AO VIVO: Chuva de meteoros Leonidas 2018 (finalizado)

Leonidas 2018
Chegou o pico da penúltima grande chuva de meteoros do ano - veja como e quando observar!


Sim, já estamos no pico da chuva de meteoros Leonidas 2018. Essa chuva acontece todos os anos, entre os dias 14 e 20 de novembro - momento em que a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo cometa 55P/Temple Tuttle.



Por não ser distribuído uniformemente, esse rastro de poeira do cometa possui regiões mais densas com quantidades maiores de detritos. Em algumas outras regiões, os detritos são mais dispersos. Entre os dias 17 e 18 de novembro, o nosso planeta Terra passa por essa região mais densa, fazendo com que a quantidade de meteoros que vemos no céu seja maior.


Como sempre, teremos ainda a transmissão ao vivo da chuva Leonidas 2018, com imagens em tempo real exibidas diretamente da nossa câmera de monitoramento de meteoros (ligada ao projeto Exoss - rede colaborativa de observação e estudo de meteoros no Brasil).


Transmissão ao vivo - Chuva de Meteoros Leonidas 2018 (finalizado)

A live foi feita lá no nosso canal do YouTube, nesse sábado, 17 de novembro, e disponibilizada também aqui no site. O evento está finalizado.

Você perdeu?
e ative o sininho
para não perder as próximas!





Como observar a chuva de meteoros Leonidas 2018?

Procure por regiões longe da poluição luminosa. Grandes cidades têm a característica de exibirem céus alaranjados devido à luz artificial, como de postes de iluminação pública, por exemplo. Esse excesso de iluminação faz com que os céus ganhem cor, o que acaba ofuscando a nossa visão.




O radiante da chuva Leônidas fica na constelação de Leão, mas seus meteoros vão riscar outras direções do céu. No início da noite, a Lua estará presente, mas assim que a constelação de Leão surgir nos céus à leste, a Lua irá se pôr à oeste, deixando os céus escuros para nos ajudar na observação.


Faça uma pergunta a si mesmo: "Eu estou conseguindo ver as estrelas?" - Se a resposta for sim, então você também deverá enxergar os meteoros. Por outro lado, céus nublados, onde não podemos ver as estrelas, impossibilitam a observação dos meteoros. [as principais dicas pra você observar uma chuva de meteoros]

meteoritos

Para saber mais informações específicas sobre a chuva de meteoros Leônidas 2018 e como observá-la, clique aqui.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / MeteorShowers / YouTube
16/11/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários: