Bola de Fogo durante show do Foo Fighters é registrada em vídeo impressionante

meteoro tipo bola de fogo no show do Foo Fighters
Milhares de pessoas se emocionavam com as estrelas do rock, quando um meteoro super brilhante risca os céus e é visto por todos!


Uma bola de fogo brilhante riscou os céus durante um show da banda de rock Foo Fighters, na Holanda. O fenômeno que chamou a atenção dos fãs do rock e dos amantes do céu noturno ocorreu no dia 16 de junho.



Enquanto as estrelas do rock se apresentavam no Pinkpop Festival, na cidade de Landgraaf, uma "estrela cadente" cruzou a atmosfera às 23h11 no horário local. O meteoro brilhou nos momentos finais de um solo de bateria de Taylor Hawkins, membro da banda.

Um dos espectadores que estava filmando a apresentação conseguiu registrar a bola de fogo. No vídeo, podemos ver um flash de luz verde que se apaga atrás do palco:


E não foram apenas os entusiastas do rock que tiveram essa visão celestial: mais de 170 avistamentos em toda a região foram reportados à Organização Internacional de Meteoros (IMO). A bola de fogo foi tão brilhante e queimou a uma altitude tão elevada que foi amplamente observada na Bélgica, Holanda, Alemanha, Luxembrugo, Espanha, Suíça, Reino Unido e França.




"Uma bola de fogo brilhante iluminou o céu noturno sobre a Bélgica no sábado, 16 de junho de 2018, às 21:11 UTC", twitou o astrofotógrafo Uwe Reichert ao postar uma foto impressionante do meteoro junto com o planeta Vênus a Lua crescente. "Eu registrei com a minha câmera ao fotografar a conjunção entre Lua e Vênus". Em uma visão ampliada da foto de Uwe Reichert, é possível observar a rocha espacial se fragmentar à medida que ela queima na atmosfera.

meteoro bola de fogo registrado durante show do Foo Fighters, na Bélgica, em 16 de junho de 2018 - Uwe Reichert
Meteoro do tipo bola de fogo registrado durante show do Foo Fighters, na Bélgica, em 16 de junho de 2018.
Créditos: Uwe Reichert

Câmeras All-Sky de ângulo aberto da Rede de Recuperação de Bolas de Fogo e Observação Interplanetária (FRIPON), uma rede de observação de meteoros fundada pela Agência Nacional de Pesquisa da França, também avistaram a bola de fogo. Quatro câmeras da rede conseguiram registrar o meteoro.

Bola de fogo registrada pela câmera em Charleville-Mézières, no norte da França.
Créditos: FRIPON / IMO

Não se sabe se a rocha espacial se desintegrou completamente na atmosfera ou se algum fragmento chegou a atingir o solo.

Bolas de fogo, ou bólidos, são meteoros com brilho maior do que o comum, que acontecem quando um fragmento de objeto espacial (geralmente do tamanho de uma bola de pingue-pongue) entra na atmosfera da Terra. Essa bola de fogo não estava associada a nenhuma chuva de meteoros, portanto, foi considerada como um "bólido esporádico" - meteoros de brilho muito intenso que acontecem de forma aleatória.




E vale enfatizar: você não precisa estar em um show de rock para avistar uma bola de fogo como essa. Seja no Brasil, na Índia, ou em qualquer outro canto do mundo, esses meteoros riscam o céu a todo instante.




Querem saber mais? Fiquem ligados nos próximos picos de chuvas de meteoros. Como sempre teremos transmissões ao vivo e coberturas especiais.


Imagens: (capa-divulgação) / Uwe Reichert / FRIPON / IMO / YouTube / divulgação
20/06/18



Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário