Última imagem da sonda Cassini em Saturno - verdade ou mentira?

ultima imagem da sonda cassini em saturno
A 'foto' viral de Saturno e seus anéis, feita pela sonda Cassini em seu momento final, é verdadeira ou falsa?


Provavelmente você já viu essa imagem circulando nas redes sociais, ou até mesmo a recebeu numa mensagem privada em seu smartphone - a última imagem da sonda Cassini e os anéis de Saturno. De fato, a imagem é estonteante, mas será mesmo que é verdade?



Essa imagem magnífica, que foi compartilhada milhares de vezes, é simplesmente uma ilustração artística do mergulho final da sonda Cassini, e foi encomendada pela NASA para destacar o 'Grand Finale' da Sonda Cassini.

Como já foi dito, a imagem é linda, e mostra a grandeza de Saturno e os detalhes de seus anéis através de um ponto de vista único. Mas ainda assim, não é uma foto real.

ilustração artistica da sonda Cassini mergulhando em Saturno
Ilustração artística mostra a visão da sonda Cassini durante seu mergulho fatal em Saturno.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

“Eu aprecio enormemente a arte astronômica e como ela pode ajudar as pessoas a se conectarem com a ciência e o Universo. Mas eu acho que a causa é prejudicada quando os créditos não são citados", disse o astrofísico Dr. Katie Mack em alguns tweets.




As imagens finais da Cassini podem não ser visualmente dramáticas, ou pelo menos, não tanto quanto essas ilustrações, mas são extremamente importantes. A sonda Cassini fez um mergulho mortal em Saturno em setembro de 2017, após treze anos de observações e estudos. A última imagem REAL foi feita no mesmo dia em que o mergulho foi realizado, quando a sonda estava a 634.000 quilômetros de Saturno, o que é um pouco menos que o dobro da distância entre a Terra e a Lua.

A última foto da sonda Cassini
A última foto de Saturno feita pela sonda Cassini.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute

Saturno é extremamente nebuloso, por isso, mesmo se olharmos para o planeta através da luz visível (a que enxergamos) não conseguiríamos ver tempestades, redemoinhos, listras, etc. Mas ainda assim, podemos estudar essas imagens da forma como elas são.

Usando seu Espectrômetro de Mapeamento Infravermelho, Cassini tirou uma foto que mostra o que está abaixo das nuvens espessas de Saturno, que por sua vez, bloqueiam o calor vindo do interior do planeta.

as nuvens de Saturno em infravermelho
As nuvens de Saturno vistas através do infravermelho.
A região circulada é onde a sonda Cassini entrou na atmosfera.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / University of Arizona

Aquela imagem magnífica de Saturno é, portanto, apenas uma ilustração artística, o que não tira seu mérito. Mas é bom sabermos a verdade...




A última fotografia tirada pela sonda Cassini que mostra Saturno inteiro, com seus anéis, foi feita dois dias antes do fim da missão. Trata-se de uma composição de 11 imagens reais, que juntas formaram uma das mais belas fotografias reais do planeta até agora.

Saturno dois dias antes do fim da missão Cassini
Saturno dois dias antes do fim da missão Cassini. Imagem composta.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute / Jason Major

E se você é apaixonado(a) por Saturno, bem como pela missão Cassini, existem milhares de fotos a serem exploradas. É só você clicar aqui para ir à galeria do site oficial da missão Cassini. Lá você vai encontrar muita coisa interessante.

Os controladores da missão decidiram "suicidar" a sonda Cassini a fim de evitar uma possível contaminação. Isso porque as luas de Saturno podem abrigar alguma forma de vida, portanto, se a sonda ficasse ali, orbitando o Gigante de Anéis, ela poderia eventualmente se chocar com um de seus satélites naturais que podem hospedar formas de vida (como Titã e Encélado) e acabar contaminando-os.




Num futuro não tão distante, os cientistas pretendem enviar sondas que irão explorar os satélites naturais de Saturno na busca por indícios de vida, o que tem se mostrado bastante promissor.


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / University of Arizona / Space Science Institute / NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute / Jason Major
05/09/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. A imagem real é muito mais linda e faz a pessoa viajar na mente. Eu particularmente não aprecio ilustrações. Mesmo que mostre apenas um ponto como as imagens dos visitantes interestelares, ainda é mais atraente.

    Ótima matéria!

    ResponderExcluir