Nova imagem do 'Nascer da Terra' visto da Lua é simplesmente exuberante

nascer da terra visto da lua
Nova imagem da Terra divulgada pela NASA é de tirar o fôlego!



Uma nova foto espetacular da Terra feita do espaço deixou os apaixonados pela astronomia de boca aberta. A imagem foi capturada pela sonda robótica Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, e mostra o nosso planeta iluminado pelo Sol, acima de uma paisagem lunar exuberante, com ondulações e sombras em sua superfície.

Imagem do Nascer da Terra visto da Lua
Um registro espetacular do Nascer da Terra visto a partir da Lua, liberado em dezembro de 2015.
Créditos: NASA / Goddard / Arizona State University

"A imagem é simplesmente impressionante", disse Noah Petro, cientista do projeto LRO, no Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA. "A imagem da Terra remonta a antiga e famosa foto que ganhou o nome de "Blue Marble" (Bolinha de Gude Azul), feita pelo astronauta Harrison Schmitt durante a missão Apollo 17 (que ia em direção a Lua), a mais de 40 anos atrás, que também mostrava o continente africano proeminente.

Blue Marble - foto da Terra
Blue Marble, a famosa imagem da Terra feita durante a missão Apollo 17.
Créditos: NASA / Apollo

A imagem parece uma combinação da "Blue Marble" e da "Earthrise" (Nascer da Terra), feita pela tripulação da Apollo 8 (com os primeiros astronautas a deixar a órbita da Terra, ao orbitar a Lua em 24 de dezembro de 1968).

Earthrise - foto
Earthrise, ou Nascer da Terra, foi a primeira imagem colorida que
mostrou a Terra com a superfície lunar em primeiro plano.
Créditos: NASA / Apollo

A famosa imagem de 1968 não foi, na verdade, a primeira foto que mostrou o "nascer da Terra". O grande feito pioneiro foi feito pela sonda robótica Lunar Orbiter 1, da NASA, em 1966, porém, por ter sido uma foto em preto e branco, não teve o mesmo impacto dramático e duradouro na sociedade.

a primeira imagem da Terra vista da Lua
No dia 23 de agosto de 1966, a sonda Lunar Orbiter 1, da NASA, registrou a primeira imagem da Terra vista a partir
do ponto de vista lunar. A foto acima foi digitalizada a partir da imagem original impressa.
Créditos: NASA / Lunar Orbiter 1

A nova foto, lançada pela NASA nesse mês de dezembro de 2015, foi criada a partir de uma série de fotografias que a sonda LRO registrou dois meses antes, quando o robô (com o tamanho de um carro) chegou a cerca de 134 km acima da região Compton Crater, no lado oculto da Lua, aquela que não conseguimos observar a partir da Terra.




A missão de 504 milhões de dólares LRO foi lançada em junho de 2009, e inicialmente trabalhou apenas recolhendo informações e dados que poderiam ser úteis em futuras viagens tripuladas à Lua. Agora, mais exatamente desde setembro de 2010, a sonda ganhou missões científicas que são estudadas com mais ênfase, e que podem dar uma luz em outras questões que cercam o nosso belo satélite natural.


Fonte: Space / NASA
Imagens: (capa: imagem original da NASA alongada) / NASA / Goddard / Arizona State University / Apollo / NASA / Lunar Orbiter 1
22/12/15










Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

46 comentários:

  1. Bem... acho que as fotos feitas nos anos 60 são melhores por serem originais. Este tal de photoshop não me cai bem. Fotomontagens e manipulações em nada tem a ver com a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é possível essa foto. com a nikon 900 tiro fotos close up de 1/4 da lua.

      Excluir
  2. Muito lindo nosso planeta.
    Agora tenho uma pequena grande pergunta; Cade as estrelas?
    Se os mais eruditos poderem responder... A vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou especialista, mas posso explicar de acordo com as observações, algumas informações e experiência. As lentes de câmeras não funcionam do mesmo modo que nossos olhos. Em uma câmera precisa-se regular o obturador (entrada de luz) e o ISO para a sensibilidade correspondente ao objetivo que se deseja, então, para tirar a foto da Terra a partir da Lua, o obturador deve estar regulado de tal maneira que a luminosidade da Terra não estoure, e assim a imagem não ficar totalmente esbranquiçada e ilegível. Nesse sentido, o obturador e o ISO são regulados de forma que a entrada de luz seja reduzida para que evite esse estouro de luminosidade, e como a luz das estrelas é de menor magnitude, nessa regulagem a luz das estrelas não são captadas pela câmera. Para captar a luz das estrelas, é preciso que se regule o ISO para um valor maior, assim como maior tempo de exposição do obturador para mais entrada de luz. Você mesmo pode fazer esse teste como uma câmera doméstica (caso ela tiver a função de tempo de exposição), ou ao menos regular com um ISO maior (por exemplo: 800, 1600, por aí vai), e certamente verá estralas nas imagens, mas tirar foto da Lua com essa configuração, vai ver algo semelhante ao sol. Para bater foto da lua com os detalhes das crateras e das manchas pretas, é preciso regular o ISO para o mais baixo possível (100 ou 80) que normalmente já é possível (não me recordo se bater a foto com flash ou sem flash). Faça os testes e verá o resultado.

