Panfleto do eclipse solar promete salvar os olhos de muita gente!

panfleto sobre observação do eclipse solar - cuidados
Você sabia que olhar diretamente para o Sol pode causar sérios danos à visão?


Um novo folheto direcionado para o público que não compreende a língua inglesa foi lançado pela Sociedade Astronômica Americana (AAS), enfatizando sobre os riscos que um eclipse solar tem para a nossa visão.

Ao invés de texto, o folheto contém gráficos, e assim, qualquer pessoa de qualquer país, e de qualquer idioma, irá entender os riscos de um eclipse solar e quais providências devemos tomar para observá-los.




O poster foi lançado alguns dias antes do tão esperado Eclipse Solar Total de 21 de agosto de 2017 - um evento visível em várias partes das Américas, que percorrera de oeste à leste dos EUA. E de fato, o informativo pode "salvar os olhos" de muita gente, afinal de contas, os EUA é um dos países com a maior diversidade cultural do mundo- com dezenas de milhões de imigrantes, sendo que grande parte deles não domina o idioma inglês.



De acordo com um senso feito no país em 2010, cerca de 47 milhões de pessoas que vivem nos EUA não falam inglês. Atualmente esses números devem ser ainda maiores...

Lá nos EUA estão sendo distribuídos gratuitamente, junto com o panfleto informativo, óculos de proteção que garantem uma observação segura do evento.

Panfleto - como observar o eclipse solar de forma segura - 1
Panfleto - como observar o eclipse solar de forma segura
Créditos: AAS
Clique na imagem para ampliar

Seja de forma parcial ou total, o eclipse solar de 21 de agosto poderá ser visto em todo os EUA, sendo que mais de 220 milhões de pessoas vivem a apenas 1 hora de viagem onde a totalidade será observável.

É importante lembrar que nunca devemos olhar para o Sol sem algum tipo de proteção adequada. Durante um eclipse, mesmo quando restam apenas alguns segundos para que a Lua esconda todo o disco solar, ainda é perigoso olhar para o Sol sem um filtro apropriado.

Panfleto - como observar o eclipse solar de forma segura - 2
Panfleto - como observar o eclipse solar de forma segura (parte 2)
Créditos: AAS
Clique na imagem para ampliar

O panfleto faz parte de uma iniciativa chamada "Como Observar o Eclipse Solar de Forma Segura", e foi criado pela Sociedade Astronômica Americana, com o suporte da Fundação Nacional de Ciências. A NASA, a Academia Americana de Optometria, a Associação Americana de Optometria e a Academia Americana de Oftalmologia também estão apoiando a iniciativa.

Você pode acessar o arquivo original no site da AAS clicando aqui.




Se você tive a oportunidade de observar esse ou qualquer outro eclipse solar, lembre-se dessas dicas super importantes.

E se o céu ficar nublado, ou se o eclipse não for visível da sua localidade, não perca nossas transmissões ao vivo do eclipse solar de 21 de agosto. Corre que ainda á tempo de compartilhar esse belíssimos evento astronômico com seus amigos e familiares!




Desejamos bons céus e muita boa sorte a todos aqueles que irão viajar para presenciar a totalidade do eclipse! E para todos que não poderão desfrutar pessoalmente do evento, nos vemos em breve, aqui no site Galeria do Meteorito!


Imagens: (capa-AAS) / AAS / divulgação
18/08/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário