7 mundos dos filmes Star Wars que podem existir de verdade em nossa própria Galáxia

mundos de star wars que podem existir de verdade
Você já imaginou que alguns mundos da ficção científica poderiam existir na vida real?


Star Wars, ou Guerra nas Estrelas (como é conhecido em português), é uma das séries de filmes mais fantásticas do estilo ficção científica. Além de romance e política, os filmes de George Lucas acenderam a paixão pelo espaço em muitas pessoas, mostrando mundos diferentes e abrindo nossas mentes para realidades que, na época, eram impossíveis. Muitos fãs de Star Wars hoje se tornaram cientistas e até mesmo astronautas, graças a magia que o filme desperta com relação ao espaço. Mas será que os mundos que conhecemos em Guerra nas Estrelas poderiam existir de verdade? Confiram em nossa série especial!

Estrela da Morte
Estrela da Morte
Apesar de não ser um "planeta" propriamente, esse objeto gigantesco é o primeiro da nossa lista. Conhecida por todos os apaixonados dos antigos filmes, a "Estrela da Morte" é uma arma projetada para destruir planetas. A primeira vez que ela apareceu na série foi no episódio IV (filme original de 1977), quando destrói Alderaan, e Obi-Wan Kenobi sente algo estranho, mesmo sem saber do ocorrido. "Eu sinto um grande distúrbio na Força, como se milhões de vozes chorassem em desespero antes de serem silenciadas. Eu temo que algo terrível tenha acontecido."

Pois bem. O fato é que temos a nossa própria "Estrela da Morte" aqui, em nosso Sistema Solar. Mas não precisa ficar preocupado(a), pois não se trata de uma arma de destruição planetária, mas sim de um satélite natural, que por coincidência se parece bastante com a Estrela da Morte original do filme. Você sabe de qual satélite estamos falando?

Mimas - NASA
Mimas, satélite natural de Saturno. Créditos: NASA

Mimas, que é uma lua de Saturno, possui uma aparência muito parecida com a Estrela da Morte, por conta de sua grande cratera chamada Herschel, que foi causada por um grande impacto de asteroide. Mas lembre-se: Mimas não é uma arma, e podemos apreciar seu visual peculiar tranquilamente...


Coruscant
Coruscant
Trata-se de um dos planetas mais memoráveis da série de Guerra nas Estrelas. Nesse mundo vivem milhares e milhares de raças diferentes, de diversos planetas, que coexistem nesse planeta high-tech, que mais se parece com uma megalópole ao estilo de Nova York com seus arranha-céus. Inclusive, Coruscant é quase toda coberta por cidades, que presenciaram várias revoluções ao longo do tempo.




Coruscant era conhecida como a capital do Império Galático, onde ocorriam todos os grandes encontros políticos, afinal, era também onde estava o senado. E apesar de ainda não termos encontrado um mundo com grandes cidades e civilizações avançadas, existe um planeta que, segundo a NASA, poderia ser um verdadeiro Coruscant.

Kepler 452b
Ilustração artística do exoplaneta Kepler 452b. Créditos: NASA

Kepler-452b é um exoplaneta potencialmente habitável, localizado em um sistema estelar que tem 1.5 bilhões de anos a mais que o nosso, ou seja, tempo suficiente para desenvolver tecnologia e uma grande civilização como aquela que vemos em Coruscant.


Mustafar
Mustafar
Esse é um planeta conhecido por seu potencial mineral, e uma verdadeira visão do inferno. Indo mais a fundo na história de Star Wars, Mustafar é como um quartel general da Black Sun, que é um grupo criminoso aliado ao sith Darth Maul e seus seguidores, no episódio Guerra dos Clones.

E assim como na história do filme, existe um mundo que seria uma verdadeira visão de Mustafar. Você não conseguiria chegar muito perto do exoplaneta CoRoT-7B, a não ser que utilizasse uma tecnologia inovadora com proteção térmica. Ele é gigantesco, e tem o tamanho aproximado de Saturno.

CoRoT-7B
Ilustração artística do exoplaneta CoRoT-7B. Créditos: NASA

A superfície de CoRoT-7B tem uma temperatura média de assustadores 2.000°C, e sua estrela poderia ser vista ocupando grande parte do céu, por conta de sua proximidade, segundo a NASA.