      Excluir
    2. Bela explicação. Técnica e simples.

      Excluir
    3. Excelente explicação Flávio!

      Excluir
    4. Mas Flavio, estes recursos podem ser aplicados em uma câmera comum e nas condições atmosférica da Terra, porém, será que na lua funcionaria do mesmo modo, já que lá as condições são outras?

      Excluir
    5. Dependendo da velocidade do obturador só aparece quem tem mais luz refletida.

      Excluir
  3. Respostas
    1. a imagem original era em preto e branco, precisou de algumas técnicas de "colorimento" (não sei o termo certo) para que ficasse mais próximo a realidade

      Excluir
  4. Fiquei de boca aberta ao ver essa imagem espetacular !!!! Acho que fiquei uns 5 minutos assim, kkkk...Mas nas fotos que tenho dos astronautas na Lua, a Terra prece que está menor, mais de longe. Porque será? Na terceira foto do post a Terra parece menor também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende muito da lente utilizada... da distância que a imagem foi feita, etc... veja que nessa imagem recente, a visão estava ampliada em relação a imagem antiga (preto e branco). Podemos perceber isso se compararmos a superfície da Lua. Na foto recente, temos uma visão muito mais aproximada, e portanto, a Terra também parece maior. Abraços Bárbara!

      Excluir
    2. Além de que a distância entre a Terra e a Lua não é mesma o tempo todo. Considerando todos os movimentos da Terra, e da própria lua, temos dias em que a lua está mais próxima, assim parecendo maior. E vice-versa. Por isso a Terra parece maior.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Flávio, ótima resposta de fácil entendimento

    ResponderExcluir
  7. Qdo eu falo que a Nasa quase nunca mostra imagens reais, povo custa a acreditar..pura arte digital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha humilde opinião, acho que nem homem e nem máquina chegaram nesse lugar, aonde supostamente esta foto foi tirada. Mas enfim. Acredita quem quer. Essa foto é uma montagem muito mal feita!

      Excluir
    2. ISSO MESMO ARTE DIGITAL.. TOTALMENTE FAKE.. SERÁ QUE TEM ALGUÉM QUE NÃO CONSEGUE VER ESSA MONTAGEM??

      Excluir
  8. Para aqueles que sofrem do mal da "teoria da conspiração", vale apena dar uma olhada no imenso album de fotografias da missão Apollo no Flickr. Quem sabe isso ajude as pessoas a "acreditar" mais na capacidade humana em se superar.

    https://www.flickr.com/photos/projectapolloarchive/albums/

    ResponderExcluir
  9. Qdo eu falo que a Nasa quase nunca mostra imagens reais, povo custa a acreditar..pura arte digital

    ResponderExcluir
  10. Quem consegue se superar é atleta esportista e homem corno...o papel da Nasa é pegar a infantilidade daqueles que tudo acreditam qdo ela lança algo que interessa somente e exclusivamente a ela. Já queles que tem um QI mais avançado e evoluido mentalmente acaba com os argumentos falsos como nosso leitor All Blog's e do flávio. Até pq o homem nunca pisou na lua, foi apenas uma montagem muito bem feita na minha opinião e um dia a verdade vai aparecer. Por acreditarem em tudo é que o nosso país ta essa merda geral!

    ResponderExcluir
  11. Quem consegue se superar é atleta esportista e homem corno...o papel da Nasa é pegar a infantilidade daqueles que tudo acreditam qdo ela lança algo que interessa somente e exclusivamente a ela. Já queles que tem um QI mais avançado e evoluido mentalmente acaba com os argumentos falsos como nosso leitor All Blog's e do flávio. Até pq o homem nunca pisou na lua, foi apenas uma montagem muito bem feita na minha opinião e um dia a verdade vai aparecer. Por acreditarem em tudo é que o nosso país ta essa merda geral!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Takashi os caras são uma especie de fãs da Nasa tudo que colocam eles acreditam...

