O planeta anão Ceres em um sobrevoo cinematográfico!

vídeo espetacular de sobrevoo em Ceres
Venha conhecer Ceres em detalhes nesse vídeo que é uma verdadeira super-produção!

Esse vídeo vai surpreender a todos! A equipe de câmera do Centro Espacial Alemão, DLR, utilizou imagens obtidas pela sonda Dawn, que foram aprimoradas para revelar detalhes fantásticos de Ceres! O vídeo é uma animação, mas foi montado a partir de imagens reais, feitas na órbita de mapeamento da sonda, a uma altitude de 1.450 quilômetros acima da superfície do planeta anão. Prepare-se para ver um mundo incrível, e repleto de detalhes fantásticos!


"O espectador pode observar as paredes escarpadas da cratera Occator, e também Dantu e Yalode, onde as crateras são mais rasas", disse Ralf Jaumann, cientista da missão Dawn.




Após o grande encontro da sonda Dawn, tivemos grandes vídeos de sobrevoos em Ceres, mas nenhum deles conseguiu alcançar esse nível tão cinematográfico. E o melhor: as imagens são todas reais! Podemos ver claramente os famosos pontos brilhantes em sua superfície. Além disso, a música foi perfeitamente escolhida, criando uma interação de imagem e som fantástica. Uma verdadeira obra de arte!

A cor foi melhorada, a fim de destacar as diferenças sutis na aparência e nos materiais de superfície. No novo vídeo, as áreas com tons marrons na superfície de Ceres indicam a presença de filossilicatos (tipicamente encontrados na argila), enquanto tons azuis destacam regiões mais jovens, onde a superfície pode ter mudado recentemente devido a fluxos de gelo ou outros materiais, bem como fossas e fissuras, segundo a Nasa.




Ceres possui 974 quilômetros de diâmetro, sendo o maior objeto localizado no Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter. Muitas vezes ele é referido como asteroide, mas o termo correto é planeta anão. Como resultado, a sonda Dawn ganhou o título de ser a primeira espaçonave a visitar um planeta anão.







Fonte: NASA
Imagens: (capa-divulgação/NASA/JPL) / DLR / NASA / JPL-Caltech / UCLA
04/02/16

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Muito boa a matéria, estão de parabéns como sempre!

    ResponderExcluir
  2. O planeta Ceres foi eternizado: conheça o vídeo de ouro que vaga no espaço interestelar pelas anteninhas de uma sonda, que viu luzinhas lá mas que até agora ninguém sabe que diabos é aquele treco brilhante. A NASA tá agindo como criança cagada.

    ResponderExcluir
  3. E foi dito o que seriam as luzes brilhantes vistas no planeta?

    ResponderExcluir
  4. Um bom lugar pra se montar uma base de reabastecimentos para futuras pesquisas nas luas de Júpiter e Saturno

    ResponderExcluir
  5. Um bom lugar pra se montar uma base de reabastecimentos para futuras pesquisas nas luas de Júpiter e Saturno

    ResponderExcluir