Aniversário de Hubble - venha celebrar fazendo uma viagem pela Nebulosa da Lagoa

nebulosa da lagoa
28 anos de missão e uma imagem de tirar o fôlego!


Quem é que não se fascina ao observar as imagens espetaculares feitas pelo Hubble durante seus vários anos de missão?

Agora, o Telescópio Espacial mais aclamado de todos os tempos, responsável pela coleta de mais de 1,5 milhão de observações de mais de 43.500 objetos, faz aniversário - 28 anos de missão. E para celebrar, a NASA está lançando uma nova imagem novinha em folha da Nebulosa da Lagoa, um magnífico berço estelar.


Com 55 anos-luz de largura e 20 anos-luz de altura, essa nebulosa está localizada a 4.000 anos-luz de distância do nosso Sistema Solar.  A imagem mostrada aqui amplia uma região central de apenas 4 anos-luz de largura.

Nebulos da Lagoa registrada em luz visível e no infravermelho
Nebulosa da Lagoa registrada na luz visível e no infravermelho.
Créditos: NASA / ESA / STScl

Essa não é a primeira vez que a Nebulosa da Lagoa é fotografa por Hubble. Ela foi registrada em 1996, 2010, 2011 e 2015. Essa nova imagem, porém, combina informações de comprimento de ondas visíveis e de infravermelho, criando uma visão colorida diferente do que conseguiríamos ver a olho nu.

Nebulosa da Lagoa no infravermelho
Nebulosa da Lagoa no infravermelho.
Créditos: NASA / ESA
No centro da imagem vemos Herschel 36, uma estrela jovem e massiva com 32 vezes a massa do nosso Sol, e 200.000 vezes mais brilhante. Ela lança radiação ultra-violeta e ventos estelares que são absorvidos pela nuvem ao redor. Isso cria cavidades que permitem aos astrônomos explorar melhor essa região. Herschel 36 tem apenas 1 milhão de anos, e provavelmente se tornará uma supernova daqui a cerca de 5 milhões de anos - típico de estrelas desse tipo.




A Nebulosa da Lagoa é uma região repleta de estrelas jovens e em formação, mas ela é tão densa que os telescópios não conseguem observar todo seu interior, que ainda permanece um mistério.


O Telescópio Espacial Hubble foi projetado para ser totalmente reparável ao longo dos anos, pois suas partes são acessíveis para substituições e reparos. Tanto é que cinco missões de manutenção já foram realizadas, sendo a última feita em 2009.




A NASA não pretende realizar novas missões de reparo no Hubble, mas até agora, ele permanece "firme e forte". Por conta disso, engenheiros e astrônomos estão otimistas sobre seu futuro.




E pra finalizar, faça um lindo sobrevoo pela Nebulosa da Lagoa em 3 dimensões. A visão é surreal!



Imagens: (capa-NASA/ESA) / NASA / ESA / STScl
24/04/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Que linda imagem!
    E maravilhoso pensar que o Hubble foi lançado no mesmo ano em que nasci!
    Que ele possa passar ainda muitos e muitos anos nos surpreendendo com mais imagens espetaculares!

    ResponderExcluir
  2. Se apenas a IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA DO UM: é assim, tão linda!

    Imaginem o UM ÚNICO REAL ENERGÉTICO PERFEITO INFINITO NÃO ATÔMICO?

    Se não entendestes: acessa o site http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com.br/ .

    Parabenizo a todos do GALERIA, por ser um dos poucos sites científicos, a primar por novas descobertas: e também por democracia.

    ResponderExcluir