      Excluir
  12. Esse Takashi e muito chato véi, todo mundo e iludido...menos ele,ta pior q religioso man, quem dera o Brasil tivesse uma agencia espacial metade do que a Nasa e, a Índia acabou de lançar outro foguete, China, Japão, Russia, Israel, entre outros, muito mais avançados, e nos aqui, com o complexo do 'idiota', q aflige a America Latina, temos que criticar menos e aprender mais com os gringos. Se liga Takashi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tim tones! eu não me importo do que vc acha de mim.Eu sabia que minha opinião a respeito do homem não pisar na lua alguns reagiriam com rejeição. A verdade queira vc ou não é que a humanidade foi feita de palhaço e infelizmente tudo que a Nasa lança, não se contesta.
      Se vc pesquisar pelos fatos e fotos das missões á lua verá que não condiz com a verdade. A principal e a mais intrigante é a bandeira dos EUA tremulando na lua, num local onde não há atmosfera, portanto não pode existir vento.
      nas fotos mostra pegadas no solo lunar dos astronautas, no entanto , para se formar pegadas precisa de umidade no ar e na lua não há nem ar e nem umidade.
      As fotos lá foram batidas contra o sol e jamais os dizeres UNITED STATE poderiam ser enxergados, já que nessa posição queimaria todas as fotos.
      A Nasa vacilou numa missão deixando os pés do módulo lunar colocados sobre o chão e tentaram corrigir a falha na próxima apoiando os pés para se aproximar da realidade.
      Se uma pegada de um astronauta pode fazer marcas como mostra nas fotos, imagine a marca que os suportes dos módulos fariam no solo lunar. O sistema de propulsão para frear o módulo teria feito uma imensa marca devido a força dos gases ( ação e reação). E houve grande impacto porque o piloto automático não funcionou e foi feito pelo comando manual e onde estão as marcas do impacto?
      As roupas da época dos astronautas resistiram a tudo até a radiação solar exacerbada e sabemos que a radiação solar incidente na lua, sem atmosfera é mortal para qualquer ser humano.
      Poderia ficar aqui mostrando inúmeras falhas que me levou a acreditar que foi uma fraude bem arquitedada, uma vez que o ambiente nas fotos feita pela Nasa é semelhante com o Deserto de Nevada nos EUA e é uma área extremamente vigiada sem acesso a estranhos.
      Os astronautas conversaram da lua com a Nasa na Terra em tempo real e sabemos que esta tecnologia não existe até hoje.
      A Nasa so realizou as missões na gestão do presidente Nixon que era envolvido em fraudes tanto qto nossos políticos que estão expostos na midia.
      Porque eles mentiram tanto? porque depois que concretizasse a grande farsa,os grandes investidores internacionais iriam investir todo seu dinheiro no país mais evoluído tecnologicamente do mundo. E foi o que aconteceu, após o feito que perdura até hoje como sendo verdade para a humanidade, os EUA viraram a mega potência, viraram os donos do mundo.
      Eu exponho aquilo que acredito,depois de pesquisar bastante para que fique claro para mim o assunto. Eu não tenho que convencer a ninguém sobre aquilo que acredito e deixo vc a vontade para me qualificar como achar melhor dentro de um limite.Olhe bem sua última frase e aprenda com ela, absorva e a leve para vida toda. Se liga Tim!

      Excluir
    2. Takashi, com todo respeito, nunca li tanta besteira junta. "sabemos que a radiação solar na lua é mortal" - sabemos, quem? Por que mortal? O local do pouso recebia luz solar em ângulo, e a radiação solar não é toda ionizante, isso mais acontece nos flores, mas não o tempo todo. Você diz ter pesquisado "bastante"? Okay, quantos watts por metro quadrado é a incidência de radiação no solo lunar? Quantos Rads? Comunicação lua terra é considerado super perto para Rádios HF da época. A propagação demora em torno de um segundo, mas isso você também pesquisou bastante né? Sabe até o fabricante dos rádios, certo? Houve "um grande impacto no pouso"... De onde saiu essa besteira? O pouso foi super tranquilo, velocidade menor de 1 pé por segundo, isso você também pesquisou não? E qual foi mesmo o nome das áreas de pouso de todas as missões? E quantas missões foram? Sabe de cabeça, né Takashi? Meu amigo, estude mais, vá para a escola, aprenda mais sobre física. Uma bandeira toda amassada esticada numa ripa metálica que funciona como mola, não precisa de vento para balançar por alguns segundos. Sabe o que eu penso Takashi? Você tem raiva por não morar nos Estados Unidos, tem muita inveja da capacidade americana de fazer as coisas. No Brasil nem transístor se fábrica, você tem raiva de ter que usar um computador para ler esse texto, invenção é tecnologia americanas, coisa chata né?

