Outro cometa verde está nos céus - chegou a hora de observar 21P/Giacobini-Zinner

outro cometa verde - 21P Giacobini-Zinner
Um cometa periódico e bem conhecido deverá chamar a atenção nos céus de todo o globo!


O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos, brilhando na magnitude 8 conforme ele cruza os céus do hemisfério norte. Mas calma! Ele também poderá ser visto daqui do Brasil, assim como de todo o hemisfério sul a partir de setembro, quando seu brilho irá aumentar ainda mais!



Diferente da maioria dos cometas, que durante o periélio (máxima aproximação com o Sol) não pode ser observado por conta da proximidade visual com a nossa estrela, o cometa Giacobini-Zinner poderá ser facilmente visto durante seu periélio, que acontece em 10 de setembro de 2018.

Há alguns dias, um outro cometa chamado C/2017 S3 PanSTARRS ganhou destaque em todo o mundo, porém, sua observação era difícil e muito perigosa, já que ele estava muito próximo do Sol. Com esse cometa Giacobini-Zinner não teremos esse problema.

Isso ocorre porque esse cometa é de curto período. Ele leva pouco menos de 7 anos para completar uma volta ao redor do Sol. Durante seu afélio (ponto mais distante do Sol), ele chega a 6 Unidades Astronômicas (UA) da nossa estrela - isso é mais longe do que a órbita de Júpiter. No periélio, ele chega a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol, ou basicamente a mesma distância da órbita da Terra.




No dia 11 de setembro de 2018, um dia após sua máxima aproximação com o Sol, o cometa 21P/Giacobini Zinner, que tem cerca de 2 quilômetros de diâmetro, vai chegar em seu ponto de maior aproximação com a Terra, a apenas 58.3 milhões de quilômetros do nosso planeta. Essa será sua passagem mais próxima com o nosso planeta desde 14 de setembro de 1946, e não teremos outra aproximação como essa até 18 de setembro de 2058.

Para observar o cometa 21P/ Giacobini-Zinner do quintal da sua casa, basta utilizar o programa STELLARIUM, ou um aplicativo astronômico similar para smartphone, que irá fornecer a localização precisa do objeto, pois ele muda de posição a cada dia.

Posição do cometa 21P Giacobini Zinner em 20 de setembro de 2018 - no Brasil
Para observadores do hemisfério sul, o cometa 21P/Giacobini-Zinner poderá ser visto a nordeste/norte em setembro.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Este cometa poderá ser visto de todo o globo. No mês de agosto o hemisfério norte será privilegiado, e no mês de setembro é a vez do hemisfério sul observá-lo, justamente em seu momento de maior brilho, por volta do dia 11 de setembro de 2018 (máxima aproximação com a Terra).




O cometa 21P/Giacobini-Zinner foi descoberto pelo astrônomo Michel Giacobini no ano de 1900, no Observatório de Côte d"Azur, na França. Após duas órbitas ao redor do Sol, o mesmo cometa foi redescoberto por Ernest Zinner, em 1913. Graças a Giacobini e Zinner, a sociedade tomou conhecimento desse cometa além de percebermos se tratar de um objeto periódico (que sempre retorna para sua máxima aproximação com o Sol). Daí surgiu seu nome Giacobini-Zinner.


Esse cometa também é o responsável pela chuva de meteoros Draconidas, que acontece todos os anos com pico na madrugada de 8 de outubro. Essa chuva de meteoros sempre nos surpreende, pois não há uma taxa de meteoros esperada pra cada ano. Ela pode gerar poucos meteoros ou até mesmo produzir outbursts como aqueles vistos em 1958, 2005 e 2011, quando centenas de meteoros cruzavam os céus a cada hora.




Apesar de não ser esperado um outburst para a chuva de meteoros Draconidas desse ano de 2018, nunca se sabe. Vale a pena ficar ligado nos céus. Note ainda que a Lua entrará na fase NOVA no dia 9 de outubro de 2018 - apenas 2 dias após o pico da chuva Draconidas - outro ótimo motivo pra ficarmos bem atentos!



Imagens: (capa-Gregg Ruppel/divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
18/08/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Normalmente essa cor esverdeada, advém do facto da existência de gelo: em sua composição.

    ResponderExcluir
  2. Acho legal os cometas verdes. Eles me deixam doidão.

    ResponderExcluir
  3. Espero que dê para ver uma cauda nesse cometa.

    ResponderExcluir
  4. A orbita da terra não está a cerca de 150 milhões de km do sol? Então se no periélio o cometa chega a 5.2 milhões de quilômetros do Sol, como pode ser basicamente a mesma distância da órbita da Terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um equivoco no texto, realmente. O periélio do cometa é de 1 unidade astronômica, ou seja, chegará a 150 milhões de km do Sol, na máxima aproximação com o Sol.

      Excluir
    2. Obrigado pelo alerta! Já corrigimos ;)

      Excluir
  5. Ainda bem que o nome do livro anunciado é "PROFECIAS DO FUTURO" ja que "Profecias do PASSADO" nao tem srntido. Que ignorancia Duh

    ResponderExcluir
  6. Eu vi essa de 2005, e sempre falo dela. Não foi uma chuva de meteoros, foi um temporal mesmo. Vi de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. Eles rasgavam o céu, eram 5 , 3, 10 ao meamo tempo e foi a experiência mais incrível da minha vida!

    ResponderExcluir
  7. a maior chuba q eu observei foi em 1999 meu pai acordou ajnt as 3 da manha eu tinha 9 anos ... aquela noite foi o despertar da minha paixao por astronomia ... foi tambem uma chuva assim 2 3 6 10 ao mesmo tempo. infelizmente nao consegui observar oitra chuva tao bela "ainda"

    ResponderExcluir