Nave espacial OSIRIS-REx é registrada vindo em direção à Terra

nave espacial vindo em direção a Terra
Ela tem um asteroide como alvo, mas antes irá passar bem pertinho de nós...


Um telescópio conseguiu avistar a nave espacial OSIRIS-REx, que irá coletar amostras do astroide Bennu. A nave foi lançada em 2016, e essa foi a primeira vez que os astrônomo a encontraram nos céus.

O Large Binocular Telescope Observatory (LBTO) no Arizona, tirou uma série de fotografias da nave OSIRIS-REx. A sonda espacial está vindo em direção à Terra para realizar o que os cientistas chamam de "estilingada" - quando um objeto utiliza o poder gravitacional de um corpo maior para se lançar ao espaço. A máxima aproximação com a Terra ocorre no dia 23 de setembro.




A missão OSIRIS-REx deverá esclarecer qual foi o verdadeiro papel que os asteroides primitivos e ricos em carbono, como Bennu, podem ter tido no surgimento da vida na Terra.



As fotos foram tiradas no dia 2 de setembro, quando a nave OSIRIS-REx estava a cerca de 12 milhões de quilômetros da Terra, segundo a NASA. As imagens são recortadas e ampliadas. As cores (preto e branco) foram invertidas para facilitar a visualização dos pequenas objetos contra o fundo espacial.

Nave espacial OSIRIS-REx vindo em direção a Terra
Nave espacial OSIRIS-REx vindo em direção à Terra. As imagens foram capturadas em 2 de setembro de 2017.
Créditos: LBTO

A missão que já custou $800 milhões de dólares, OSIRIS-REx (abreviação para Origins Spectral Interpretation Resource Identification Security Regolith Explorer) foi lançada em 8 de setembro de 2016. Se tudo der certo, a sonda chegará no asteroide Bennu, de 500 metros de largura, em agosto de 2018, e após dois anos, trará para a Terra amostras que serão coletadas do asteroide (aproximadamente 60 gramas).




Os detritos recolhidos do asteroide Bennu deverão chegar aqui na Terra em setembro de 2023, a bordo de uma cápsula espacial de retorno. Cientistas de vários cantos do mundo terão oportunidade de estudar as amostras na busca por moléculas orgânicas - os blocos de construção da vida como conhecemos.




Além disso, a missão OSIRIS-REx poderá trazer muitos avanços para a defesa planetária, já que os pesquisadores poderão compreender melhor como os asteroides perigosos podem ser desviados caso estejam em uma rota de colisão com a Terra. Vale lembrar que Bennu é classificado como um asteroide potencialmente perigoso, e há uma chance muito, muito pequena dele nos atingir no final do século 22.


Imagens: (capa-LBTO) / LBTO / divulgação
12/09/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A nave Osiris Rex foi lançada em 2016 e no dia 22 de setembro de 2017 vai estar bem próximo de nos a apenas 18 mil km de altura aqui no Brasil exatamente as 14h, minha duvida seria se vai ter como observamos a olho nu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu acho que não, pois é muito distante. Eu costumo sair para fora para olhar satélites e a estação espacial mas todos estão a menos de 1000 km de altitude e são de alto brilho. 18 mil km é distante demais...

      Excluir
  3. "...o que os cientistas chamam de "estilingada" - quando um objeto utiliza o poder gravitacional de um corpo maior para se lançar ao espaço."
    Como assim? Por que esta técnica não funciona então para um asteroide que possa estar em rota de colisão com a terra??
    Gostaria de entender! Afinal, a gravidade atrai ou repele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta VISA MAN MG. Acredito que essa também seja uma dúvida de outras pessoas. Vou explicar.

      A gravidade atrai, sempre. Mas imagine que um asteroide (por exemplo) que estava "perdido no espaço" passe muito próximo da Terra, mas não tanto a ponto de ser puxado para uma colisão. Nesse caso, ele dará meia volta ao redor do nosso planeta, e isso fará com que sua velocidade acelere ainda mais, e assim, ele será arremessado para o espaço novamente.

      A velocidade do asteroide aumenta porque a Terra está exercendo força gravitacional, ou seja, atraindo-o. Mas como ele não chegou a colidir, e apenas passou de raspão, ele fará uma curva muito rápida e assim será arremessado. As sondas também fazem essa trajetória para que sua velocidade aumente sem a necessidade de se gastar tanto combustível.

      Veja um vídeo lançado em 2013 sobre a estilingada espacial que a sonda Juno fez na Terra para chegar até Júpiter:

      https://www.youtube.com/watch?v=vToZRyZnl-w

      Espero que tenha conseguido entender como funciona a "estilingada espacial".

      Um grande abraço!!!

      Excluir
    2. Entendi agora. Muito obrigado pela explicação. Irei ver o vídeo do link.
      Obrigado!

      Excluir
  4. Marcos, o curiosity faz imagens noturnar la em Marte ?

    ResponderExcluir