      Excluir
    3. Caro Wlip! já fui aos EUA não por opção, mas adolescente não tem escolha qdo a família te impõe. Seu eu tivesse que morar em algum lugar seria no meu país o Japão, embora não concordando com a cultura severa dele.
      Você não me conhece, então não compare a sua vida com a dos outros.Defendo até a morte o meu direito de opinar.
      Se alguém quer ler a minha opinião ótimo se não que cada um tenha o direito a sua. Opinião, assim como o PUM, só é bom o nosso.E nem sempre é bom, apesar do alívio.
      Tem gente que além de criticar os outros, ainda tem que subir no palanque e vomitar para aparecer.
      Pode continuar com sua arrogância, não me importo com o que pensam de mim ou pelo faço. Não vou mudar minhas opiniões para agradar a ninguém. Qto ao as invenções você precisa ir ao Japão para conhecer o que é tecnologia avançada que os EUA copiam deles. Pena que você não possa conhecer nem o Japão e nem os EUA, que pena né! desculpa !

      Excluir
    4. Takashi ren já fez cocô hoje?

      Excluir
    5. JÁ SIM!SÓ ESPERANDO VC PRA VIM LIMPAR MEU RABO.

      Excluir
  13. Nem é preciso teorizar muito para derrubar o argumento daqueles que acham que o homem não pisou na Lua. Basta ver as fotos nesse link:

    https://www.flickr.com/photos/projectapolloarchive/albums/

    São milhares de fotos, mostrando toda sequência da ida do homem a Lua, e em alta resolução. Se ainda assim continuar achando que tudo não passa de montagem, ai posso afirmar com toda a certeza que não estará mais fazendo uso da razão, mas sim da fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depois que vc ler o livro a fraude do século que mostra toda sequencia da fraude da ida do homem a lua.Se ainda assim continuar achando que tudo é mentira, ai posso afirmar com toda a certeza que não estará mais fazendo uso da razão, mas sim da fé.
      Reparou que peguei carona nas suas frases? pois é, se você pode ter sua opinião, porque eu não posso ter a minha? da mesma forma que seu link fez vc acreditar nos fatos, também acreditei nos argumentos de muitos pesquisadores.

      Excluir
    2. depois que vc ler o livro a fraude do século que mostra toda sequencia da fraude da ida do homem a lua.Se ainda assim continuar achando que tudo é mentira, ai posso afirmar com toda a certeza que não estará mais fazendo uso da razão, mas sim da fé.
      Reparou que peguei carona nas suas frases? pois é, se você pode ter sua opinião, porque eu não posso ter a minha? da mesma forma que seu link fez vc acreditar nos fatos, também acreditei nos argumentos de muitos pesquisadores.

      Excluir
  14. Cadê os mais de 2.700 satélites?
    E as estrelas, o que aconteceu com elas?

    ResponderExcluir
  15. Takashi ren. Por que então a URSS ficou calada, quanto a farsa, já que ela era a principal interessada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como eles iriam provar que foi fraude?? se nao tinham acesso ao material original?? ou tu achas q EUA iria dizer ah não acreditam? ,, vem aqui e peguem as fitas pra analisar?? brincadeira esse argumento pra mim...

      Excluir
  16. Tentar discutir com esses conspiracionistas é pior do que tentar secar gelo. Aposto que eles também são a favor do bolsonaro e acredita que a merda toda que está acontecendo em nossa política é culpa única e exclusiva dos "comunas" do PT. Eles mal devem saber a fórmula da velocidade média, como acham que podem discutir questões astrofísicas que estão a anos-luz de suas capacidades cognitivas atuais? O máximo das "pesquisas" que eles fazem limita-se a procurar vídeos no YouTube de pessoas que vomitam as mesmas abobrinhas que eles. E assim caminha a brasilidade, com gente ignorante por todos os lados cuspindo suas próprias verdades na cara de todo mundo, crendo com seus cérebros subdesenvolvidos que são os únicos esclarecidos da
    Face da Terra enquanto todo o resto continua preso na Matriz.

    ResponderExcluir
  17. Que estranho, como 2 objetos fotografados do mesmo lugar tem 2 tamanhos diferentes ?

    ResponderExcluir
  18. Pronto meus queridinhos: 2 fotos do site da Nasa os links apontam pra lá com Terra em 2 tamanhos diferentes.. pq fazer foto fake se eles afirmam ter ido lá???? Não vem dizer que foi o zoom.. que eu vou rir..
    http://www.hq.nasa.gov/office/pao/History/ap11ann/kippsphotos/6642.jpg
    http://www.hq.nasa.gov/office/pao/History/ap11ann/kippsphotos/6550.jpg

    ResponderExcluir
  19. Nibiru vem logo pra acabar com essa picuinha kkkkk

    ResponderExcluir
  20. Não tem a foto real sem retoques? É o mesmo caso das imagens da Cassini.

    ResponderExcluir
  21. Agora sinto saudades das bolinhas de gud. Tem umas que são tão bonitas quanto estas fotos e podemos pegar. Vou comprar.

    ResponderExcluir