AO VIVO: Chuva de meteoros Eta Aquaridas 2018 (finalizado)

ao vivo - chuva de meteoros Eta Aquaridas 2018
Acompanhe ao vivo o pico da chuva de meteoros do Cometa Halley!


O pico da chuva de meteoros Eta Aquaridas 2018 acontece na madrugada entre os dias 5 e 6 de maio, quando são esperados cerca de 50 meteoros a cada hora - quase 1 meteoro a cada minuto! Na noite de hoje (04) já deve ser possível observar uma quantidade significativa de meteoros riscando os céus de todo o globo.

Além de sua beleza ímpar, essa chuva de meteoros tem um toque especial, já que ela só existe graças ao famoso Cometa Halley, que deixou uma esteira de detritos exatamente onde passa o nosso planeta nessa época do ano. É por isso que a chuva Eta Aquáridas (ou Eta Aquarídeas) acontece todos os anos. Quando os fragmentos do cometa atingem a atmosfera do nosso planeta, são produzidos os belíssimos meteoros - popularmente chamados de "estrelas cadentes".



Poucas coisas na vida são mais prazerosas além de deitarmos numa posição confortável com uma boa companhia e observarmos uma grande quantidade de meteoros riscando os céus. Nesse fim de semana, teremos uma das melhores chances do ano, apesar do brilho da Lua que deverá ofuscar alguns meteoros.




E como de costume, teremos aqui em nosso site a transmissão ao vivo dessa chuva de meteoros, que será feita a partir de câmeras de monitoramento (do site Galeria do Meteorito e também ligadas ao projeto EXOSS - rede colaborativa de monitoramento de meteoros do Brasil). Não percam!


Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Eta Aquáridas 2018 (reprise)

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquaridas ocorreu com sucesso na noite desse sábado, dia 05 de maio. Foram mais de 6 horas ao vivo, e como prometido, fizemos o sorteio e a ganhadora foi Marcela Bacelar! Parabéns Marcela! Você tem uma semana pra entrar em contato conosco. Você receberá a camiseta gratuitamente em qualquer endereço no Brasil!

A reprise da transmissão ao vivo ficará disponível abaixo. No final da transmissão, o sorteio foi feito ao vivo, e pode ser conferido na reprise!

A camiseta sorteada foi disponibilizada pela Loja Galeria do Meteorito. Lá vocês encontram muitas novidades todas as semanas! Visitem a loja online em   www.lojagaleriadometeorito.com

ganhadora do sorteio




Observe a chuva de meteoros Eta Aquaridas 2018 do quintal da sua casa!

Não existe nenhum segredo para conseguirmos observar essa ou qualquer outra chuva de meteoros. Não é necessário qualquer equipamento, pois os meteoros riscam o céu em alta velocidade, portanto, o melhor é visto a olho nu.

Busque por um local escuro, longe de poluição luminosa como postes de luz ou luzes de grandes cidades. Aguarde pelo menos 20 minutos para que sua vista se acostume com o escuro. Essas são apenas algumas dicas para que você consiga aproveitar o melhor dessa bela chuva de meteoros. Veja também nossa superlista com as 10 dicas principais para se observar uma chuva de meteoros.




Durante o pico desse ano (05 e 06 de maio), a Lua estará bem próxima da constelação de Aquário (justamente a região onde os meteoros parecem se originar). O brilho intenso da Lua costuma ofuscar os meteoros mais tênues. A dica é: não olhe diretamente na direção da Lua. Faça o possível para que ela não esteja em seu campo de visão. Apesar do radiante ser na constelação de Aquário, os meteoros irão riscar várias partes do céu (mas sempre terão a origem nessa constelação).

Chuva de meteoros Eta Aquaridas 2013, sobre o Mount Bromo, vulcão ativo na Indonesia - Justin Ng
Meteoro da chuva Eta Aquaridas registrado em 2013, sobre o Mount Bromo, vulcão ativo na Indonesia.
Créditos: Justin Ng

Como o próprio nome sugere, a chuva de meteoros Eta Aquaridas tem seu radiante (local onde os meteoros parecem se originar) na constelação de Aquário, que nessa época do ano, nasce a leste durante a madrugada, e ganha uma certa altura no céu um pouco antes do amanhecer. Para informações mais detalhadas, confira nossa matéria especial sobre a chuva de meteoros Eta Aquaridas 2018.




E não se esqueçam: essa é a apenas uma dentre várias chuvas de meteoros que acontecem durante o ano. É só ficar de olho no calendário e aproveitar o máximo possível desses belíssimos espetáculos da natureza!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / YouTube / Justin Ng
04/05/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Ela realmente está ofuscando alguns meteoros. Mas mesmo com ela nos céus dá pra ver a chuva! Agora é o melhor horário! A live terminou mas agora vou correr lá fora pra avistar os meteoros! Boas observações e boa sorte a todos!

      Excluir
  2. aqui no vale do parnaiba, ceu limpo lua estalando .. olhando aquarius e dando uma geral... mas ate agora nada

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Rio de Janeiro o céu está começando a nublar, ofuscando ainda mais ��

    ResponderExcluir
  4. Em taubaté, vale do paraíba, são paulo, céu de "brigadeiro". Só a lua com ciúme.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. O pico já passou, mas a chuva vai até o dia 12 de maio. Conforme os dias passam, menos meteoros poderão ser vistos - a taxa de meteoros vai caindo bem rápido. Abraços!

      Excluir
  6. Eu fiquei acordada até tarde e infelizmente não deu pra ver, pois o céu estava nublado 😭😢

    ResponderExcluir
  7. boa noite!
    falo aqui de macaé rj.
    alguém já conseguiu visualizar algum?


    ResponderExcluir
  8. Dá para ver hoje dia 07 ou amanhã dia 08 de maio 2018?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pico já passou, mas a chuva vai até o dia 12 de maio. Conforme os dias passam, menos meteoros poderão ser vistos - a taxa de meteoros vai caindo bem rápido. Abraços!

      Excluir
  9. ????? Ate quando dara para se ver ? Macaé RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pico já passou, mas a chuva vai até o dia 12 de maio. Com sorte e com céus limpos você ainda poderá ver alguns meteoros dessa chuva. Abraços!

      Excluir
  10. Não avistei nada até agora,tempo nublado

    ResponderExcluir
  11. Aqui em moju_pará,tempo nublado.Nao dá pra ver nada.

    ResponderExcluir