Tatooine
Tatooine
Esse é, provavelmente, o planeta mais famosos e amado da série Guerra nas Estrelas, isso porque é o lar de Luke Skywalker e seu pai (pré-Darth Vader) Anakin. O planeta é desértico e orbita dois sóis. A água lá é bem escassa, e é adquirida pelos habitantes através de uma tecnologia que retira água da atmosfera. Ainda assim, todos que vivem em Tatooine encontram um tempo vago para assistir as famosas Pod Races (tão famosas quanto a Copa do Mundo ou o Super Bowl aqui na Terra).




Na vida real, existem alguns exemplos de planetas iguais a Tatooine, que teriam dois sóis no céu, como Kepler-16b, por exemplo. E não para por aí! Já foram detectados planetas que orbitam não apenas 2, mas até 3, 4 ou 5 estrelas! [conheça um sistema de cinco estrelas detectado recentemente]

Kepler 16b
Ilustração artística do sistema Kepler 16 com o planeta Kepler 16b. Créditos: NASA

Quando os cientistas da época conheceram o tal planeta Tatooine, foi uma avalanche de críticas severas ao criador George Lucas, que foi acusado pelos astrônomos de extrapolar os limites da ficção científica, afinal, era impossível (na época) um planeta orbitar dois sóis. Algum tempo depois, Kepler 16-b foi descoberto, e George Lucas foi admirado mais uma vez por todos, afinal, ele tinha se tornado um roteirista visionário!


Hoth
Hoth
Mostrado no episódio V: O Império Contra Ataca, esse mundo de gelo serviu como base temporária da Aliança para combater o Império Galáctico. Hoth é como uma gigantesca bola de neve, lar dos Tauntauns e inóspito a qualquer espécie que não seja geneticamente preparada para o frio extremo. Sem grandes casacos, ninguém consegue sobreviver uma noite por lá.

Hoth
Ilustração artística do exoplaneta OGLE-2005-BLG-390Lb. Créditos: NASA

O fato é que existem diversos mundos na vida real que se parecem bastante com Hoth de Star Wars. Porém, segundo especialistas da NASA, o que mais se assemelha é OGLE-2005-BLG-390Lb. Sua temperatura média é de -220°C (quase o zero absoluto!). Portanto, esse poderia ser o lugar ideal para encontrar um Tauntaun... Será?!


Kamino
Kamino
Esse é um mundo de água dos filmes Star Wars. Seus habitantes, com aparência longilínea e extremamente elegante, são os responsáveis pela tecnologia de clonagem que deu origem ao Exército de Clones. Em Kamino existe ainda uma outra espécie super interessante chamada Aiwha, ou "Baleias Voadoras", que são montada pelos kaminoanos para explorar e percorrer o grande mundo de água.

Kepler 22b
Ilustração artística do exoplaneta Kepler 22b. Créditos: NASA

E assim como em Kamino, acredita-se que o exoplaneta Kepler-22b também seja encoberto por um oceano global. Como esse planeta tem mais que o dobro do tamanho da Terra, também é possível que ele seja um gigante gasoso.


Alderaan
Alderaan
Lar da Princesa Leia, esse belíssimo planeta é repleto de áreas verdes, oceanos e muita, muita vida. Seus habitantes possuem uma preocupação em preservar sua fauna, e qualquer tipo de arma foi banida em todo seu globo após os horrores causados pelas Guerras Clônicas.

E existe um planeta, muito conhecido por todos nós, que se parece bastante com Alderaan. E não precisamos ir muito longe para conhecê-lo. Sim! Você está sobre ele neste exato momento: o planeta Terra!

Planeta Terra
Imagem do planeta Terra feita durante a missão Apollo 17, no dia 07 de dezembro de 1972.
Créditos: NASA

Até onde se sabe, aqui é o único local onde a vida prospera majestosamente. Mas infelizmente, pelo menos até o momento, temos muito o que aprender com os habitantes de Alderaan quando o assunto é preservação ambiental. Mas quem sabe um dia?!!




Atualmente, a série Star Wars é vista como uma grande alavanca que impulsionou (e continua impulsionando) várias pessoas ao Universo da Astronomia. Essa série despertou a paixão pelo cosmos em toda uma geração, e ao que parece, continuará despertando a curiosidade em conhecer o Universo lá fora...






Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / Star Wars / Lucas Films / NASA
17/06/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez aqui no caso ficção acompanha a realidade ou a realidade que acompanha a ficção!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ricardo Kai! A ficção muitas vezes se prova real, de fato... Abraços!

