Bola de fogo cruza os céus no Rio Grande do Sul e é registrada em vídeo

Bola de fogo cruza os céus do rio Grande do Sul
Bólido foi registrado em vídeo, e pelo ponto de vista, parece até passar bem próximo dos edifícios

Um fenômeno chamou a atenção da cidade de Torres, no extremo norte do estado do Rio Grande do Sul no dia 26 de abril.

Por volta das 21h45 pelo horário de Brasília, um meteoro super brilhante riscou os céus da cidade, e foi registrado por uma das câmeras de monitoramento do clima do projeto Clima Ao Vivo. Confira:


Segundo informações do site Clima Ao Vivo, as imagens foram recuperadas após informações de Gabriel Zaparolli, membro do Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros). E o resultado foi mesmo o esperado: tratava-se de um meteoro super brilhante, também conhecido como bólido, ou bola de fogo.


Como surgem os meteoros / bolas de fogo?

Os meteoros, popularmente conhecidos como "estrelas cadentes", são fenômenos atmosféricos que surgem quando pequenos fragmentos espaciais (geralmente do tamanho de um grão de feijão) entram na atmosfera do nosso planeta. O atrito dessa entrada aquece o ar na frente do pequeno objeto, criando o efeito luminoso: um meteoro.




Por outro lado, quando trata-se de rastros mais brilhantes, o fragmento de origem costuma ser um pouco maior, e em alguns casos, pode chegar ao solo na forma de meteorito. Ainda não há informações sobre a origem desse meteoro, ou a partir de qual fragmento ele se originou, tampouco se sobreviveu a entrada a ponto de tocar o solo.


Vale lembrar que entre os dias 21 de abril e 12 maio, a Terra passa por uma esteira de detritos deixada pelo famoso cometa Halley, dando origem a anual chuva de meteoros Eta-Aquaridas, cujo pico (momento em que a maior quantidade de meteoros riscará o céu a cada hora) será no dia 05 de maio. Nessa data, espera-se que cerca de 50 meteoros risquem o céu a cada hora.




Apesar disso, não se sabe ao certo se o bólido que cruzou os céus de Torres/RS tem alguma relação com a chuva Eta-Aquaridas - será que seria apenas uma prévia do que está por vir? Fiquem ligados!


Imagens: (capa-ClimaAoVivo/divulgação) / ClimaAoVivo / Bramon
27/04/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. no dia 29/04/2017, presenciei uma bola de fogo verde no céu, foi menos de 1 segundo para desaparecer, creio q seja um meteoro rsrs

    ResponderExcluir
  2. Na sexta feira passada 16 de junho de 2017 mais o menos umas 18:30 por ai, avistei no céu um meteorito ou cometa ou sei la, da zona norte de Porto Alegre, durou uns 5 segundos, ele era como os que tem sido visto nos ultimos tempos, tinha uma luminosidade verde claro, ia em direção a zona leste, não encontrei nada de video nem comentários sobre ele, por isso resolvi contar esse fato, valeu.

    ResponderExcluir