Tudo sobre a chuva de meteoros Orionidas 2018

tudo sobre a chuva de meteoros Orionidas 2018
Está chegando o pico da chuva de meteoros Orionidas 2018 - veja como observá-la do quintal da sua casa e assista a transmissão ao vivo!


A chuva de meteoros Orionidas (também conhecida como Orionídeas) acontece todos os anos entre os dias 15 e 29 de outubro, mas é entre os dias 20 e 21 que ocorre seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.



As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra passa por esteiras de detritos deixadas por cometas ou até mesmo asteroides. Os meteoros que riscam o céu na chuva Orionidas são originários do famoso cometa Halley. Esse cometa deixou uma esteira de detritos que ao se chocar com a Terra, faz com que a poeira queime e produza o brilho que chamamos de meteoro - popularmente conhecido como "estrela cadente". Geralmente os fragmentos que produzem esses meteoros têm o tamanho de uma semente de maçã.

Quando os detritos espaciais são um pouco maiores, do tamanho de uma bola de tênis por exemplo, vemos grandes bolas de fogo (bólidos) que são os meteoros mais brilhantes.




O nome dessa chuva de meteoros (Orionidas) se deve ao fato dos meteoros surgirem sempre na direção da constelação de Orion, que é o radiante da chuva.

Durante o pico da chuva de meteoros Orionidas 2018, a Lua estará na fase crescente, já chegando na fase Cheia. O brilho da Lua deverá ofuscar parte dos meteoros, mas ainda assim vale a pena acompanhar esse belíssimo espetáculo cósmico, que costuma produzir pelo menos cerca de 20 meteoros a cada hora durante o pico. A taxa de meteoros da chuva Orionidas pode variar a cada ano. Seus meteoros são bem marcados e fáceis de serem observados. O melhor horário para observar essa chuva de meteoros é após a meia-noite, quando a constelação de Orion estará a uma boa altura no céu.


Como observar a Chuva de Meteoros Orionidas 2018?

Não é preciso nenhum equipamento astronômico, como binóculos ou telescópios. O melhor é sempre visto a olho nu, já que as "estrelas cadentes" riscam o céu a velocidades altíssimas. Limitar seu ângulo de visão iria apenas atrapalhar ou até impossibilitar a observação.




Dê preferência para locais com céu limpo, sem nuvens, longe da poluição luminosa. Olhe na direção leste por volta das 23h00 no seu horário local e encontre a constelação de Orion. Essa constelação é conhecida popularmente como "As Três Marias". Esta região do céu é o radiante dessa chuva de meteoros. Isso não significa que todos os meteoros surgirão de lá. Muitos meteoros também irão surgir em outras partes do céu, mas se traçarmos sua origem, ela sempre se dará na constelação de Orion.

radiante da chuva de meteoros Orionidas 2018
Ilustração mostra o radiante (local onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Orionidas.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Aproximadamente 20 meteoros poderão ser vistos a cada hora durante o pico da chuva Orionidas, ou seja, na madrugada (primeiras horas) de 21 de outubro.


E como de costume, teremos aqui em nosso site a transmissão ao vivo da chuva de meteoros Orionidas 2018, com imagens transmitidas em tempo real feitas a partir de câmeras de monitoramento de meteoros.




Curiosidade: os meteoros do cometa Halley são conhecidos por serem muito rápidos, riscando o céu com velocidade superior a de outros meteoros. Eles chegam a atingir cerca de 66 km por segundo! A Chuva de Meteoros Orionidas tem seu pico entre 20 e 21 de outubro, mas ela continua até o dia 29 de outubro. Mas não perca os dias de pico! Conforme os dias passam, uma menor quantidade de meteoros poderá ser observada.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
15/10/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Na verdade será na madrugada do dia 21 o pico (entre sábado e domingo, 20 pra 21). Bons céus!

      Excluir
  2. Perai q to bugado, e da madrugada do dia 20 pro dia 21 ou a madrugada do dia 21 pro dia 22??

    ResponderExcluir