      Excluir
  2. QUE EXCELENTE MATÉRIA, AS COMPARAÇÕES FORAM TÉCNICAS, MAS DE UM MODO FANTASIOSO DE MUITO BOM GOSTO. SOU FÃ DE STAR WARS (NOVIDADE). DEU ATÉ VONTADE DE VER TODOS OS FILMES NOVAMENTE. NOSSA ALDERAAN ESTÁ PRECISANDO MUITO DE MAIS PAZ NOS CORAÇÕES E AMOR EM NOSSAS ALMAS.PARABÉNS A TODOS DO GALERIA DO METEORITO POR MAIS ESTA MATÉRIA ESPETACULAR, PRA ANIMAR A SEXTA-FEIRA DA GENTE. UM ÓTIMO FIM DE SEMANA A TODOS. UM GRANDE ABRAÇO\O/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então alcançamos nosso objetivo Mario Farias! Muito obrigado pelos elogios! Ficamos muito, muito felizes pelo prestígio de nossos leitores!

      Um grande abraço! :)

      Excluir
  3. Mais uma matéria ESPETACULAR! Adoro Star Wars e esse site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos 2 Eder! heheh

      Muito obrigado pelo elogio! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Sim, a Terra é o mais fantástico de todos!!! Espero que no futuro ela não se torne uma Coruscant...

      Abraços Samuel!

      Excluir
  5. Grande matéria! Muito bem feita e bem estruturada.
    Recentemente assisti a todos os Star Wars, na ordem cronológica da história da saga. É um filme com mundos maravilhosos, personagens incríveis e batalhas épicas, mas acho que peca bastante no roteiro. Mas nem o roteiro fraco é capaz de estragar a monumentalidade que esse filme alcançou.
    Se o multiverso existe, é certo que todos esses mundos existem exatamente igual ao que é mostrado nos filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Milton Kajita! Eu também (Richard) assisti a todos os filmes Star Wars na ordem cronológica, antes de assistir o novo que foi lançado no cinema. Star Wars é mesmo fascinante, e tem o poder de abrir a nossa mente para muitas coisas que ainda nem sequer foram sugeridas por cientistas e astrônomos. Mas quem sabe num futuro próximo? Ou numa Galáxia muito, muito distante?!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. "WHROOOOARRRR.... WHROOARRRR... WHROOOAAARRRR". Venho por meio de Chewbacca protestar que o planeta dele não foi lembrado! Ahhh... e a Lua Endor, dos "Ursinhos Carinhosos", possivelmente encontra-se em 70-Virginiis, no planeta gigante situado na área habitável da estrela. Uma das luas do gigante de gás 70-Virginiis-D poderá ser habitável como a Lua de Endor? O filme CARAVANA DA CORAGEM mostra a mesma lua, com mais detalhes!
    Já a corrupção adotada pelos Sith, do lado negro da força...
    Impeachment... eu sou seu pai!!!! NNNNNÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ00000000000000
    E a Juno tá pertinhooooooooo.... Em Julho ela chega a Zeus! Ave Zeus!!! Os Romanos te saúdam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "WHROOOOOARRR.........WHOAAAAAARRRRRRR". Isso significa que Chewbacca está pedindo um novo episódio para incluir o planeta dele, o Kashyyyk... hehehe

      Mas tem um detalhe "Fora do Ar": a Lua Endor dos "ursinhos carinhosos" como você diz, tem 2 sóis (segundo a história paralela ao filme), diferente do exoplaneta 70 Virginis-b, que orbita a estrela 70 Virginis, que pelo visto, não é um sistema duplo...

      E Juno está chegando em Júpiter. Acho que a NASA tá só esperando o famoso 4th of July para oficializar esse encontro... haaha

      Um grande abraço!



      Excluir
    2. Agora entendi o "WHROOOOARRRR.... WHROOARRRR..."
      Essa foi boa... hahahaha

      Excluir
  7. Alguém tem uma maquina de clones ai? Precisamos de uma guerra clônica para a Terra dar o próximo passo em caminho de se tornar uma Alderaan.... Perai...Antes precisamos destruir Mimas (estrela da morte) Pra Terra não ter o mesmo destino da Alderaan de SW.

    ResponderExcluir
  8. Noto que houve um engano na materia; o mundo gelado de Hoth foi mostrado no episodio O imperio contra ataca e não no episodio o retorno de jedi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Lanza! Muito obrigado por nos alertar! Já corrigimos o texto.

      Abraços!

      Excluir
  9. Noto que houve um engano na materia; o mundo gelado de Hoth foi mostrado no episodio O imperio contra ataca e não no episodio o retorno de jedi.

    ResponderExcluir