Duas bolas de fogo riscam os céus de São Paulo nessa quarta-feira 18 de abril

meteoro em são paulo
Inesperadamente, dois grandes bólidos foram registrados sobre o estado de São Paulo - vejam imagens e vídeo!


No início da noite dessa quarta-feira, 18 de abril, os céus de São Paulo ganharam um ilustre visitante - um meteoro super brilhante com duração de quase 3 segundos!



As câmeras de monitoramento de meteoros da Exoss - rede brasileira colaborativa de monitoramento de meteoros - registraram o momento em que a bola de fogo riscou os céus, às 20h42 pelo horário de Brasília (23:42 UTC):

Bolido em São Paulo - 18 de abril de 2018 - OMC Campinas
Bólido registrado em São Paulo em 18 de abril de 2018 pela estação de monitoramento OMC, em Campinas, São Paulo.
Créditos: Observatório Municipal de Campinas / Julio Lobo / Exoss

A câmera de monitoramento de meteoros do nosso site (GDM), também ligada ao Exoss, registrou a passagem do bólido sobre os céus da capital paulista, como vemos no vídeo abaixo, postado em nosso canal no YouTube:


No vídeo, podemos ver (acima do bólido) a passagem de um avião. À direita do bólido, podemos ver dois riscos brilhantes que duram milésimos de segundos. Estes são apenas reflexos do brilho do super meteoro sobre a lente da câmera de monitoramento.




De acordo com uma breve análise feita por nós, do site Galeria do Meteorito, esse meteoro super brilhante que passou pelos céus de São Paulo nessa quarta-feira teve uma duração de 2,5 segundos, e atingiu a magnitude aparente de -4.4 - o equivalente ao brilho do planeta Vênus, que é o objeto mais brilhante do céu noturno depois da Lua.


Mais um!

Como se não bastasse, outro bólido foi registrado no litoral norte de São Paulo, pela estação de monitoramento de Eduardo Santiago, às 19h28 pelo horário de Brasília (22:28 UTC):

Bolido em São Paulo - 18 de abril de 2018 - EPS - São Sebastião - SP
Bólido em São Paulo registrado em 18 de abril de 2018 às 19h28 pelo horário de Brasília,
a partir da estação de monitoramento EPS, em São Sebastião, São Paulo.
Créditos: Eduardo Santiago / Exoss

Se você também viu um desses meteoros, preencha a pesquisa no site do Exoss e ajude no estudo de meteoros no Brasil. [clique aqui para acessar]




Lembrando ainda que nesse fim de semana teremos o pico da chuva de meteoros Liridas 2018. Como de costume, teremos transmissão ao vivo aqui em nosso site, e também em nosso canal no YouTube. Se você ainda não se inscreveu, não perca tempo - além da chuva de meteoros, teremos novidades ao vivo!

Bons céus a todos, e até breve!


Imagens: (capa-Richard Cardial/Galeria do Meteorito) / Galeria do Meteorito / Observatório Municipal de Campinas / Julio Lobo / Exoss Citizen Science
19/04/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Eu vi esse meteoro na quarta feira, tava olhando as estrelas que estava incrivel e do nada o meteoro apareceu kkk foi de sul para o norte em 2 a 3 segundos

    ResponderExcluir