Explosão da chuva Perseidas 2016 foi realmente intensa!

Perseidas 2016 - fotos
A taxa chegou tranquilamente nos 190 meteoros por hora, como prevista pelos especialistas

Sim, houve uma explosão da chuva de meteoros Perseidas no último dia 12 de agosto. Peter Jenniskens do Escritório Central de Telegramas Astronômicos do Instituo SETI, informou que "os encontros previstos com as 2 densas nuvens de poeira do cometa 109P/Swift-Tuttle foram observados no dia 12 de agosto", com taxas de pico muito elevadas, chegando a 190 meteoros por hora.

Dados preliminares da Organização Internacional de Meteoros (IMO) sugerem que as duas trilhas de poeira estavam muito próximas, e criaram um grande "outburst" com duração de aproximadamente 1 hora. Um segundo encontro, ainda mais amplo, aconteceu 8 horas mais tarde, e o local mais privilegiado para observação foi nos Estados Unidos.

Segundo o telegrama oficial (utilizando o horário internacional) os "outbursts" ocorreram no dia 11 de agosto às 23h30 UTC e no dia 12 de agosto entre 22h49 e 02h15 UTC.

Uma câmera grande angular, operada por Kevin Palivec, nos mostra um pouco como a chuva de meteoros Perseidas 2016 foi vista no Texas, nos EUA. O vídeo não oferece alta qualidade, mas é suficiente para ver os meteoros:


Além de meteoros, o vídeo também mostra inúmeros aviões e satélites.

"Foi uma noite espetacular para assistir a chuva de meteoros Perseidas aqui no Texas", diz Kevin. "...depois de meia-noite o céu se iluminou com as Perseidas riscando no céu."

O fotógrafo Jeremy Perez registrou um belíssimo meteoro no Arizona, EUA, na madrugada do dia 12 de agosto:

Perseidas 2016- imagens
Meteoro brilhante da chuva Perseidas 2016, no dia 12 de agosto, com a Via Láctea de fundo. O registro foi feito
de Cinder Hills. Segundo o fotógrafo, o rastro ionizado ficou no céu por 30 segundos após a passagem do meteoro.
Créditos: Jeremy Perez

Outro local onde o outburst da chuva Perseidas 2016 pôde ser visto muito bem foi na Europa, como mostra a imagem abaixo:

Perseidas 2016 - timelapse
Imagem composta da madrugada de 11 para 12 de agosto, feita no Reino Unido,
com diversos meteoros da chuva Perseidas 2016.
Créditos: Peter Greig

E você? Ficou com vontade de ver essa chuva de meteoros? Pois fique sabendo que o show ainda não acabou. A Terra ainda está dentro da zona de detritos do cometa Swift-Tuttle, e as taxas de meteoros podem continuar em ritmo acelerado até o dia 15 de agosto. Como essa esteira de detritos foi alterada pela gravidade de Júpiter, alguns picos ainda podem ocorrer, segundo especialistas.

Não deixe de conferir mais informações sobre a chuva Perseidas 2016, e veja também as 10 dicas essenciais para se observar uma chuva de meteoros. Conhecendo essas informações, você provavelmente terá uma visão espetacular da Perseidas 2016, e ainda se prepara para as próximas chuvas de meteoros que vêm por aí...

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!








Imagens: (capa-divulgação) / Kevin Palivec / Jeremy Perez / Peter Greig
13/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Eu só queria saber o horário, eu moro em Manaus e fiquei até umas 2:30 da manhã esperando e nada :/

    ResponderExcluir
  2. Só se foi no hemisfério norte mesmo, ficamos de Quinta para Sexta passando um frio dos infernos, com céu limpíssimo, no interior de SP, até 2:00 e não vimos praticamente nada! No ano passado, que eram previstos 60 por hora, ao contrário dessa prevista 200 por hora, vimos bem mais. :-p

    ResponderExcluir
  3. Eu também não vi foi nada, fiquei no dias 11 e 12 verificando e nada,

    ResponderExcluir
  4. Entre 4h e 5h da manhã é o melhor horário para ser vista no sudeste brasileiro. Quanto mais ao norte, mais cedo.

    ResponderExcluir
  5. Entre 4h e 5h da manhã é o melhor horário para ser vista no sudeste brasileiro. Quanto mais ao norte, mais cedo.

    ResponderExcluir
  6. correto caro amigo foi entri 4 horas da manha e 5 da manhan eu vomtei 25 meteoritos fora as luzs brilhantis uma atras da outra foran 5 que pasaron 4:30 da manha foi uma chufa belisima um abraço

    ResponderExcluir
  7. Bom... Vamos lá... primeiramente, a taxa de 200 meteoros por hora, é estimada com o radiante no zênith, ou seja, a constelação que se originam os meteoros deve estar no centro do céu em relação ao observador... você que mora no sul, sudeste ou qualquer lugar longe do norte do país, não veria tantos. Como eu disse essa taxa é estimada para o radiante no zênith. Segundo, se você não foi para longe da poluição luminosa, viu menos ainda.
    Terceiro; horário, se você esta longe do norte deve lembrar que fica para mais tarde e quanto mais ao norte você mora, mais cedo a radiante nasce. Eu moro no sudeste, interior do RJ, confesso que vi mais do que esperava, inclusive os meteoros mais bonitos que eu vi foram desta chuva, to tipo que cruzam o céu inteiro e deixam um tênue rastro. perseidas 2016. Então quando você ouvir dizer das taxas altas de meteoros por hora, lembre-se, só vale para quem tiver observando o radiante no zênith. Você que é leigo, deve pesquisar as dicas de observação, inclusive a galeria do meteorito tem essas dicas. Apesar de só precisar que você olhe para o céu, exitem diversos fatores a se levarem em consideração para uma boa observação. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei muito decepcionado com essa chuva, pois diziam que poderíamos ver até 200 meteoros por hora, ma seu fiquei da 4h ate as 6 horas da manhã e só vi 22 meteoros! Sendo que eu moro perto de Macapá, no norte! E o céu estava limpíssimo! No ano passado que era previsto menos meteoros eu vi bem mais 53 meteoros nesse mesmo horário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afuaense, talvez se tivesse ido mais cedo veria mais. Mas devo lembra-lo que a estimativa de 200 meteoros por hora só vale para o radiante no zenith.

      Excluir