Qual é o cheiro de Marte?

qual é o cheiro de Marte
Qual seria a primeira sensação olfativa que sentiríamos ao pisar em solo marciano?


Sondas robóticas, orbitadores e rovers diversos já visitaram o Planeta Vermelho, onde foram encontrados compostos como sulfúrico, ácido, magnésio, ferro e cloro. Esses elementos ficam expostos ao Sol escaldante e presos na atmosfera rica em dióxido de carbono.

Nós, seres-humanos, nos baseamos muito pelo olfato. Pesquisas recentes mostraram inclusive que uma ótima maneira de se dar bem em um teste é estudar com um certo perfume, ou mascando um chiclete qualquer, e no dia da prova, usar o mesmo perfume ou mascar o mesmo sabor de chiclete. O aroma do perfume (ou do chiclete) irá ativar uma região do nosso cérebro responsável pela memória.

E justamente por sermos tão olfativos, logo imaginamos como seria o aroma de um certo lugar, ou planeta... e se o assunto é Marte, logo surge a pergunta: qual seria o cheiro do Planeta Vermelho? Esse mistério não é tão complicado de ser desvendado, afinal, podemos recriar um "sopro" marciano aqui mesmo, na Terra.


Tecnologia Headspace

Segundo Jacquelyn Ford Morie, fundadora e cientista chefe da empresa All These Worlds LLC (que utiliza a realidade virtual para recriar experiências de imersão), a tenologia Headspace coleta moléculas que são enviadas para um laboratório para serem analisadas. Os resultados normalmente sintetizam o aroma expelido em um certo ambiente.




De acordo com Jacquelyn, a tecnologia Headspace poderia ser utilizada para desvendar o aroma marciano. Uma futura missão poderia coletar dados precisos da atmosfera de Marte através de um espectrômetro, e então, enviar essas informações para os cientistas aqui na Terra. Esses dados seriam inseridos no supercomputador que finalmente, nos daria uma receita de como imitar a atmosfera marciana.

rover em Marte
Ilustração artística de um rover em Marte. Créditos: NASA

"Esse é o ponto alto para fragrâncias artesanais", disse Jacquelyn. "Podemos adicionar elementos relativamente 'fedidos' para recriar o aroma marciano, mas de uma forma que seria prazerosa para o nosso olfato". Muitas fragrâncias caríssimas utilizam pequenas doses de elementos mau-cheirosos em sua composição, e depois, o aroma fica agradável."


Perfume marciano

Segundo a especialista Jacquelyn, o cheiro de Marte seria parecido com o cheiro de fósforos queimados, mas ainda mais intenso, e ácido, com notas doces e suaves. Esse provavelmente será o odor que os primeiros colonizadores marcianos irão descrever.

"Imagine daqui a 30 ou 40 anos, quando tivermos estabelecido colônias em Marte. Os colonizadores não irão apenas se acostumar com esse cheiro, como também irão considerá-lo como algo normal: o cheiro de casa", disse Jacquelyn.




Estudos mostram que o cheiro de um ambiente é intimamente ligado a memória de longo prazo. Aromas de um ambiente familiar, por exemplo, trazem sensações nostálgicas e fortes sentimentos de tempos remotos, de quando eramos crianças. Portanto, quando os colonizadores de Marte retornarem à Terra, eles provavelmente irão engarrafar alguns "perfumes marcianos" para se lembrarem da época em que viviam bem longe daqui.


Aromas de outros mundos

Quando os primeiros astronautas sentirem o cheiro de Marte, não será a primeira vez que isso terá acontecido.

Durante a missão Apollo, que aterrissou em solo lunar, alguns astronautas trouxeram pequenas rochas e um pouco de poeira para serem estudadas em laboratórios. Além disso, a parte externa dos trajes espaciais ficaram repletas de poeira lunar. Ao retirar seus capacetes, já dentro do módulo, os astronautas puderam sentir o cheiro da Lua, que foi descrito como "restos de cinzas molhadas de uma lareira", ou "cheiro de fósforos queimados".




Outro fato interessante aconteceu em 1998, quando cientistas da empresa Flavors & Fragrances Inc. enviaram miniaturas de rosas a bordo da espaçonave Discovery, na missão STS-95, a fim de estudar o efeito da microgravidade nos aromas. A equipe registrou mudanças radicais no aroma das flores durante missão espacial.

Onibus espacial discovery - NASA
Ônibus Espacial Discovery, no Cabo Canaveral, Flórida, EUA.
Créditos: NASA / Frank Michaux




Voltando ao cheiro de Marte, apesar de termos algumas dicas de como ele deve ser, talvez ainda leve algum tempo até que seu aroma seja conhecido (ao menos em palavras) por todos nós. E se ele for realmente ruim, lembrem-se: tudo é questão de ponto de vista, afinal, será que o cheiro da Terra seria agradável para outras civilizações, caso elas existam?






Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / NASA / Frank Michaux
05/07/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Tem um erro no início do texto: "compostos como sulfúrico, ácido"
    Não seria ácido sulfúrico?

    ResponderExcluir
  2. interessante mas: dá para respirar o ar marciano?
    não seria tóxico, além de rarefeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é totalmente tóxico. Além de rarefeita, a atmosfera marciana tem 96% de gás carbônico e menos de 1% de oxigênio. E a poeira em suspensão encheria os pulmões rapidinho.

      Excluir