Um asteroide vai colidir com a Terra no dia 16 de fevereiro de 2017?

um asteroide vai colidir com a Terra no dia 16 de fevereiro de 2017?
O que os astrônomos dizem sobre isso?

De tempos em tempos, a internet é bombardeada com rumores de que algum asteroide (geralmente bem grande) vai colidir com o nosso planeta.

Mas agora chegou a vez do asteroide 2016 WF9, que segundo entrevista dada ao jornal Britânico Daily Mail pelo suposto astrônomo Dyomin Damir Zakharovich, vai colidir colidir com a Terra nessa quinta-feira, dia 16 de fevereiro de 2017. "O objeto chamado 2016 WF9 deixou o sistema de Nibiru em outubro de 2016, quando Nibiru iniciou sua trajetória retrógrada ao redor do Sol. Desde então, a NASA sabe que ele vai atingir a Terra. Mas eles só estão informando isso agora", teria dito Dyomin. "E esse é apenas o precursor do que Nibiru fará quando chegar aqui. A NASA provavelmente sabe qual será a zona de impacto. Eu não. Estamos em perigo", teria acrescentado o astrônomo russo.


O astrônomo Dyomin ainda teria afirmado que a NASA havia confirmado o impacto, porém, em uma breve pesquisa chegamos a conclusão de que a Agência Espacial Norte Americana jamais publicou algo do tipo. Qual seria a verdade por trás disso tudo?


Trajetória do asteroide 2016 WF9

Antes de mais nada, nós do site Galeria do Meteorito decidimos buscar as informações diretamente da fonte, que é o departamento de Pequenos Objetos do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA. Observações feitas por diversos observatórios são mescladas a fim de se criar uma trajetória confiável sobre um certo objeto. No caso do asteroide 2016 WF9, foram feitas até agora 66 observações para se chegar a esse diagrama que vocês verão logo abaixo:

trajetória do asteroide 2016 WF9
Animação mostra a trajetória do asteroide 2016 WF9, e a data de sua máxima aproximação com a Terra,
que será no dia 25 de fevereiro, e não no dia 16 de fevereiro como dizem os boatos.
Créditos: Small Body Database / JPL

Como pudemos ver, o asteroide 2016 WF9 não fará sua máxima aproximação com a Terra no dia 16 de fevereiro, mas sim no dia 25 de fevereiro, quando passará a uma distância segura de 0.3407 Unidades Astronômicas do nosso planeta (cerca de 1/3 da distância do Sol).




Podemos perceber claramente que o objeto 2016 WF9 não representa uma ameaça para a Terra. Inclusive, esse mesmo asteroide já chegou muito mais próximo do nosso planeta. Em dezembro de 1944, ele passou a apenas 0.19 UA. E em fevereiro de 2149, ele passará a apenas 0.06 UA. Isso sim é uma grande aproximação.


Ele pode ser um cometa?

O objeto 20146 WF9 foi detectado pelo projeto NEOWISE, em 27 de novembro de 2016, e tem cerca de 750 m de diâmetro.

asteroide 2016 WF9 - ilustração - NASA
Ilustração artística do asteroide 2016 WF9.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

De acordo com análises feitas pelo NEOWISE, esse asteroide pode ter sido um cometa que perdeu seu material volátil. Seu albedo é muito baixo, ou seja, ele é um objeto escuro, que praticamente não reflete a luz solar. Por conta de seu tamanho, brilho, e distância de sua passagem, não será possível observá-lo.


Conclusão

Não é de hoje que surgem boatos sobre catástrofes astronômicas que podem destruir o nosso planeta. De tempos em tempos, esses rumores tomam conta da internet, e quem os divulga só tem uma intenção: espalhar o medo.




Quanto ao suposto astrônomo Dyomin Damir Zakharovich, não conseguimos nenhuma informação sobre suas credenciais, experiência ou histórico profissional. Ou seja. não sabemos se ele é realmente um astrônomo ou simplesmente um nome utilizado por quem quer que seja que espalhou esse boato da colisão.

Também é válido ressaltar que, apesar de haver indícios da existência de um nono planeta em nosso Sistema Solar, esse suposto "planeta" jamais foi confirmado, e muito menos nomeado como Nibiru.




Referente ao "suposto impacto", não existe qualquer evidência de que o asteroide 2016 WF9, ou qualquer outro, vá colidir com a Terra nos próximos anos. É claro que nunca estamos completamente seguros, afinal de contas, um asteroide não descoberto pode surgir a qualquer momento, mas as chances são mínimas. Até onde se sabe, não há qualquer catástrofe prestes a acontecer. Por enquanto, o nosso planeta está seguro, ao menos de ameaças que vêm de fora...


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Samll Body Database / JPL / NASA / JPL-Caltech
15/02/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

54 comentários:

  1. Respostas
    1. Desculpe pessoal. O valor correto é 750 METROS, e não KM. Já corrigimos o erro. Obrigado pelo alerta!

      Abraços!

      Excluir
    2. pow cara acabei com aminha grana no banco...pelo menos comi as melhores modelos capa de revista goei pra karalho agora não tenho nem 5 reais pro buzão...e a porra do mundo não acabou meu eu vou matar esse cientista mentiroso, fd

      Excluir
    3. Kkkkkk agora qual a próxima data mesmo??? Kkkkkkkk comédias

      Excluir
    4. Esse asteroide está pior que o Detran, agenda e reagenda kkkkkk
      Galera essas informações devem ser bem avaliadas antes de serem repassadas, ok ?
      Isso não passa de boatos, mas se alguém acredita nisso é melhor fazer tudo que tem pra fazer agora... antes de morrer kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. 750km de diâmetro? isso e do tamanho de um estado brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre notícias falsas são constantes na rede. Esses teóricos da conspiração não têm o que fazer. Sorte a nossa que temos sites seguros pra confiar e tirar nossas dúvidas. Pera ai que vou ali colocar meu capacete.\o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome uma cerveja, coma uns amendoins e não se esqueça de sua toalha.

