessa belíssima chuva de meteoros, teremos outros grandes eventos no início de 2016. Clique aqui e confirme sua presença em todos eles, assim você recebe um alerta quando estiverem próximos!


O que causa a chuva de meteoros Geminidas?

Orbita do asteroide Faetonte
Órbita do asteroide 3200 Faetonte.
Créditos: divulgação

A chuva de meteoros Geminidas ocorre quando a Terra passa pelos fragmentos deixados pelo objeto 3200 Faetonte, um asteroide de 5 quilômetros, com características atípicas, o que sugere um cometa que perdeu todo seu material volátil. E no início de dezembro, o nosso planeta sempre passa pelos rastros deixados por esse grande objeto. Esses fragmentos entram na atmosfera da Terra com uma velocidade tão alta (cerca de 130.000 km/h) que o ar funciona como uma barreira, criando o brilho intenso conhecido popularmente como estrela cadente.


Por que essa chuva se chama Geminidas?

O nome das chuvas de meteoros acompanham a região do céu em que eles parecem surgir. No caso dessa chuva de meteoros, podemos observá-los a partir da constelação de Gemini (Gêmeos), e por isso, a chuva de meteoros originada do asteroide Faetonte ganhou o nome de "Geminidas", assim como a Orionidas (constelação de Órion), Perseidas (constelação de Perseus), etc...






Imagens: (capa:divulgação) / Henry Shaw / SummersMagic Photography / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / divulgação
09/12/15


Junte-se a mais de 100 mil apaixonados pela Astronomia
Curta nossa página no Facebook!



Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. A partir de qual horário se inicia a transmissão??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dia 13 as meia -noite ou e as 2 da manhã

      Excluir
    2. A transmissão será no dia 13 de dezembro a partir das 23h00 (horário de verão). Um grande abraço!

      Excluir
  2. É em qualquer parte do mundo pode ser vista a chuva de meteoros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Marcos. A chuva de meteoros Geminidas 2015 poderá ser vista de qualquer parte do mundo. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Além dessa chuva teremos no dia 22 de dezembro a chuva de meteoros Ursids que é quando nosso planeta cruza a órbita do cometa Tuttle.

    ResponderExcluir
  4. Acho que não vou assistir a chuva de Meteoros no céu não consigo mal ver a constelação de Cruzeiro do Sul por causa da poluição e o clima.

    ResponderExcluir
  5. E em relação ao horário de verão? Sou de salvador, aqui não tem, ou seja, vai ser mesmo as 2 da manhã sem o horário de verão?!?

    ResponderExcluir