Veja como seria o céu se os planetas estivessem no lugar da Lua!

os planetas no céu no lugar da Lua
O céu seria muito, muito diferente...

Toda pessoa apaixonada pelo céu noturno tem o desejo de ver os planetas "bem de perto", e quanto maior o telescópio, maior será a realização de ver algo tão belo e grandioso quanto os nossos vizinhos planetas do Sistema Solar. Mas e se nem sequer precisássemos de telescópios para vê-los com tanta clareza? E se os planetas estivessem tão perto da Terra quanto a Lua? Como seria olhar para o céu?

Um criador e animador de vídeos, que utiliza a tag de Nick em seu canal no YouTube chamado Yeti Dynamics, publicou um vídeo que nos mostra, através de montagens, como seria o céu se Vênus, Marte, Saturno, Urano e Netuno estivessem exatamente na mesma distância da Lua. E se você está se questionando sobre Mercúrio, Nick justificou sua exclusão pelo fato do planeta mais próximo do Sol ser quase do tamanho do nosso satélite natural, portanto seria quase imperceptível se comparado a nossa própria Lua no céu.




Como é explicado na descrição do vídeo, se essa simulação fosse real, a Terra se tornaria um satélite de Júpiter, Saturno e Urano, por serem muito maiores e mais massivos. Já com relação a Vênus e Marte, seriam criados sistemas binários, pois a Terra e os outros planetas de tamanho e massa equivalentes orbitariam um ponto que estaria fora dos dois corpos.


Através dessa simulação muito bem feita, podemos entender melhor a proporção dos planetas vizinhos, e a amplitude de todo o Sistema Solar. Afinal, se na distância da Lua eles ocupariam uma grande parte do nosso céu, imagine a distância necessária para que eles sejam vistos apenas como pontos brilhantes, que muitas vezes são confundidos com estrelas.

Outro ponto a ser destacado é que, apesar de termos a visão magnífica dos planetas no céu, no caso dos gigantes Saturno, Júpiter, Urano e Netuno, perderíamos algo que já estamos acostumados: as estrelas. O brilho da nossa Lua já é suficiente para ofuscar grande parte das estrelas, imagine então a luz solar refletida nesses gigantes? As noites poderiam ser tão claras quanto um entardecer ou amanhecer... e a Via Láctea seria invisível aos olhos humanos.




No caso de Saturno, podemos ver que seu satélite Tétis passa entre a Terra e o Gigante de Anéis. Já Dione, outro satélite do planeta, estaria na mesma distância da Terra, ou seja, em rota de colisão com o nosso planeta. Apesar da visão surreal, ainda bem que é apenas uma simulação!

E qual é seu planeta favorito? Qual deles deixaria o nosso céu mais bonito? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários!






Fonte: YouTube / Yeti Dynamics
Imagens: (capa-ilustração/Yeti Dynamics) / Nick / Yeti Dynamics / YouTube / divulgação
05/04/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Eu sempre gostei mais de Netuno, mas é uma pena que ele esteja tão distante, que nem possa ser visto a olho nu. Acho que se Netuno estivesse no lugar de Marte já seria bom.

    ResponderExcluir
  2. NÃO DEVERÍAMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS FORÇAS GRAVITACIONAIS DE JÚPITER E SATURNO, QUE SERIAM OS MAIORES. EU GOSTO DE JÚPITER, FASCINANTE. O MELHOR FICOU PRO FINAL, UM CAMINHÃO DA BUDWEISER, ESSE SIM!PARABÉNS PELA MATÉRIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos desta vez, não era da Coca Cola!!

      Excluir
    2. Pelo menos desta vez, não era da Coca Cola!!

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkk com certeza o melhor pro final

      Excluir
  3. Com certeza a gravidade iria afetar a terra

    ResponderExcluir
  4. Veja como seria o céu se a PAZ estivesse no lugar das armas e de um deus sujo.

    ResponderExcluir
  5. Esse video ficou perfeito! lógico que isso fica apenas na imaginação! bela matéria!

    ResponderExcluir
  6. SINCERAMENTE JUPITER SATURNO URANO E NEPTUNO Ñ PODEM CONTAR POIS IRIAM PUXAR A GENTE PARA ELES AI IA FERRAR NÓS TODOS MELHOR TIRAR VENUS TAMBEM PQ VENUS É UM POUCO MENOR QUE A TERRA MAIS é DO TAMANHO MEDIO

    ResponderExcluir
  7. Essa escala tá errada nunca ia ser assim o tamanho visto dá terra.mas tabom dá pra quebrar o galho.

    ResponderExcluir