      Excluir
    2. Melhor pegar duas toalhas, só por garantia. Tu sabe o que dizem, um mochileiro prevenido vale por dois.

      Excluir
  4. O correto é 0.5 a 1.0 km.... pesquisei no site da NASA... ou seja, talvez a publicação correta seria aproximadamente 750 metros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a primeira vez que fazem isso...
      Falaram que o asteróide 2011 AG 5 tinha 140 km; ao acessar o site dá NASA, eram 140 m!!!!

      Excluir
  5. 750Km é muito, creio que seja 750m, "apenas"...!!!???

    ResponderExcluir
  6. O maior asteroide já destruiu pelo menos nosso país, ou melhor, uma estrela... PT

    ResponderExcluir
  7. Quem pode destruir a terra.e Deus o criador de tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus e o criado. de tudo.so ele,pode destrui a terra

      Excluir
    2. ÁPENAS OS MEUS COLÕES PODEM DESTRUIR A TERRA SEUS INFIEIS ! VENEREM-ME OS COLHÕES

      Excluir
  8. Renivaldo Pereira dos Santos
    Não acredito que esse fato possa acontecer, não agora.DEUS realmente é o criador de tudo mas não temos como saber como vai ser destruído esse mundo,isso depende da vontade dele que é suprema,mas creio que não será agora é nem dessa forma!

    ResponderExcluir
  9. Ata , e vai dizer q a nasa iria divulgar se estivesse prestes a ter um acontecimento dessa magnitude, claro q não, os humanos já são uma raça desmiolada, imagina o caos se todos soubessem q isso iria acontecer,ta Loko kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Ata , e vai dizer q a nasa iria divulgar se estivesse prestes a ter um acontecimento dessa magnitude, claro q não, os humanos já são uma raça desmiolada, imagina o caos se todos soubessem q isso iria acontecer,ta Loko kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. por favor deixa eu receber meu FGTS inativo PRIMEIRO kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Hoje as 04:46 da madrugada avistei um meteoro ou meteorito passando pelo céu. Um risco de claro como se estivesse aceso e logo atrás um rastro de fumaça branca. Sou de Uberlândia-MG

    ResponderExcluir
  13. Não acredito que a nasa iria avisar ninguém de nada , principalmente se destruíssem somente os países pobres se não tiver proporção nenhum na america do norte , o resto que se dane .quantas coisas são escondidas por lá .

    ResponderExcluir
  14. Não acredito que a nasa iria avisar ninguém de nada , principalmente se destruíssem somente os países pobres se não tiver proporção nenhum na america do norte , o resto que se dane .quantas coisas são escondidas por lá .

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Nibiru???!!!
      Que porra é essa???!!!
      Esse negócio não é sério.
      O pessoal acredita em qualquer asneira.
      Temos que rezar, mesmo.

      Excluir
  16. To vendo ele se aproximar tnh uma luneta de ultima geração, e pelos meus cálculos vai cai no Brasil mais precisamente em Brasília, as 17:00 aguardem e vera kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Até agora nada aqui nos céus da zona leste 😂

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a NASA não falou nada... tu leu a matéria, por um acaso?

      Excluir
    2. CAI LOGO, TA ESPERANDO O QUE?

      Excluir
  19. Bom pessoal, já estão prometendo o fim da terra desde o ano 2000 que eu me lembre, kkk e ate agora nada.
    Os desenhos os Simpson sempre fazem algumas "adivinhações do futuro" e teve um episodio onde um meteoro acertou a terra, mas como o Homer disse: vai cair e vai queimar quando entrar na atmosfera. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro desse episodio, e todo mundo (inclusive o Homer) estavam certos que iriam morrer. O que aconteceu é que o meteoro foi completamente dissolvido pela poluição de Springfield.

      Excluir
  20. Pequeno iria fazer uma cosquinha so isso.

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkk estou aqui vivo 17/02/2017 esculhambando voces viados safados!

    ResponderExcluir
  22. UAI GENTE CADÊ O METEORO QUE IRIA COLIDIR HOJE NA TERRA ATÉ AGORA NADA ESTE ASTRÔNOMO RUSSO PRECISA ESTUDAR MAIS

    ResponderExcluir
  23. A terra ta precisando ser formatada, mas pelo jeito o universo ainda não ta afim de fazer a limpa nele!! Não foi dessa vez...

    ResponderExcluir
  24. Acabei de ver acho esse meteoro. Filmei alguns segundos...

    ResponderExcluir
  25. kkkkk estamos vivos para esculhambar essas noticias safadas!

    ResponderExcluir
  26. JESUS JÁ VOLTOU ? NÃO !
    ENTÃO NADA DESTRUIRÁ A TERRA , DEIXEM DE BESTEIRA TENHAM MAIS FÉ.

    ResponderExcluir
  27. sabia que não ia cair.. esse meteoro é cruzeirense.. se fosse atleticano garanto q caia

    ResponderExcluir
  28. idiotas...por isso tem que se ter provas e não suposições...kkkkk

    ResponderExcluir