Um cometa verde está chegando próximo da Terra, e poderá ser visto nos céus!

45P-HMP - cometa poderá ser visto nos céus
Veja como e quando observar o cometa 45P/HMP

Um cometa de aproximadamente 1 quilômetro de diâmetro, chamado "45P / Honda-Mrkos-Pajdusakova" (ou 45P/HMP) está se aproximando da Terra. E você que acompanha nosso site já deve saber que a passagem desse cometa é um dos eventos astronômicos mais esperados do ano de 2017!

Durante sua máxima aproximação com a Terra, que ocorre no dia 11 de fevereiro, o cometa passará a menos de 13 milhões de quilômetros do nosso planeta, quando poderá ser visto através de pequenos binóculos e telescópios. Além disso, segundo especialistas, o cometa 45P/HMP pode até se tornar um objeto visível a olho nu, se as condições forem favoráveis. Mas se você tiver um telescópio, ou até mesmo pequenos binóculos, é mais ou menos isso que verá:

Cometa 45P Honda Mrkos Pajdusakova
Cometa 45P/Honda-MrKos-Pajdusakova, fotografado em 31 de dezembro de 2016.
Créditos: Michael Jäger

Essa belíssima imagem foi feita no dia 31 de dezembro de 2016, por Michael Jäger, de Stixendorf, na Áustria, e nos mostra o cometa 45P/HMP quando ele estava dando a volta ao redor do Sol antes de vir na direção da Terra. Desde então, o núcleo gelado desse cometa foi aquecido pela radiação solar, o que faz com que ele sublime, ejetando gás e iluminando a atmosfera verde do cometa. Por que verde? Porque o núcleo de vaporização do cometa emite carbono diatômico, C2, um gás que brilha na cor verde quando exposto no vácuo do espaço.


Como observar o cometa 45P/HMP?

A grande proximidade torna esse cometa brilhante, apesar de seu pequeno tamanho. Como os próprios meteorologistas espaciais dizem, 45P/HMP pode estar à beira da visibilidade a olho nu durante o pré-amanhecer nessa semana.




O melhor momento para observar o cometa 45P/HMP é durante a madrugada, um pouco antes do nascer do Sol, entre 9 e 12 de fevereiro.

Animação mostra a posição do cometa 45P/HMP no céu, do dia 09 a 12 de fevereiro de 2017.
Créditos: STELLARIUM / Galeria do Meteorito

Como vocês podem ver na animação que criamos (acima), o cometa está realizando uma trajetória pela constelação de Hércules, que estará na direção norte-nordeste do céu antes do amanhecer, por volta das 06h00 da manhã (horário local). Observadores do norte e nordeste do país (Brasil) terão uma visão mais privilegiada, pois a constelação de Hércules ganha uma maior altura no céu.




Não deixe de observar esse lindo cometa. Vai saber quando teremos uma oportunidade tão boa quanto essa...


Uma passagem histórica

De acordo com o Minor Planet Center, esta é a 8ª passagem mais próxima de qualquer cometa na era moderna (desde 1950, quando a tecnologia moderna começou a ser usada para estudar cometas). Ele passará apenas 31 vezes mais distante do que a Lua.




Curiosamente, o 5° lugar na lista de máximas aproximações de cometas também pertence a 45P/HMP. Isso é possível porque anteriormente, o mesmo cometa fez uma aproximação ainda maior com o nosso planeta, chegando a apenas 23 distâncias lunares.







Imagens: (capa-Michael Jäger) / Michael Jäger / divulgação / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
07/02/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários:

  1. Será que vai dar pra ver daqui de Campo Grande MS, tenho um telescópio de 70mm, alguém pode me informar se será possível a observação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhadinha no programa Stellarium, coloque as informações de sua cidade, como latitude e longitude, não se esqueça de colocar a altitude também. Depois vc procura o cometa e configura a hora e a data do aparecimento dele, se ele estiver visível no programa, com certeza você o verá nos céus. boa visualização.\o/

      Excluir
    2. Esperamos poder ver aqui em SP tbm se o tempo colaborar!!

      Excluir
    3. Onde baixo esse programa Stellarium?!

      Excluir
  2. Se o tempo ajudar aqui no Triangulo Mineiro, vai dar pra ver. Aqui é só chuva uai! Tenho que inaugurar meu telescópio novo. \o/

    ResponderExcluir
  3. Se ele passar perto do Espírito Santo ele vai ser saqueado pelos bandidos.

    ResponderExcluir
  4. E o cometa Encke? Tenho visto no app scope que ele esta se aproximando.. junto à Vênus e Marte.. e no dia 26 de fevereiro estará bem próximo a Lua..

    ResponderExcluir
  5. Alguem ja bateu foto da lua com o telescopio, fica muito bom, eu não tenho um suporte, é na raça mas fica bom!!!

    ResponderExcluir
  6. Não dá pra ver nada seu fedorento #eufelipeconcordamos

    ResponderExcluir
  7. Oi tem alguma transmição oline?
    Aqui em Porto Alegre ta nublado.

    ResponderExcluir
  8. Gente ele vai aparecer em qual ponto cardeal ou colateral?

    ResponderExcluir
  9. Eu vi!!!!! No domingo dia 12, mais ou menos 21horas No Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  10. Olá vi um cometa bem grande aq em santa luzia minas gerais sexta feira dia 3 por volta das oito horas ele era vem verde fiquei até com medo de ser etes ,vi a olho nu e dava a empressao de esta muito perto por isso fiquei com medo .kkkk

    ResponderExcluir