Bola de fogo risca os céus do interior de São Paulo e Minas Gerais em 24 de maio de 2018

bola de fogo em 24/05/18
Imagens de câmeras de segurança registraram um meteoro super brilhante na noite dessa quinta-feira (24)


Na noite de ontem, 24 de maio, vários relatos começaram a se espalhar pelas redes sociais sobre uma possível explosão nos céus das cidades de Pirassununga, Leme, Santa Cruz da Conceição, Porto Ferreira e Escavado, todas no Estado de São Paulo.



Não demorou muito pra surgir imagens de câmeras de vigilância pela internet, e assim, pudemos perceber que se tratava de um bólido - um grande meteoro com brilho intenso, muito acima do comum.


Infelizmente a nossa estação de monitoramento de meteoros (Galeria do Meteorito) não registrou a passagem desse bólido. Por conta da nebulosidade, poucas câmeras registraram o fenômeno.

A bola de fogo riscou os céus por volta das 21h42 do horário local, e observadores que presenciaram o fenômeno ouviram um estrondo seguido por um tremor.




O meteoro super brilhante durou cerca de 2 segundos. Tudo indica que o fragmento espacial que gerou essa bola de fogo se desintegrou completamente na atmosfera da Terra e não atingiu o solo.

Não há razão para se preocupar. Apesar de parecerem assustadores em algumas ocasiões, os meteoroides que resultam em meteoros como esse não passam de alguns poucos centímetros e por isso não resistem a queda.

Mesmo tendo um brilho intenso, a duração do meteoro que riscou os céus do sudeste do Brasil nessa quinta-feira (24) foi curta. Isso nos mostra que o fragmento era pequeno e não resistiu a queima durante a entrada na atmosfera.




Se você viu esse meteoro, não deixe de relatar seu avistamento no site do Exoss (rede colaborativa de observação e estudo de meteoros do Brasil). Além de deixar seu avistamento registrado, você estará ajudando no estudo de meteoros em território nacional.


Imagens: (capa-ilustração) / YouTube / divulgação
25/05/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Eu Catalunha moro em Santa Luzia região metropolitana de Belo Horizonte MG, eu avistei esse meteorito que caiu e na hora que vi comentei com meus pais e minha esposa .

    ResponderExcluir
  2. Redação, as cidades foram: Porto Ferreira, Pirassununga, Descalvado, Leme e Santa Rita do Passa Quatro. O tremor também foi sentido nas cidades de São Carlos, Araraquara e Ribeirão Preto.

    ResponderExcluir